Níveis de tensão que a EDP é obrigada a fornecer

rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Níveis de tensão que a EDP é obrigada a fornecer

Mensagem por rebelocruz »

Boas

Por acaso podes divulagar a area em que está instalado o PT.
ohmico Escreveu:
pedmpl Escreveu:A tomada do transformador está regulada para os 15kV + 5%, mas mesmo com essa regulação eu chego a ter 250 V no secudário. Isto acontece por dois motivos:
Ou a tensão da rede é superior a 15kV + 5% ou o transformador está avariado!
Mas se a tensão da rede, de acordo com as normas da EDP pode exceder os 15kV + 10% não seria lógico que eu tivesse tomadas no transformador para tensões de rede de + 10%? E no entanto os transformadores só têm tomadas para +5% !
Mudar o transformador? Era uma carga de trabalhos e despesa, além de exigir novo processo de licenciamento na DGEG !
Bobina entre o secundário e o QGBT?! Não conheço essa solução, como funciona?
Boas,

está visto que pelo transformador não vai lá, portanto não seria de partir para por o problema à EDP?

Já agora..., já tentou saber o que se passa com outros consumidores do mesmo ramal?

ohmico
Cpt

Rebelo Cruz
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por parreirajoao »

Veja no site da NOKIAN.

Existem umas para limitar a Icc e é bem possivel que existam outro tipo para criar uma q.d.t.

os +-10% é o valor regulamentar, mas em principio esses valores nunca deveriam de ser atingidos.

Estou completamente de acordo que quando compramos os transformadores, estamos a prever que esses valores nunca são atingidos.

Sendo assim tinhamos que comprar transformadores com 21 tomadas (10 para cima e 10 para baixo).
pedmpl Escreveu:A tomada do transformador está regulada para os 15kV + 5%, mas mesmo com essa regulação eu chego a ter 250 V no secudário. Isto acontece por dois motivos:
Ou a tensão da rede é superior a 15kV + 5% ou o transformador está avariado!
Mas se a tensão da rede, de acordo com as normas da EDP pode exceder os 15kV + 10% não seria lógico que eu tivesse tomadas no transformador para tensões de rede de + 10%? E no entanto os transformadores só têm tomadas para +5% !
Mudar o transformador? Era uma carga de trabalhos e despesa, além de exigir novo processo de licenciamento na DGEG !
Bobina entre o secundário e o QGBT?! Não conheço essa solução, como funciona?
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Só tenho o RQS de 2008 da EDP.

Mas se verificarem nas páginas 54 e 55, verifica-se que os valores de um modo geral estão dentro dos limites e a grande preocupação da EDP são as cavas e a THD e nunca as sobretensões, pois são raras.

Por acaso não tem instalado nenhum equipamento de compensão de energia reactiva? ou seja que absorve energia reactiva capacitiva, que é o mesmo que dizer que injecte energia reactiva indutiva na rede?

Está bem regulado? Não estará a injectar energia reactiva indutiva em excesso, fazendo disparar o nivel de tensão no QGBT????????
Anexos
RQS2008_EDP.pdf
(1.38 MiB) Transferido 124 vezes
pedmpl
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 dez 2011, 09:39
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por pedmpl »

Caro ohmico
Já coloquei a questão a gestor de cliente da EDP Distribuição.
O tipo mostrou muito boa vontade em resolver o problema mas até agora não deu resposta e continua tudo na mesma!
Gostava que me viessem cá medir a média tensão. Desse modo matava dois coelhos pois ficava esclarecido sobre o correcto funcionamento do transformador e ficava a saber o valor exacto de tensão que a EDP nos está a entregar em média tensão.
As empresas da zona que já visitei com um multímetro, apresentam tensões nas tomadas, surpresa a minha, da ordem dos 232/234V
A urgência do problema está em que os problemas que temos na domótica deixam-nos frequentemente às escuras nos gabinetes!!!
Como poderei atacar este problema?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

pedmpl Escreveu:Caro ohmico
Já coloquei a questão a gestor de cliente da EDP Distribuição.
O tipo mostrou muito boa vontade em resolver o problema mas até agora não deu resposta e continua tudo na mesma!
Gostava que me viessem cá medir a média tensão. Desse modo matava dois coelhos pois ficava esclarecido sobre o correcto funcionamento do transformador e ficava a saber o valor exacto de tensão que a EDP nos está a entregar em média tensão.
As empresas da zona que já visitei com um multímetro, apresentam tensões nas tomadas, surpresa a minha, da ordem dos 232/234V
A urgência do problema está em que os problemas que temos na domótica deixam-nos frequentemente às escuras nos gabinetes!!!
Como poderei atacar este problema?

Boas,

é o costume... estes assuntos não podem ser tratados deste modo.

Nesta avaliação entrou en linha de conta com a posição relativa que têm no ramal em relação à sua?

Não há dúvida que se o seu transformador está a debitar uma tensão elevada é porque está a ser alimentado também com uma MT elevada.

Se quer tirar dúvidas sobre o transformador é contactar a EFACEC para lhe facilitarem o boletim de ensaios do mesmo, aliás o proprietário deve tê-lo.

Também reparo que já lhe sugeriram verificar eventuais correcções de factor de potência que possam estar instaladas e eventualmente mal dimensionadas/reguladas, sobre isto até agora não disse nada.

ohmico
pedmpl
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por pedmpl »

Rebelo Cruz:
Concelho de Trancoso, Distrito da Guarda. Porquê?

[quote="rebelocruz"]Boas

Por acaso podes divulagar a area em que está instalado o PT.
pedmpl
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por pedmpl »

Parreira:
Tem a certeza que é esse o nome?
Encontrei um site de pneus...

[quote="parreirajoao"]Veja no site da NOKIAN.
pedmpl
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por pedmpl »

parreirajoao Escreveu:Só tenho o RQS de 2008 da EDP.

Mas se verificarem nas páginas 54 e 55, verifica-se que os valores de um modo geral estão dentro dos limites e a grande preocupação da EDP são as cavas e a THD e nunca as sobretensões, pois são raras.

Por acaso não tem instalado nenhum equipamento de compensão de energia reactiva? ou seja que absorve energia reactiva capacitiva, que é o mesmo que dizer que injecte energia reactiva indutiva na rede?

Está bem regulado? Não estará a injectar energia reactiva indutiva em excesso, fazendo disparar o nivel de tensão no QGBT????????
Não temos nada a compensar a energia reactiva e o nosso factor de potência é superior a 0,9
pedmpl
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por pedmpl »

ohmico Escreveu:
Boas,

é o costume... estes assuntos não podem ser tratados deste modo.

Nesta avaliação entrou en linha de conta com a posição relativa que têm no ramal em relação à sua?

Não há dúvida que se o seu transformador está a debitar uma tensão elevada é porque está a ser alimentado também com uma MT elevada.

Se quer tirar dúvidas sobre o transformador é contactar a EFACEC para lhe facilitarem o boletim de ensaios do mesmo, aliás o proprietário deve tê-lo.

Também reparo que já lhe sugeriram verificar eventuais correcções de factor de potência que possam estar instaladas e eventualmente mal dimensionadas/reguladas, sobre isto até agora não disse nada.

ohmico

Viva
Não sei de onde vem o nosso ramal, mas quando disse que vizinhos tinham 232/234 estou a falar em instalações pegadas à nossa.
Não temos problemas de energia reactiva. O FP é quase 1.
pedmpl
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por pedmpl »

ohmico Escreveu: Se quer tirar dúvidas sobre o transformador é contactar a EFACEC para lhe facilitarem o boletim de ensaios do mesmo, aliás o proprietário deve tê-lo.
ohmico
Boletim de ensaios?
Isso era porreiro...
Não sabia disso!
Estará afixado no PT?
Ou é documentação que terá sido arquivada?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas

Deve de estar perto de algum grupo de Eolicas.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

F P quase 1?

Não quer prencher o perfil?

Esse PT alimenta que tipo de instalação/consumo?

Duvido que o B Ensaios deva estar arquivado, porque agora costuma ser "tudo a andar", mas a Efacec tem de certeza, pode é levar dinheiro por ele.

De qualquer modo, acho que não vale a pena ir por aí.

ohmico
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Nokiancapacitors

Grupo alstom

pedmpl Escreveu:Parreira:
Tem a certeza que é esse o nome?
Encontrei um site de pneus...
parreirajoao Escreveu:Veja no site da NOKIAN.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Normalmente existe um pie (plano de inspeccao e ensaios), onde estao indicados os ensaios a efectuar e respectivas normas.

Depois aquando dos ensaios, e elaborado um certificados de testes e ensaios, onde estao indicados entre outros valores de ucc, impedancia de cada enrolamento, dimensoes, pesos, tensoes, intensidades para cada tap, etc.

Qq equipamento, deve contemplar estes documentos.

Nota:-) alem dos ensaios serie, podem ser solicitados ensaios tipo

pedmpl Escreveu:
ohmico Escreveu: Se quer tirar dúvidas sobre o transformador é contactar a EFACEC para lhe facilitarem o boletim de ensaios do mesmo, aliás o proprietário deve tê-lo.
ohmico
Boletim de ensaios?
Isso era porreiro...
Não sabia disso!
Estará afixado no PT?
Ou é documentação que terá sido arquivada?
pedmpl
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por pedmpl »

Sim há uma central de Eólicas não longe daqui, porque diz isso?
Mário Escreveu:Boas

Deve de estar perto de algum grupo de Eolicas.

Cump.
Mário
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”