manutenção quadro electrico

bejecas
Curioso
Curioso
Registado: 11 nov 2011, 20:27
Been thanked: 1 time

Re: manutenção quadro electrico

Mensagem por bejecas »

Na manutenção os reapertos são fundamentais, principalmente em empresas que tem centenas de quadros.
A limpeza interna tambem ajuda um pouco.
Quando existe muitas alterações nos quadros tambem se devem esquematizar.
A termografia pode ajudar em certos casos.
jdpcsm
Curioso
Curioso
Registado: 23 jan 2012, 11:51
Has thanked: 41 times

Mensagem por jdpcsm »

Concordo.
As principais operações são os reapertos, limpeza do quadro dependo do local onde se encontra. A termografia, ajuda a identificar maus contactos.
Na minha opinião sempre que haja uma alteração no quadro deve-se identificar a alteração e actualizar o esquema do quadro e assim ele estará sempre actualizado, até que muitas vezes quando não é feito logo esta operação acaba por ficar esquecida.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

será muita maçada, pedir que justifiquem o porquê dos reapertos infinitos?

Qual o motivo pelo qual acham que os bornes de ligação de condutores e disjuntores, se desapertam?

ohmico
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
ohmico Escreveu:Boas,
será muita maçada, pedir que justifiquem o porquê dos reapertos infinitos?
Qual o motivo pelo qual acham que os bornes de ligação de condutores e disjuntores, se desapertam?
ohmico
Os reapertos infinitos é só para quem vai fazer manutenção disser que reapertou. Só há necessidade de reaperto, quando há transporte do equipamento, e normalmente depois de instalado deve ser efectuada uma revisão ao quadro reapertos e verificação de possíveis pontos quentes.

Sobre desapertarem, sim pode acontecer, mas não é normal. Isto se estivermos a falar de situações normais mas se for um vibrador, britador, maquinas com movimentos alternativos ou outros tipos que possam criar vibração aos locais, nestes casos só bloqueando.

Há quem ponha verniz de marcação (eu) para saber se foi mexido ou se desapertou.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
PJGS
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 jun 2011, 15:51

Mensagem por PJGS »

Onde trabalho a manutenção dos quadros resume-se a limpá-los por fora, aspirar o interior, realizar uma inspeção visual, substituir filtros e verificar as ventoínhas.
Também é habitual aplicar um disolvente dieléctrico chamado SIQ MIL
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”