Piquets de terra em estaleiros de obras

Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Piquets de terra em estaleiros de obras

Mensagem por Mário »

Boas
ENERGY Escreveu:
ohmico Escreveu:ENERGI:
Em muita coisa concordo com o pessoal da Higiene e Segurança, noutras sou um pouco critico, concordo que eles vieram mudar muito a mentalidade de algum pessoal da construção civil, e evitar muitos acidentes, logo a presença deles é importante.
Sou ctitico por exemplo numa loja em fase de acabamento, pinturas e electricidade, em que o electricista está a colocar, aparelhagem, ligar quadros, e ainda tem de andar de capacete e botas de biqueira de aço, até parece que o tecto vai cair e existe ferros ou pregos no chão, etc.
Boas,
isto tem a haver com a interpretação cega da lei, mas não só, prende-se também com uma doença muito comum no nosso país, que é querer ter autoridade à força.
ohmico
Boas
Concordo que esse pessoal quer ter autoridade à força, por vezes parece que querem virar Certiel.
Quando estivermos todos juntos, eu conto algumas que se passaram comigo.

Ex. Tem que estar de capacete, mas eu estou sozinho neste local, tem que ter porque pode entrar mais alguem.
Fui ao carro buscar um rolo de fita de sinalização (branca e encarnada) e entrei no local e pus a fita na entrada com o meu distico.
" Só Serviços Técnicos Autorizados, e por baixo tem o nome da empresa e nº de télélé"

Nunca mais disse nada.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Eu já reparei que há aqui algumas pessoas com aversão a equipamentos e procedimentos de segurança.
Eu também considero que o capacete e as botas (entre outros) podem, por vezes, ser incómodos. Podem inclusivé a atrapalhar no trabalho, nalgumas situações. Recordo-me bem das botas (tipo sapato de palhaço) que tinha na última empresa onde trabalhei.
Mas nunca me recusei a utilizar esse equipamento.
Também é verdade que os Técnicos de segurança, por vezes, são uns verdadeiros "chatos". E também dá um bocado de trabalho colocar os ditos piquets.
Mas se analisarmos bem, acho que todos nós preferimos estar protegidos e precavidos contra uma possível situação menos agradável, do que nos lamentarmos por aquilo que podiamos ter feito depois de essa situação acontecer.
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Subscrevo as palavras do colega "rainbow", talvez porque o cemitério da minha terra tem a sua quota parte de ex-trabalhadores que não ligavam muito a procedimentos de segurança "chatos".
Sei bem que há excessos em tudo o que envolva pessoas com poder, mas prefiro excesso de zelo que a falta dele.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

rainbow Escreveu:Bom dia.

Eu já reparei que há aqui algumas pessoas com aversão a equipamentos e procedimentos de segurança.
Eu também considero que o capacete e as botas (entre outros) podem, por vezes, ser incómodos. Podem inclusivé a atrapalhar no trabalho, nalgumas situações. Recordo-me bem das botas (tipo sapato de palhaço) que tinha na última empresa onde trabalhei.
Mas nunca me recusei a utilizar esse equipamento.
Também é verdade que os Técnicos de segurança, por vezes, são uns verdadeiros "chatos". E também dá um bocado de trabalho colocar os ditos piquets.
Mas se analisarmos bem, acho que todos nós preferimos estar protegidos e precavidos contra uma possível situação menos agradável, do que nos lamentarmos por aquilo que podiamos ter feito depois de essa situação acontecer.

Boas,

é um defeito típico do pessoal, estava ser discutido um assunto específico "ligação à terra dos andaimes" e como já é habitual, não tarda estamos a

discutir a "evolução do capacete na cultura da banana".

ohmico
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Caro ohmico

Apenas dei a minha opinião que penso estar perfeitamente de acordo com o assunto debatido neste tópico.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Eu é que entrei em off-topic.

cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Luis_Said
Curioso
Curioso
Registado: 08 dez 2009, 21:01

Mensagem por Luis_Said »

Boas, na minha opinião andarem a ligar os andaimes a terra, eu acho que não é por ai que vamos ter uma maior segurança, para mim é preferivel haver uma mudança de mentalidade por parte das pessoas do que andarmos a ligar todo o tipo de estruturas metálicas a terra...

