Opinião sobre alteração electrica!

Luis_Said
Curioso
Curioso
Registado: 08 dez 2009, 21:01

Opinião sobre alteração electrica!

Mensagem por Luis_Said »

Boa Noite.
Lembrei me de partilhar uma pequena alteração que fiz aqui na minha cozinha, e queria saber qual é a vossa opinião.
Na cozinha tenho 2 circuitos de tomadas, 1 para usos gerais e outro para as máquinas.
O de uso geral tem 5 tomadas, e o das máquinas ia a um comutador, que entretanto comutava entre uma máquina e outra para nunca deixar usar as 2 máquinas ao mesmo tempo.
Como tinha de ligar a máquina de lavar roupa, a máquina de lavar loiça, o Micro ondas e um forno electríco neste circuito, fiquei com receio e acabei por passar um cabo trifásico 5g 2,5 pelo tubo de Vd 16.
O Diferencial cá de casa está regulado para 30A Monofásicos, então coloquei Castanho e preto em 2 dijuntores monofásicos, usei o cizento e o azul para 2 neutros independentes e o terra.

Ps: Entretanto anulei o comutador e coloquei lá uma tomada dupla!

O que dizem?
Passei a ter disponivel para as máquinas os 30 A.
Em termos de aquecimento penso que não haja problemas, mas por lei isto é legal?
Última edição por Luis_Said em 21 jan 2012, 20:47, editado 2 vezes no total.
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Opinião sobre alteração electrica!

Mensagem por DEUS AMIGO »

Amigo legal não é! uma vez que passou 5 condutores seria mais lógico o azul (neutro) ser comum para três circuitos e terra comum Exp: um para cada circuito de M.L.R.-M.L.L. e tomadas da cozinha. com 30A dá para ter as duas M.L. a funcionar, frio, TV, mas sem aquecimentos ligados tipo óleo ou outro! ou então sem uma M.L. e um aquecimento e restante..
Luis_Said
Curioso
Curioso

Mensagem por Luis_Said »

Boas, eu sei que poderia ter ligado o cabo como trifásico 3 fases e 1 neutro, mas foi para não gastar em mais 1 dijuntor.
De qualquer das formas tenho 3 dijuntores para a cozinha, 1 para tomadas gerais, e mais 2 (um para as máquinas e outro para o microondas e forno).
Como me sobrava 1 fio, decidi usalo como neutro, para não ter que usar um wago na caixa de aparelhegem!
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por DEUS AMIGO »

Cuidado amigo! a poupar dessa maneira vai enriquecer depressa.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

Luis_Said Escreveu:Boa Noite.
Lembrei me de partilhar uma pequena alteração que fiz aqui na minha cozinha, e queria saber qual é a vossa opinião.
Na cozinha tenho 2 circuitos de tomadas, 1 para usos gerais e outro para as máquinas.
O de uso geral tem 5 tomadas, e o das máquinas ia a um comutador, que entretanto comutava entre uma máquina e outra para nunca deixar usar as 2 máquinas ao mesmo tempo.
Como tinha de ligar a máquina de lavar roupa, a máquina de lavar loiça, o Micro ondas e um forno electríco neste circuito, fiquei com receio e acabei por passar um cabo trifásico 5g 2,5 pelo tubo de Vd 16.
O Diferencial cá de casa está regulado para 30A, então coloquei Castanho e preto em 2 dijuntores monofásicos, usei o cizento e o azul para 2 neutros independentes e o terra.

O que dizem?
Em termos de aquecimento penso que não haja problemas, mas por lei isto é legal?
Boas,

pelos vistos não há por aqui ninguém que lhe diga que não pode fazer o fez, por outras palavras até pode fazer tudo o que lhe passar pela cabeça, mas a responsabilidade é sua.

Desde quando é que se podem misturar neutros de circuitos diferentes no mesmo cabo? Se houver aí alguém que saiba, que diga.

ohmico
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

ohmico Escreveu:
Luis_Said Escreveu:Boa Noite.
O Diferencial cá de casa está regulado para 30A, então coloquei Castanho e preto em 2 dijuntores monofásicos, usei o cizento e o azul para 2 neutros independentes e o terra.

