
24 Outubro 2003
ESA PR 69-2003. O carro solar holandês Nuna II, utilizando tecnologia espacial da ESA, acabou em primeiro lugar no World Solar Challenge (Desafio Solar Mundial), uma corrida de 3.010 km através da Austrália para carros movidos a energia solar.
Tendo partido de Darwin no domingo, 19 de Outubro, o Nuna II atravessou a linha da meta em Adelaide na quarta-feira, 22 de Outubro, com um novo tempo recorde de 30 horas e 54 minutos, batendo o recorde anterior de 32 horas e 39 minutos, conseguido pelo seu precursor holandês Nuna em 2001.
A velocidade média do Nuna II, alcunhado de ‘Holandês Voador’ pela imprensa australiana, foi de 97 quilómetros por hora. Também aqui foi batido o recorde anterior de 91,8 quilómetros por hora, conseguido pelo Nuna. Apesar de dois pneus furados rapidamente substituidos, o Nuna II percorreu 830 km no terceiro dia da corrida – nunca antes uma distância destas tinha sido conseguida num dia. No quarto e último dia, o Nuna voltou a ultrapassar os limites ao atingir uma velocidade máxima de 110 km por hora, estabelecendo, finalmente, um novo recorde mundial.