Boa noite estou a realizar um projecto de um edifício destinado a um lar e gostaria que me pudessem dar uma ajuda nomeadamente:
Estou a dimensionar um ATE / Bastidor em armario unico ou seja os RG's e RC's estão no mesmo bastidor mas o "ATE" dista de alguma distancia da entrada do edifíco.
Pelo regulamento tenho que prever as entradas entre o ate e a CVM.
Posso colocar uma caixa de passagem (C3 e colocar caminho de cabos para a entrada dos operadores?
Ou terei que colocar uma C5 a entrada do lar e colocar la os RG's?
Obrigado pela Ajuda
Localização dos ATE e reparidores gerais
-
- Velha Guarda
- Registado: 03 dez 2007, 11:42
- Duarte82
- Velha Guarda
- Registado: 23 jul 2009, 14:24
- Agradecimento recebido: 1 vez
Re: Localização dos ATE e reparidores gerais
Antes mais, não deves ter reparado, mas existe uma secção ITED neste forum, aqui é a área dos projectos eléctricos.
Para esses casos, eu obtaria por prever uma caixa de entrada numa zona de acesso fácil (que poderia ser uma C2 ou uma C3 na entrada do edifício, por exemplo) com os RG's e deixaria o bastidor (ATI) apenas para lá ligar os RC's. O bastidor provavelmente irá ficar numa sala técnica e não vejo muito interesse em que o operador tenha acesso a essa sala para ligar os seus equipamentos. Para além de que, esse mesmo operador iria acabar por desorganizar todo o bastidor com os equipamentos activos e afins. Desta forma que apresentei, o operador apenas iria ter acesso à caixa de entrada. Desta forma terias apenas de ligar a caixa de entrada à CVM.
O Manual prevê o uso de "caixas de entrada" com as dimensões da tabela 26. A partir do momento que essa caixa de entrada seja apelidada de ATE (o que faz sentido em edifício multifamiliares) então aí as dimensões mínimas seriam 800x900x200mm em armário único. Isto foi o que me transmitiram no curso ITED e que concordo completamente.
Para esses casos, eu obtaria por prever uma caixa de entrada numa zona de acesso fácil (que poderia ser uma C2 ou uma C3 na entrada do edifício, por exemplo) com os RG's e deixaria o bastidor (ATI) apenas para lá ligar os RC's. O bastidor provavelmente irá ficar numa sala técnica e não vejo muito interesse em que o operador tenha acesso a essa sala para ligar os seus equipamentos. Para além de que, esse mesmo operador iria acabar por desorganizar todo o bastidor com os equipamentos activos e afins. Desta forma que apresentei, o operador apenas iria ter acesso à caixa de entrada. Desta forma terias apenas de ligar a caixa de entrada à CVM.
O Manual prevê o uso de "caixas de entrada" com as dimensões da tabela 26. A partir do momento que essa caixa de entrada seja apelidada de ATE (o que faz sentido em edifício multifamiliares) então aí as dimensões mínimas seriam 800x900x200mm em armário único. Isto foi o que me transmitiram no curso ITED e que concordo completamente.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás