olá a todos, é o seguinte, necessito efectuar o meu primeiro projecto ITED2 e tenho algumas duvidas que gostaria que se possivel me ajudassem. Para efectuar os desenhos de par de cobre e FO quais os softwares possíveis? depois, tenho alguns projectos ited 1 em papel de moradias unifamiliares e edificios colectivos, mas como mas não nenhum ITED 2 colectivo pedia se alguem me podia enviar uma memória descritiva modelo para me ajudar. Eu efectua instalações ITED desde o seu surgimento, mas em projecção não tenho experiencia, daí o pedido de ajuda.
Obrigado pela atenção
Cumps
Filipe Rosas
Ajuda Projecto ITED
Ajuda Projecto ITED
http://pt.beruby.com/promocode/uhtr0m visite e ganhe dinheiro extra em tempos de crise...
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Re: Ajuda Projecto ITED
Vai ao tópico IETD/ITUR, que encontras o que pretendes.
fil9rn Escreveu:olá a todos, é o seguinte, necessito efectuar o meu primeiro projecto ITED2 e tenho algumas duvidas que gostaria que se possivel me ajudassem. Para efectuar os desenhos de par de cobre e FO quais os softwares possíveis? depois, tenho alguns projectos ited 1 em papel de moradias unifamiliares e edificios colectivos, mas como mas não nenhum ITED 2 colectivo pedia se alguem me podia enviar uma memória descritiva modelo para me ajudar. Eu efectua instalações ITED desde o seu surgimento, mas em projecção não tenho experiencia, daí o pedido de ajuda.
Obrigado pela atenção
Cumps
Filipe Rosas
- Duarte82
- Velha Guarda
- Registado: 23 jul 2009, 14:24
- Agradecimento recebido: 1 vez
Softwares para pares de cobre e fibra para quê?
pares de cobre apenas tens um diagrama com tomadas numeradas (a numeração até é facultativa), a fibra óptica obriga-te ao cálculo das perdas que está bem explicado no manual. O mais complicado seria o do coaxial, mas esse sim, tem softwares para realizá-lo. Salvo erro, já vi um exemplo de fichas técnicas ITED que tinham uma parte para o cálculo das perdas da fibra óptica. Está certamente neste capítulo.
Exemplos também os tens disponíveis aqui, só tens de procurar um pouco.
Que é feito do curso ITED obrigatório?
O diagrama de pares de cobre até está exemplificado no Manual ITED 1. O de Fibra Óptica parte um pouco da imaginação de cada um. Numa moradia, tens o secundário do ATI, duas tomadas na ZAP interligados com um cabo de 2 fibras OS1 (monomodo) OF-300. Calculas as perdas.
Se estás a começar, penso que deverias antes de mais, ler o manual, eles está bastante explícito e vais ver que te vai tirar muita dúvida.
pares de cobre apenas tens um diagrama com tomadas numeradas (a numeração até é facultativa), a fibra óptica obriga-te ao cálculo das perdas que está bem explicado no manual. O mais complicado seria o do coaxial, mas esse sim, tem softwares para realizá-lo. Salvo erro, já vi um exemplo de fichas técnicas ITED que tinham uma parte para o cálculo das perdas da fibra óptica. Está certamente neste capítulo.
Exemplos também os tens disponíveis aqui, só tens de procurar um pouco.
Que é feito do curso ITED obrigatório?
O diagrama de pares de cobre até está exemplificado no Manual ITED 1. O de Fibra Óptica parte um pouco da imaginação de cada um. Numa moradia, tens o secundário do ATI, duas tomadas na ZAP interligados com um cabo de 2 fibras OS1 (monomodo) OF-300. Calculas as perdas.
Se estás a começar, penso que deverias antes de mais, ler o manual, eles está bastante explícito e vais ver que te vai tirar muita dúvida.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
eu sei isso tudo, e não tenho problemas com os calculos, e aliàs conheço bem os diagramas, agora a minha questão é faço os diagramas no paint? é isso que eu estou a preguntar, normalmente onde desenham os diagramas, em autocad? A memória está quase terminada. Ah, isto é um projecto para exercicio académico, daí a formação ser isto.... obrigado
http://pt.beruby.com/promocode/uhtr0m visite e ganhe dinheiro extra em tempos de crise...
- Duarte82
- Velha Guarda
- Registado: 23 jul 2009, 14:24
- Agradecimento recebido: 1 vez
qualquer programa de cad sim, tal como o autocad... com o paint, não te safas. aliás sem programa de cad, não vais conseguir abrir os ficheiros .dwg que tens disponíveis no forum para veres exemplos.
Se sabes isso tudo e não tens problema com os cálculos, certamente não vais ter dificuldade com o projecto...
Se sabes isso tudo e não tens problema com os cálculos, certamente não vais ter dificuldade com o projecto...
José Duarte Pereira