Na manutenção os reapertos são fundamentais, principalmente em empresas que tem centenas de quadros.
A limpeza interna tambem ajuda um pouco.
Quando existe muitas alterações nos quadros tambem se devem esquematizar.
A termografia pode ajudar em certos casos.
manutenção quadro electrico
-
- Curioso
- Registado: 23 jan 2012, 11:51
- Has thanked: 41 times
Re: manutenção quadro electrico
Concordo.
As principais operações são os reapertos, limpeza do quadro dependo do local onde se encontra. A termografia, ajuda a identificar maus contactos.
Na minha opinião sempre que haja uma alteração no quadro deve-se identificar a alteração e actualizar o esquema do quadro e assim ele estará sempre actualizado, até que muitas vezes quando não é feito logo esta operação acaba por ficar esquecida.
As principais operações são os reapertos, limpeza do quadro dependo do local onde se encontra. A termografia, ajuda a identificar maus contactos.
Na minha opinião sempre que haja uma alteração no quadro deve-se identificar a alteração e actualizar o esquema do quadro e assim ele estará sempre actualizado, até que muitas vezes quando não é feito logo esta operação acaba por ficar esquecida.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
será muita maçada, pedir que justifiquem o porquê dos reapertos infinitos?
Qual o motivo pelo qual acham que os bornes de ligação de condutores e disjuntores, se desapertam?
ohmico
Qual o motivo pelo qual acham que os bornes de ligação de condutores e disjuntores, se desapertam?
ohmico
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Sobre desapertarem, sim pode acontecer, mas não é normal. Isto se estivermos a falar de situações normais mas se for um vibrador, britador, maquinas com movimentos alternativos ou outros tipos que possam criar vibração aos locais, nestes casos só bloqueando.
Há quem ponha verniz de marcação (eu) para saber se foi mexido ou se desapertou.
Cump.
Mário
Os reapertos infinitos é só para quem vai fazer manutenção disser que reapertou. Só há necessidade de reaperto, quando há transporte do equipamento, e normalmente depois de instalado deve ser efectuada uma revisão ao quadro reapertos e verificação de possíveis pontos quentes.ohmico Escreveu:Boas,
ohmico
Sobre desapertarem, sim pode acontecer, mas não é normal. Isto se estivermos a falar de situações normais mas se for um vibrador, britador, maquinas com movimentos alternativos ou outros tipos que possam criar vibração aos locais, nestes casos só bloqueando.
Há quem ponha verniz de marcação (eu) para saber se foi mexido ou se desapertou.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Onde trabalho a manutenção dos quadros resume-se a limpá-los por fora, aspirar o interior, realizar uma inspeção visual, substituir filtros e verificar as ventoínhas.
Também é habitual aplicar um disolvente dieléctrico chamado SIQ MIL
Também é habitual aplicar um disolvente dieléctrico chamado SIQ MIL