Intercomunicadores (video poteiros)

Responder
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Intercomunicadores (video poteiros)

Mensagem por gemini »

Olá malta.

Uma duvida:

ontem fui informado que os projectos ITED têm OBRIGATORIAMENTE que incluir os esquemas de intercomunicadores (video porteiros).

Eu nos que tenho feito nunca os inclui, de modo que não faço a minima de como será...alguém me pode ajudar? Colocar um esquema tipo para uma moradia unifamiliar?

é que parece que nunca houve problemas com as certificações apenas e só porque...eles não estão para se chatear, mas ao que parece vão começar a pegar por aí...

Resumindo:
- como se faz?!?
- é preciso esquema eléctrico para os video porteiros?!?

Obrigado desde já :)
Learning is the goal!!
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22

Re: Intercomunicadores (video poteiros)

Mensagem por rebelocruz »

boas

Essa é novidade para mim, uma vez que o vídeo porteiro não têm nada a vez com o ITED.
Mas quem é que te informou?
Por acaso existe alguma coisa no manual ITED que fale da intercomunicação.
Do que eu sei é normal apresenta-lo com o projecto eléctrico.
Depois dá noticias.
Cpt

Rebelo Cruz
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

gemini Escreveu:Olá malta.

Uma duvida:

ontem fui informado que os projectos ITED têm OBRIGATORIAMENTE que incluir os esquemas de intercomunicadores (video porteiros).

Eu nos que tenho feito nunca os inclui, de modo que não faço a minima de como será...alguém me pode ajudar? Colocar um esquema tipo para uma moradia unifamiliar?

é que parece que nunca houve problemas com as certificações apenas e só porque...eles não estão para se chatear, mas ao que parece vão começar a pegar por aí...

Resumindo:
- como se faz?!?
- é preciso esquema eléctrico para os video porteiros?!?

Obrigado desde já :)
Boas, mas quem é que te informou disso ???
essa é boa o ITED não comtempla intercomunicadores, apenas tens de colocar 1 tubo de ligação com os intercomunicadores mais nada!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
carteiro
Curioso
Curioso
Registado: 27 mai 2007, 14:17
Contacto:

Mensagem por carteiro »

Eu defacto coloco a parte de video-portaria em alguns projectos ited, não porque seja necessário, visto não ser obrigatório. Coloco sim, apenas em habitações unifamiliares, porque não existe projecto de electricidade. Passa um pouco pela informação que queres colocar no projecto para além do extremamente necessário, nada mais. Em edificios coloco no projecto das instalações eléctricas.

Abraço
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

carteiro Escreveu:Eu defacto coloco a parte de video-portaria em alguns projectos ited, não porque seja necessário, visto não ser obrigatório. Coloco sim, apenas em habitações unifamiliares, porque não existe projecto de electricidade. Passa um pouco pela informação que queres colocar no projecto para além do extremamente necessário, nada mais. Em edificios coloco no projecto das instalações eléctricas.

Abraço
Boas, correcto quem quiser coloca, mas não é obrigatório, até porque como não existem regras técnicas nos intercomunicadores cada fabricante faz os esquemas de ligação a seu belo prazer!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Cipriano
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 08 out 2007, 19:16
Been thanked: 1 time
Contacto:

Mensagem por Cipriano »

Eu posso confirmar que não é obrigatório, acabei de fazer o curso de projectista á pouco tempo e nem se falou de intercomunicadores no curso, nem no manual se leu, nem no decreto-lei. Quem te disse isso está errado.
Mas nada te impede de colocares.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém

Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Boas.

Eu ando neste momento a frequentar uma formação das RTIEBT pra Engenheiros no Porto, e o Engº que dá a formação é um Sr. da velha guarda, muito experiente e sabedor, que é inspector/consultor/projectista e sei lá mais o quÊ...só sei que anda sempre muito bem informado e que percebe do assunto...e trabalha no IEP...

e então tocou-se na temática dos ITED e dos intercomunicadores nem sei bem porquê, e ele informou quanto a estas questões que disse.

eu não quis contrapôr pois embora nunca tenha colocado nada para video porteiro nos meus projectos, pensei que eventualmente seria uma falha da minha parte e que estaria contemplada esta situação no Manual ITED (DL), só que pelos vistos não está...bem me parecia!

Hoje á noite eu vou ver se lhe pergunto com jeito esta questão :)

Cumprimeentos
Learning is the goal!!
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

gemini uma dúvida onde estas a tirar essa formação no porto!?? se n é indescrição qto pagaste? e qd se inicia novo curso?
obrigado e um abraço a tds
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

eng_jersilva Escreveu:gemini uma dúvida onde estas a tirar essa formação no porto!?? se n é indescrição qto pagaste? e qd se inicia novo curso?
obrigado e um abraço a tds
vÊ em IXUS.pt :wink:
Learning is the goal!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”