Testar Rotores de 230V

carmi
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 jan 2012, 09:34

Testar Rotores de 230V

Mensagem por carmi »

EU reparo maquinas demolidores aparafusaras rebarbadoras etc. A uns dias atrás tive um problema com um rotor novo da marca Bosch.
O rotor em questão apesar de medido com multímetro e dar resultado 0.03 em todas as palhetas do colector, não trabalhava em condições.
Alguém me mostrou um aparelho de fabrico caseiro, e feito o teste ao dito rotor verifiquei que realmente não estava totalmente isolado e por isso trabalhava mal.
A pessoa em questão sabe que o aparelho foi feito a partir de uma peça de um electrodoméstico velho que estava na sucata , mas não me sabe dar mais detalhes, apesar de se disponibilizar a emprestar o aparelho sempre que eu precise, eu prefiro tentar fazer um igual para mim para não estar sempre a chatear a pessoa.
Após ter visto uns sites na net vi ( http://www.anhangueraferramentas.com.br ... -1609.html ) neste site Brasileiro que lhe da o nome de teste do " TATU " se algum dos membros deste fórum tiver conhecimento deste assunto, desde ja agradeço a partilha de possíveis informações.

Já li aqui no fórum que alguém teve a mesma dificuldade que eu ( http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... e+induzido ) li mas não entendi lá muito bem.
CREP
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Testar Rotores de 230V

Mensagem por Mário »

Boas

Não é rotor mas sim induzido. Como é que no antigo trabalho testavas os induzidos?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
carmi
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por carmi »

Mário Escreveu:Boas

Não é rotor mas sim induzido. Como é que no antigo trabalho testavas os induzidos?

Cump.
Mário
Pois, era num aparelho que nem por sombras estou disposto a adquirir
CREP
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

carmi Escreveu:

Cump.
Mário
Pois, era num aparelho que nem por sombras estou disposto a adquirir

penso que falas de um mega ohmimetro, não são assim tão caros, e para quem trabalha profissionalmente na area, reparação de maquinas, penso que seja um bom investimento
Jaime Reis
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
[quote=penso que falas de um mega ohmimetro, não são assim tão caros, e para quem trabalha profissionalmente na area, reparação de maquinas, penso que seja um bom investimento[/quote]
Não é com o mega.

Para ferramenta portatil tem que ser com um deste tipo http://www.jroma.pt/teste_maquinas.htm

isto para isolamento.

Para testar induzidos é como o da foto "Tatu". Podes fazer um é facil (para quem sabe) não é dificil.
Quando têm a bobinagem em curto, a lamina de teste vibra.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

amigo Mario

fiquei intrigado, até agora sempre usei o mega para ver motores, sejam de gaiola de esquilo, seja de escovas ou outro tipo, sempre me dei bem, este equipamento para mim é qualquer coisa do outro mundo, que eu não conhecia, se puder dê mais dados sobre ele
Jaime Reis
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "jaimereis"

"fiquei intrigado, até agora sempre usei o mega para ver motores, sejam de gaiola de esquilo, seja de escovas ou outro tipo"
Com um mega simples só vês o isolamento.

Se for um que dê o PI (indice de polarização) é melhor, e se fizer o DAR (coeficiente de absorção dieléctrica) é bom, e se der para o Hipot melhor ainda, mas muito cuidado em motores velhos a fazer o Hipot.
Normalmento o Hipot só se faz em motores novos ou acabados de bobinar.

Para teste de motores em on-line tens o Pdma (40.000€+ ou -).

À tempos escrevi sobre o assunto, procura aqui no forum.

Cump.
Mário
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

boas, Mario

uso o mega, pois, 90% das avarias dos motores é defeito de isolamento(penso eu), as outras avarias vão para reparar em firmas da especialidade, mas mais ou menos sei do que falas, mas a minha duvida era sobre esse tester "caseiro", vou ler mais sobre isso
Jaime Reis
carmi
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por carmi »

Para testar induzidos é como o da foto "Tatu". Podes fazer um é facil (para quem sabe) não é dificil.
Quando têm a bobinagem em curto, a lamina de teste vibra.

Era mesmo isso que eu queria fazer um aparelho.
Pode dar me umas dicas de como fazer sff.
Anexos
tatu.JPG
tatu.JPG (31.86 KiB) Visto 2163 vezes
CREP
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Arranjas o ferro, e depois enrolas 1Kg de fio 0.70 + ou - diametro e está feito.

Cump.
Mário
carmi
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por carmi »

Arranjas o ferro, e depois enrolas 1Kg de fio 0.70 + ou - diametro e está feito.

Cump.
Mário
Obrigado Mario
Mas como faço a ligação??
Neste aspecto tenho dificuldade, eu não sou propriamente electricista, enrolo 1Kg de fio 0.70 tem que estar isolado do ferro certo ??
e depois uma ponta vai para (-) e outra para (+) ??
o ferro pode ser a metade de um estator velho ??
CREP
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Arranjas um induzido velho (sucata) e cortas os canais, depois tiras o veio, furas o pacote de laminas para pores um parafuso para apertar o pacote (basta dois de cada lado).

Isolas com cartão ou isolamento "plástico" polyester, de seguida enrolas o fio no local donde estava o veio. O fio é esmaltado de preferência classe 2 H.

O tamanho (comprimento do pacote de laminas tem haver com o comprimento dos induzidos que vais testar) mas creio que com 30 a 40mm é suficiente para o que queres.

As ligações é um fio na fase e outro no neutro.

Cump.
Mário
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Has thanked: 1 time
Been thanked: 10 times

Mensagem por ezer »

Podes ver estas já feitas, em Gondomar
Anexos
testers2011pt.pdf
(131.97 KiB) Transferido 253 vezes
xicodac
Curioso
Curioso
Registado: 30 abr 2008, 20:11
Been thanked: 2 times

Mensagem por xicodac »

Caros colegas á dias fiz um aperelho destes
no qual utilizei ferro de um TI . As laminas do ferro era em forma de I não tinha grande Secção 13,5cm x 3 cm de largura depois de montado todo o ferro tive uma area de 22,5 cm2 esse tivesse outro colocava cerca 45 cm2 .Fiz então os calculos para essa area e obtive cerca de 470 espiras tendo eu colocado 500 esp, por ter uma secção de fio mais baixa que eu queria . O fio foi aquele que tinha em meu poder que era de 0.70 não tinha outro ou senão tinha posto cerca de 0.85 a 0,90. Esta a trabahar mas pecisava mais campo magnetico para a folha de serrote vibrar mais .
Para esclarecimento eu já fazia ensaios de induzidos com este tipo de aparelho á cerca 38 anos atrás.
Um abraço
Xicodac
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

20 anos a fazer manutenção tecnica e é a primeira vez que vejo uma coisa destas......realmente........vou voltar para a ilha!!!

já não se se aprendo ou desaprendo!!
Jaime Reis
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”