ligar bomba de 7.4 kw em estrela?

Responder
papi53
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 abr 2007, 22:51
Been thanked: 3 times

ligar bomba de 7.4 kw em estrela?

Mensagem por papi53 »

boas pessoal estou com uma duvida posso ligar uma bomba subrsivel de 7.4 kw em triangulo ou tem que ser feito o estrela triangulo
papi53
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Re: ligar bomba de 7.4 kw em estrela?

Mensagem por Josecalado »

Normalmente estas bombas vêm de fábrica com a ligação em triângulo, e é aconselhável a utilização de arrancador progressivo; mas se for algum motor que venha com a possibilidade de fazer a ligação exterior em estrela/triângulo, e se não quiser utilizar este sistema, pode ligar em triângulo, no entanto terá de ter em atenção as condições de alimentação da rede onde a bomba vai ser ligada.

Cumps.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
papi53 Escreveu:boas pessoal estou com uma duvida posso ligar uma bomba subrsivel de 7.4 kw em triangulo ou tem que ser feito o estrela triangulo
Tem que ligar como manda a placa de características da bomba. Só aí é que diz, se é ligado em triângulo ou em estrela.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
papi53
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 abr 2007, 22:51
Been thanked: 3 times

Mensagem por papi53 »

pois na placa diz 380 triangulo / 690 estrela ?
papi53
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
papi53 Escreveu:pois na placa diz 380 triangulo / 690 estrela ?
Ou instalas um arrancador estrela-triangulo, ou um arrancador progressivo (é o melhor).

Com o arracador progressivo, podes tambem programar a paragem suave.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

atenção, porque se for uma bomba trituradora não se deve usar arranques electronicos, neste tipo de bombas devemos ter o binario maximo o mais rapido possivel, pelo que aconselho o arranque estrela-triangulo

pela experiencia que tenho tambem não é muito normal observar-se arranques electronicos em bombas submersiveis

....penso que se trata de fossas...
Jaime Reis
olavo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 out 2009, 09:03

Mensagem por olavo »

Boa tarde,

Caro colega a ligação deve ser feita em função do que diz na placa de carateristicas, ou seja o tipo de ligação para a tensão aplicada.
Assim, visto que para 380 é em triângulo, deves ligar em triângulo.

Recordo que segundo os regulamentos, acima de 5CV (3,7kW) deves usar elementos limatadores de corrente de arranque. O antigo estrela-triângulo já não se usa, pelo que conforme o coelga disse, deve usar um arrancador suave/progressivo, pois é mais estavél e muito mais simples.

Normalmente uso os ATS01 da Schneider, pode configurar o tempo de arranque, paragem e ainda a tensão inicial aplicada sem grande eletrificação, pois só leva alimentação aquando do arranque e uma linha de comando (nos de maior potência). Assim é bem mais simples e barato que o Y-D.

Cumpts, Olavo Barros.
olavo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 out 2009, 09:03

Mensagem por olavo »

jaimereis Escreveu:atenção, porque se for uma bomba trituradora não se deve usar arranques electronicos, neste tipo de bombas devemos ter o binario maximo o mais rapido possivel, pelo que aconselho o arranque estrela-triangulo

pela experiencia que tenho tambem não é muito normal observar-se arranques electronicos em bombas submersiveis

....penso que se trata de fossas...

Caro colega pode usar A.S (arrancadores suaves eletrónicos) para bombas porque pode configurar a tensão inicial de arranque e consequentemente a potência máxima disponivel mais rapidamente.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

olavo Escreveu:Boa tarde,

Caro colega a ligação deve ser feita em função do que diz na placa de carateristicas, ou seja o tipo de ligação para a tensão aplicada.
Assim, visto que para 380 é em triângulo, deves ligar em triângulo.

Recordo que segundo os regulamentos, acima de 5CV (3,7kW) deves usar elementos limatadores de corrente de arranque. O antigo estrela-triângulo já não se usa, pelo que conforme o coelga disse, deve usar um arrancador suave/progressivo, pois é mais estavél e muito mais simples.

Normalmente uso os ATS01 da Schneider, pode configurar o tempo de arranque, paragem e ainda a tensão inicial aplicada sem grande eletrificação, pois só leva alimentação aquando do arranque e uma linha de comando (nos de maior potência). Assim é bem mais simples e barato que o Y-D.

Cumpts, Olavo Barros.
O R.S.I.U.E.E. (740/74) no Art. 431.º limita a potência de arranque dos motores, que no caso dos motores de indução trifásicos de rotor em curto-circuito, ela não será excedida com os seguintes tipos de arranque e potências nominais:

a) arranque directo até 4kW (5,5Cv);
b) arranque estrela-triângulo até 11kW (15kVA).

Arranque directo para potências inferiores ou iguais a 4kW e até 11kW arranque estrela-triângulo.

O referido atrás não implica que não se possa utilizar um arrancador suave para qualquer potência.

Nas R.T.I.E.B.T. diz o seguinte:

De acordo com as R.T.I.E.B.T., Secção 553.2, Quadro 55A, os motores trifásicos ligados à rede de distribuição, não devem arrancar directamente se as correntes de arranque ultrapassarem 125A quando ligados a redes aéreas e 250A se ligados a redes subterrâneas.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”