Variador de velocidade

Responder
lsa0579
Curioso
Curioso
Registado: 16 jan 2012, 00:36

Variador de velocidade

Mensagem por lsa0579 »

Meus caros,

No meu Condomínio existem 6 bombas para puxar a água para os apartamentos bem como existem bombas recircurladoras de água da piscina. Será que a colocação de variador de velocidade pode ajudar a poupar electricidade ? Se sim, podem indicar-me algum instalador na zona de Lisboa

Obrigado
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Variador de velocidade

Mensagem por jaimereis »

água da rede, ou para os sistemas de climatização?

de qualquer maneira, terá sempre uma poupança de energia, mas de medio/longo prazo, devido ao custo dos variadores, e penso que as bombas não trabalham todas ao mesmo tempo, poderá pensar-se numa solução de arranque alternado, não sendo necessario seis variadores

para a piscina, geralmente são motores de baixa potencia e já normalmente dimencionado para o caudal necessario, pelo que pode é levar um arrancador progressivo
Jaime Reis
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas "lsa0579"

Creio que anda com um ligeiro problema de consumos energéticos.

Se pretende baixar o custo da energia num determinado local, deve de contactar um técnico de electricidade para que faça um auditoria nesse local, e só depois é que alguém se pode pronunciar.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Mário Escreveu:Boas "lsa0579"

Creio que anda com um ligeiro problema de consumos energéticos.

Se pretende baixar o custo da energia num determinado local, deve de contactar um técnico de electricidade para que faça um auditoria nesse local, e só depois é que alguém se pode pronunciar.

Cump.
Mário

Boas,

apetece-me bater palmas, de vez em quando há alguém que salpica o forum com algum bom senso.

Obrigado Mário pelo risco que estas coisas envolvem.

ohmico
lsa0579
Curioso
Curioso

Mensagem por lsa0579 »

A auditoria energética já foi feita e as conclusões não me convencem.
Não me convencem porque trabalho na industria automóvel e faço auditorias internas e externas a fornecedores e sei que é sempre possível melhorar. Nesta industria existe uma cultura de controlo de custos e de guerra aos "desperdícios" que não vejo em mais lado nenhum.
Por não estar convencido das conclusões é que resolvi recorrer a este fórum na procura de um verdadeiro "Brainstorm" entre pessoas de diferentes "backgrounds"
Última edição por lsa0579 em 21 jan 2012, 20:11, editado 1 vez no total.
lsa0579
Curioso
Curioso

Mensagem por lsa0579 »

Ohmico esta é para si :

Se não sabe fica a saber : Um fórum é um local onde as pessoas trocam ideias, ensinam e apreendem de uma forma abgnegada, por isso apetece-me dar uma risada de escárnio quando alguém conspurca um fórum com total ausência de bom senso.
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

Boas

Antes de pensarem em variadores de velocidade, devem saber quantos arranques fazem por dia e depois será fazer as contas.
lsa0579 Escreveu:Meus caros,

No meu Condomínio existem 6 bombas para puxar a água para os apartamentos bem como existem bombas recircurladoras de água da piscina. Será que a colocação de variador de velocidade pode ajudar a poupar electricidade ? Se sim, podem indicar-me algum instalador na zona de Lisboa

Obrigado
Cpt

Rebelo Cruz
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

lsa0579, você pode rir-se à vontade, mas o que os dois colegas fizeram, foi mesmo usar o bom senso.
Deixe-me recordar-lhe que recorreu a este fórum por um motivo: não percebe nada do assunto.
Se não está satisfeita com as conclusões da auditoria que fizeram ao seu condominio, a solução será recorrer a uma outra empresa do ramo para que realize nova auditoria. Isto partindo do principio que foi o que fez inicialmente.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

Porque e que nao se candidatam as medidas no ppec 2011/2012?

EU estou de acordo com o jaime. Para a piscinanao e necessario, pois as bomb as funcionam sempre a mesma velocidade, nao necessitando de variacao.

Para o grupo hidropressor, talvez os vsd fossem um a boa solucao, mas atencao ao preco.

lsa0579 Escreveu:Meus caros,

Obrigado
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Ou torna publica a auditoria, e ai o pessoal tem algo para ler e comentar, ou não vamos a lado nenhum em concreto.

6 bombas para agua potável no condomínio acho um exagero (se calhar até não é), mas não sei o tamanho do condominio, não posso comentar nada com eficácia e eficiência.

Creio que ninguem, no Forum ou não, pode pronunciar-se sem dados em concreto.

Pode-se dar algumas pistas, mas será sempre em pequena escala.

Recordo já alguns anos, em que se deu ordem para um gerador funcionar entre as 7.30 e as 8.45 dado que a potencia contratada se encontrava no limite e o excesso era bastante penalizado. Tinha um custo menor o funcionamento do grupo que o aumento de potencia.

Todos os casos são um caso único.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
lsa0579
Curioso
Curioso

Mensagem por lsa0579 »

Pondo os "Fait divers" à parte, tenho que agradecer aos membros jaime,rebelocruz e parreirajoao porque é justamente este tipo de ideias que procuro.
Muito obrigado o vosso input foi muito valioso.
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 out 2009, 17:03
Has thanked: 1 time
Been thanked: 18 times

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas

Se instalar variadores nos bombas vai reduzir bastante o consumo de energia "segundo alguns fabricantes cerca de 50% a menos no consumo com as bombas a +/- 80% do fluxo" mas como diz o colega Jaime Reis não é um investimento rentável a curto prazo devido ao custo dos variadores mas para além de reduzir no consumo dos KWh tambem pode reduzir a potência contratada o que reduz mais os €€€ na factura tambem.
Responder

Voltar para “Dúvidas”