Por exemplo, tenho um bom exemplo para dar:

Tive a oportunidade de estar a olhar para 2 serventes que estavam a fazer massa na batoneira, tinha chovido nessa noite, então a obra estava cheia de poças de água.
Um dos rapazes quando acabou de fazer a massa, teve a infeliz ideia de ao desligar a batoneira, puxar a extensão em vez de ir la desliga-la com as duas mãos, só que nem pensou que estava com os 2 pés numa das poças...
Agora podem imaginar o sucedido, melhor ainda foi a ideia do amigo que estava ao lado que para o ajudar lhe manda uma pazada num dos braços para o soltar...
A sorte do amigo era que a pá tinha o cabo de madeira, senão ficavam la os 2 até o pimenteiro disparar....

Dá vontade de rir, mas com comportamentos destes não existe ligações a terra suficientes para ninguem apanhar choques.
toutakiapolos
Curioso
Curioso
Registado: 21 nov 2008, 14:38
Has thanked: 2 times

Mensagem por toutakiapolos »

Estive a falar com um técnico superior de segurança que ainda me deixou mais surpreendido!
Diz ele que o contentor tem de estar ligado a um piquet de terra mesmo que não tenha instalação eléctrica no seu interior!
Mais! Diz que até um simples andaime deve estar ligado a um piquet de terra com um condutor de 6mm2 mínimo !!!
Sinceramente parece-me excesso de zelo e nunca vi nenhum andaime ligado a um piquet de terra!
Alguém conhece legislação sobre isto?

Esse técnico superior de segurança, tem conhecimentos assim tão avançados a nível de electricidade?
Ou aprendeu isso num daqueles cursos de higiene e segurança no trabalho?
Angelo Vassalo
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

toutakiapolos Escreveu:Estive a falar com um técnico superior de segurança que ainda me deixou mais surpreendido!
Diz ele que o contentor tem de estar ligado a um piquet de terra mesmo que não tenha instalação eléctrica no seu interior!
Mais! Diz que até um simples andaime deve estar ligado a um piquet de terra com um condutor de 6mm2 mínimo !!!
Sinceramente parece-me excesso de zelo e nunca vi nenhum andaime ligado a um piquet de terra!
Alguém conhece legislação sobre isto?

Esse técnico superior de segurança, tem conhecimentos assim tão avançados a nível de electricidade?
Ou aprendeu isso num daqueles cursos de higiene e segurança no trabalho?
São consideradas massas metálicas significativas, logo razão para ligação equipotencial académica...
Na prática, o nível de risco é residual, comparativamente aos outros existentes, quando falamos de electricidade.
Estamos sempre a falar o nível de risco, mas não há maneira de o quantificamos, se mais estudos e duvido que as pessoas equacione custos inerentes à eliminação do risco.

Se for versado em astronomia, iria dizer que corremos o risco de levar com um meteorito (ou meteoro, nunca sei a diferença), logo os nossos telhados deviam ter espessuras de betão, para reduzir o risco de a minha casa ruir, quando eu estiver lá dentro.

Nem imagina os que as companhias aéreas fazem... Não estou a ver todas as vezes que o avião faz uma viagem, substituam o motor, por ele pode correr o risco de avariar na 2ª viagem.

Tem que haver sempre uma ponderação. Risco e seus custos.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

Facam uma analise de risco primeiro antes de decidirem seja o que for.

E como na proteccao contra descargas atmosfericas. Em quase todos os projectos vem uma pcda.

Muitas das normas e e o caso deste sistema, ja tem que se fazer uma analise de risco.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

é evidente que, quando se formam, a granel, técnicos de tudo e mais alguma coisa, depois torna-se necessário inventar que lhes dar que fazer.

De seguida caímos no ridículo de toda a gente meter o nariz em tudo, ao ponto de não se saber onde começa e termina a área de cada um.

Claro que, se quem tem a "haver" com a segurança, não tiver nada para por no relatório, está perdido, portanto acontece com frequência ter de ser mais papista do que o papa.

Mas não há que estranhar, pois está a acontecer em todas as áreas, vejam por exêmplo o que se passa com a "perigosíssima" vaga de frio, que não é nem de perto aquilo que sempre aconteceu todos os invernos desde que me conheço. Há que dar importância aos serviços para manter os lugares, e já agora se possível facturar mais umas HE.

ohmico
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mestreclima »

Boas
Já trabalhei em varias obras com estaleiro de apoio, e houve numa em que tinha um Engenheiro permanente ( eletrotecnico) em que pediu ligação de todos os imoveis metalicos e fixos á terra justificando que deveriam estar todos com a mesmo equipotencia a terra por segurança de uma descarga electrica.
Cump.

Rochinha
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

e fez bem
Responder