Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofásico
-
- Curioso
- Registado: 22 dez 2011, 23:42
- Contacto:
Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofásico
Bom dia Colegas,
Tenho visto quadros eléctricos que embora estejam electrificados a trifásico estão alimentados a monofásico.
Por vezes estão as 3 fases chantadas no interruptor geral e desta forma não foi alterado a electrificação do quadro eléctrico.
A minha questão é os interruptores diferenciais continuam a fazer a protecção de igual forma ou se o funcionamento deixa de ser o mesmo e desta forma ser então mais correcto substituir os interruptores diferenciais?
Tenho visto quadros eléctricos que embora estejam electrificados a trifásico estão alimentados a monofásico.
Por vezes estão as 3 fases chantadas no interruptor geral e desta forma não foi alterado a electrificação do quadro eléctrico.
A minha questão é os interruptores diferenciais continuam a fazer a protecção de igual forma ou se o funcionamento deixa de ser o mesmo e desta forma ser então mais correcto substituir os interruptores diferenciais?
José Mendes
- ezer
- Velha Guarda
- Registado: 04 jan 2008, 22:56
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 10 times
Re: Alteração de quadro eléctrico de trifásico para monofási
Se o quadro está electrificado para trifasico e não for feita nenhuma alteração , terão que ser shuntadas as entradas para poder ter as três saidas alimentadas, em principio na saida do diferencial trifásico está um pente trifasico a fazer a distribuição aos disjuntores.
Quanto à segurança, ela está garantida porque o diferencial vai analisar a soma das correntes nas três fases com a com a corrente no neutro que em caso de tudo ok será zero,se houver uma fuga superior ao valor da sensibilidade o diferncial dispara.
Quanto à segurança, ela está garantida porque o diferencial vai analisar a soma das correntes nas três fases com a com a corrente no neutro que em caso de tudo ok será zero,se houver uma fuga superior ao valor da sensibilidade o diferncial dispara.
- Anexos
-
- Diferencial mono.docx
- (18.51 KiB) Transferido 493 vezes
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
Este assunto já passou aqui pelo forum, mas é bom lembrar que têm sido feitas montes de alterações de trifásiico para monofásico sem tomar em consideração que nem sempre isso devia ser feito sem a devida alteração da instalação eléctrica.
Estou a referir-me a casos que conheço, de alterações executadas sem ter em atenção a circuitos trifásicos com neutro, (por exêmplo circuitos de fogão em instalações antigas), que com o shunt executado nas três fases na entrada, fazem com que o neutro fique subdimensionado.
Claro que como a EDP hoje está preocupada com a facturação de energia não quer saber das borradas que os subempreiteiros executam.
É evidente que para o diferencial não faz diferença nenhuma.
ohmico
Este assunto já passou aqui pelo forum, mas é bom lembrar que têm sido feitas montes de alterações de trifásiico para monofásico sem tomar em consideração que nem sempre isso devia ser feito sem a devida alteração da instalação eléctrica.
Estou a referir-me a casos que conheço, de alterações executadas sem ter em atenção a circuitos trifásicos com neutro, (por exêmplo circuitos de fogão em instalações antigas), que com o shunt executado nas três fases na entrada, fazem com que o neutro fique subdimensionado.
Claro que como a EDP hoje está preocupada com a facturação de energia não quer saber das borradas que os subempreiteiros executam.
ohmico
-
- Curioso
- Contacto:
A minha questão prendesse somente se o interruptor diferencial actua da mesma forma tendo 3 fases ou a mesma nos 3 pólos.ohmico Escreveu:Boas,
ohmico
José Mendes
- ezer
- Velha Guarda
- Registado: 04 jan 2008, 22:56
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 10 times
Sim, o diferencial actua do mesmo modo.Os Homens da Luz Escreveu:A minha questão prendesse somente se o interruptor diferencial actua da mesma forma tendo 3 fases ou a mesma nos 3 pólos.ohmico Escreveu:Boas,
ohmico
-
- Técnico Dedicado
ezer Escreveu:Sim, o diferencial actua do mesmo modo.Os Homens da Luz Escreveu:A minha questão prendesse somente se o interruptor diferencial actua da mesma forma tendo 3 fases ou a mesma nos 3 pólos.ohmico Escreveu:Boas,
ohmico
Boas,
a resposta já lá estava.
ohmico
-
- Curioso
- Contacto:
Ok, esclarecido.
Obrigado pela ajuda.
Obrigado pela ajuda.
José Mendes
-
- Curioso
- Registado: 10 set 2008, 13:20
Bom dia,
Gostaria de saber como é o procedimento, basta alterar o quadro electico para monofásico ou tem que se alterar tambem o ramal?
Cumprimentos a todos
Gostaria de saber como é o procedimento, basta alterar o quadro electico para monofásico ou tem que se alterar tambem o ramal?
Cumprimentos a todos
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boascarlitos.martins Escreveu:Bom dia,
Cumprimentos a todos
O ramal se for trifásico e terminar numa portinhola ou caixa de coluna mantêm-se, no entanto em alguns casos a EDP pode exigir a alteração da derivação entre a portinhola e o contador para monofásico.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
Boa tarde,
Numa zona rural existe um quadro com alimentação trifásica que se pretende passar para monofasico.
