Porque estarei a obter valores mais elevados nas tomadas mais distantes? Estarei a fazer alguma coisa mal? Ou estou mesmo errado?

Obrigado
amfys Escreveu:É porque são atenuações e não níveis de sinal.
mpz Escreveu:Eu estou a fazer o cálculo para o nível de sinal e não para atenuação.
Quanto aos componentes também já verifiquei, e os cabos são todos iguais![]()
Sim, tinha pensado assim inicialmente, mas ao por só um derivador de 8 vias (penso que seja isto que queres dizer) não haveria margem de manobra para no futuro (e se assim necessário) se acrescentasse uma tomada por exemplo.gemini Escreveu:eu estou aí a ver é elementos a mais!!
isso é para uma moradia?
e ela vai ter 2 ATI ?!? e são ATI de 7 ?!?
Experimenta fazer os cálculos só com isto:
RGCC + ATI 8
Retira todos os elementos e deixa só estes e vê se não vai de acordo ao que pretendes.
Obrigado, de facto não tinha reparado nesse pormenor! Quanto à saída para outro derivador, será indiferente utilizar a saída de passagem do derivador inicial e uma "normal" ou deverei utilizar as duas normais e colocar uma carga na saída de passagem?Duarte82 Escreveu:Um reparo, estás a usar a saída de passagem dos derivadores para fazer derivação para uma tomada. As perdas por inserção são sempre menores que as perdas por derivação. Ou seja por outras palavras, os derivadores têm aquele triângulo que indica a entrada, a saída oposta à entrada, é a saída de passagem (com atenuação menor), as outras são as derivações. Tenta rectificar o esquema e vê se os resultados fazem mais sentido. Nunca me ocorreu tal erro e utilizo com regularidade esse software.
Desconhecia isso, punha sempre 1m. (Nem sei se o software permite distâncias com valores decimais tipo 0,5m ou afins). Isso é apenas válido para as cargas óhmicas ou é também válido por exemplo entre o RG-CC e o amplificador ou entre derivadores?Duarte82 Escreveu:Outra dica: No caso das cargas óhmicas por exemplo, se fores às propriedades e indicares que o cabo tem 0 metros, o programa vai assumir que não há cabo ali, mas tens de entrar sempre de qualquer das formas nas propriedades do cabo e fazer ok para ele assumir isso, senão vai assumir que te esqueceste e dar erro na altura dos cálculo.
Penso que o uso de amplificador na entrada, na elaboração do projecto, é dispensável, tendo em conta que não sabes que sinal é que o operador vai injectar.
Ainda tendo em conta não saberes que tipo de sinal o operador vai disponibilizar (analógico ou digital) para o cálculo CATV, só faz sentido calculares as atenuações desde o ATI até à tomada terminal (no caso de moradia unifamiliar) e não o valor do sinal. Dependendo o tipo de sinal, o valor recomendado nas tomadas é diferente.