O que dizem?
Boas,

pelos vistos não há por aqui ninguém que lhe diga que não pode fazer o fez, por outras palavras até pode fazer tudo o que lhe passar pela cabeça, mas a responsabilidade é sua.

Desde quando é que se podem misturar neutros de circuitos diferentes no mesmo cabo? Se houver aí alguém que saiba, que diga.

ohmico
Boas
Existe um ditado antigo que diz "cada macaco no seu galho" estas invenções por vezes trazem graves prejuizos, materiais e pessoais, um conhecido meu fez obras no seu estabelecimento e armado em electricista, decidiu arrancar o que chamava de caixa (portinhola) pois não se enquadrava na decoração, e vai de pegar no arrancapregos e tirar a caixa, esta brincadeira deu-lhe só dois meses de internamento hospitalar.
Cpts.
Energy
Luis_Said
Curioso
Curioso

Mensagem por Luis_Said »

Boas tarde.
Isto foi feito para mim aqui em minha casa, e por acaso eu sou eletricista.
Eu nunca fiz isto para nenhum cliente porque quando eu estou a fazer obras, obviamente que tenho condicções para deixar tudo feito correctamente.
Eu estou a falar desta alteração que fiz porque como é obvio eu não vou arrancar o ladrilho da minha cozinha para fazer o circuito correctamente.

Quanto aos comentários que fizeram, eu pergunto, será que ficaria mais bem feito ter usado as 3 fases cada uma com um dijuntor e usar só o fio de neutro como comum?

Ninguem sabe tudo e foi por isto que vim aqui falar, já agora se falam que o que eu fiz pode causar graves danos, ao menos expliquem o porquê para eu me poder defender.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

O que quer dizer com:

"e acabei por passar um cabo trifásico 5g 2,5"

A dúvida é que não há cabos trifásicos, mas sim circuitos, portanto não esclarece se a sua instalação é ou não trifásica.

Mas com 30A deve ser é mesmo monofásica.

ohmico
Luis_Said
Curioso
Curioso

Mensagem por Luis_Said »

Boas, sim eu expliquei me mal.
A instalação é monofásica, eu disse que passei um cabo trifásico, porque é o tipo de cabo que se usa em circuitos trifásicos.
E continuo com uma dúvida, se eu utilizar este cabo 5g2,5 para alimentar 3 circuitos (3 dijuntores unipolares) como é que vai ser com a linha do neutro?
Não fica os 3 circuitos a sobrecarregar a única linha existente de neutro?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas "Luis_Said"

O pessoal do Forum até dá uma ajuda. Mas termos que adivinhar o que fizeram ou querem fazer não é possivel, da mesma maneira que quando dão informações não correctas, mais difícil é.

"O Diferencial cá de casa está regulado para 30A"
Creio que não existe. Tentando adivinhar, é possível que seja disjuntor de 30A (diferencial ou não).

À que parar e pensar, que ao pôr mais que um condutor com a mesma fase num mesmo tubo, e cada um com o seu disjuntor o que pode acontecer? qual é a protecção efectiva em caso de contacto entre eles?.
Sim, e no caso do neutro que fala, como é que fica a secção?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Luis_Said
Curioso
Curioso

Mensagem por Luis_Said »

Mário Escreveu:Boas "Luis_Said"

O pessoal do Forum até dá uma ajuda. Mas termos que adivinhar o que fizeram ou querem fazer não é possivel, da mesma maneira que quando dão informações não correctas, mais difícil é.

Creio que não existe. Tentando adivinhar, é possível que seja disjuntor de 30A (diferencial ou não).

À que parar e pensar, que ao pôr mais que um condutor com a mesma fase num mesmo tubo, e cada um com o seu disjuntor o que pode acontecer? qual é a protecção efectiva em caso de contacto entre eles?.

Cump.
Mário
Boas, volto a dizer, O dijuntor diferencial (da EDP) cá de casa está regulado para 30 A.
Este diferencial dá para regular entre 15, 30 e 45 A.
Olha que existe mesmo!
E quanto ao Neutro, eu falei num cabo de 5g 2,5.

A instalação cá de casa sai do contador para o Dijuntor diferencial da EDP que está neste momento em 30A, depois sai para um interruptor diferencial de 25A que por sua vez alimenta 8 dijuntores unipolares.

Como estava limitado a um tubo vd de 16, decidi passar um o cabo 5g 2,5 para poder ter 2 circuitos independentes.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas "Luis_Said"]

"Boas, volto a dizer, O dijuntor diferencial (da EDP) cá de casa está regulado para 30 A.
Este diferencial dá para regular entre 15, 30 e 45 A."
Pois é, agora já é disjuntor diferencial.
Sim, esse existe.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Luis_Said
Curioso
Curioso

Mensagem por Luis_Said »

Mário Escreveu:Boas "Luis_Said"]

"Boas, volto a dizer, O dijuntor diferencial (da EDP) cá de casa está regulado para 30 A.
Este diferencial dá para regular entre 15, 30 e 45 A."
Pois é, agora já é disjuntor diferencial.
Sim, esse existe.

Cump.
Mário

Obrigado pela sua explicação.
Luis_Said
Curioso
Curioso

Mensagem por Luis_Said »

Luis_Said Escreveu:Boas, sim eu expliquei me mal.
A instalação é monofásica, eu disse que passei um cabo trifásico, porque é o tipo de cabo que se usa em circuitos trifásicos.
E continuo com uma dúvida, se eu utilizar este cabo 5g2,5 para alimentar 3 circuitos (3 dijuntores unipolares) como é que vai ser com a linha do neutro?
Não fica os 3 circuitos a sobrecarregar a única linha existente de neutro?

Bem, era esta a dúvida que eu tinha, andei a pesquisar aqui no fórum e acabei por encontrar a dúvida a minha questão, vou partilhar e assim respondo eu mesmo a minha dúvida:

É para salvaguardar o ponto das R.T.I.E.B.T. 473.3.2:

"Na protecção do condutor neutro nas instalações em esquemas TT ou TN devem ser verificadas as condições seguintes:

a) quando a secção do condutor neutro não for inferior (ou for equivalente) à dos condutores de fase, não é necessário prever detecção de sobreintensidades nem dispositivo de corte no condutor neutro;

b) quando a secção do condutor neutro for inferior à dos condutores de fase, é necessário prever uma detecção de sobreintensidades no condutor neutro adequada à sua secção, devendo esta detecção provocar o corte dos condutores de fase mas não, necessariamente, o do condutor neutro. No entanto, esta detecção pode ser dispensada se forem verificadas, simultaneamente, as condições seguintes:

- o condutor neutro estiver protegido contra os curtos-circuitos pelo dispositivo de protecção dos condutores de fase dos circuitos;

- a corrente máxima susceptível de percorrer o condutor neutro for, em serviço normal, nitidamente inferior ao valor da corrente admissível neste condutor."

Obrigado pela informação: joaoosvaldo
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Luis_Said Escreveu:
Mário Escreveu:Boas "Luis_Said"

Cump.
Mário
Boas, volto a dizer, O dijuntor diferencial (da EDP) cá de casa está regulado para 30 A.
Este diferencial dá para regular entre 15, 30 e 45 A.
Olha que existe mesmo!
E quanto ao Neutro, eu falei num cabo de 5g 2,5.

A instalação cá de casa sai do contador para o Dijuntor diferencial da EDP que está neste momento em 30A, depois sai para um interruptor diferencial de 25A que por sua vez alimenta 8 dijuntores unipolares.

Bem se o limitador da EDP está regulado a 30A, e o Interruptor Diferencial funcionar como corte geral da instalação, este não deveria ser de 25A, mas sim de 40A, senão estás a pagar uma taxa de potência que não podes absorver na totalidade.

Como estava limitado a um tubo vd de 16, decidi passar um o cabo 5g 2,5 para poder ter 2 circuitos independentes.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”