Quais os procedimentos legais que tem que se respeitar?
O quadro está no interior, tem que se passar para fora?
A certiel tens que inspecionar?
É preciso projecto?
Quem tenho que contactar na EDP?
Numa zona rural existe um quadro com alimentação trifásica que se pretende passar para monofasico.
Quais os procedimentos legais que tem que se respeitar?
O quadro está no interior, tem que se passar para fora?
A certiel tens que inspecionar?
É preciso projecto?
-
- Team Apoio
Balcão de atendimento a clientesmigjac Escreveu:Boa tarde,
Quais os procedimentos legais que tem que se respeitar? RTIEBT
O quadro está no interior, tem que se passar para fora? Contador???
A certiel tens que inspecionar? Se alterar a potência instalada, Sim
É preciso projecto? Se for mais de 50Kvas, Sim
Cpts.
Energy
Energy
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 05 set 2012, 23:24
Exmos Senhores,
Sendo um leigo nestes assunto, trago à vossa apreciação uma dúvida muito pertinente para mim, que surgiu na sequência de um acidente:
Comprei este apartamento há 3 anos. Na altura o anterior proprietário tinha dito que o apartamento se encontrava preparado para TRIFÁSICA. Contudo, quando o vim habitar, pedi à EDP fornecimento de energia MONOFÁSICA com 5,75 kVA.
Na semana passada, apercebi-me que no corredor do meu piso haveria algum fumo cuja origem não consegui identificar. Mais tarde ficaria sem corrente e quando chega o piquete da EDP abre a caixa da escada e verifica que o parafuso onde devia estar fixado o neutro (azul) estava queimado com o fio em igual estado. Cortou o fio, religou "ao lado" e recomendou que fosse substituído o "chamuscado".
Chamou-se o anterior proprietário do meu apartamento, que é eletricista, tendo eu ficado a saber que uma vez que ele tinha alterado a instalação no meu apartamento para TRIFÁSICA, quando eu pedi à EDP MONFÁSICA estava a "sobrecarregar" aquela fase, podendo mesmo originar outros episódios de sobrecaraga que poderá prejudicar algum vizinho ou a "coluna" do prédio...
Fiquei alarmado e agora não sei se devo pedir para colocar TRIFÁSICA, suportando eventualmente um custo superior (desnecessário, uma vez que sempre achei que era suficiente o que tinha) e ficar descansado, ou se haverá aqui um mal entendido da minha parte, uma vez que não percebo nada disto...
Gostaria de obter a vossa esclarecida opinião...
Grato,
A Castro
Sendo um leigo nestes assunto, trago à vossa apreciação uma dúvida muito pertinente para mim, que surgiu na sequência de um acidente:
Comprei este apartamento há 3 anos. Na altura o anterior proprietário tinha dito que o apartamento se encontrava preparado para TRIFÁSICA. Contudo, quando o vim habitar, pedi à EDP fornecimento de energia MONOFÁSICA com 5,75 kVA.
Na semana passada, apercebi-me que no corredor do meu piso haveria algum fumo cuja origem não consegui identificar. Mais tarde ficaria sem corrente e quando chega o piquete da EDP abre a caixa da escada e verifica que o parafuso onde devia estar fixado o neutro (azul) estava queimado com o fio em igual estado. Cortou o fio, religou "ao lado" e recomendou que fosse substituído o "chamuscado".
Chamou-se o anterior proprietário do meu apartamento, que é eletricista, tendo eu ficado a saber que uma vez que ele tinha alterado a instalação no meu apartamento para TRIFÁSICA, quando eu pedi à EDP MONFÁSICA estava a "sobrecarregar" aquela fase, podendo mesmo originar outros episódios de sobrecaraga que poderá prejudicar algum vizinho ou a "coluna" do prédio...
Fiquei alarmado e agora não sei se devo pedir para colocar TRIFÁSICA, suportando eventualmente um custo superior (desnecessário, uma vez que sempre achei que era suficiente o que tinha) e ficar descansado, ou se haverá aqui um mal entendido da minha parte, uma vez que não percebo nada disto...
Gostaria de obter a vossa esclarecida opinião...
Grato,
A Castro
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Uma instalação trifásica só pode ser modificado o contrato para monofásico se os circuitos forem todos monofásicos. Se existir um contrato de 1x45 A ou 1x30 A se houver circuito trifásico no neutro a corrente é de 30A ou 45 A e num fio a 2,5mm^2 é perigoso. Esse circuito tem de ser mudado para mono a 4mm^2 ou mais façam as contas para 45 A ???
-
- Team Apoio
BoasOs Homens da Luz Escreveu:Bom dia Colegas,
Pelo que vejo atualmente, neste momento a EDP já não procede a esse tipo de alteração de trifásico para monofásico, sem que antes seja feita a alteração do corte geral do quadro para monofásico.
Neste momento, se o cliente tem contador trifásico instalado, e pede alteração para monofásico, a EDP mantem o contador trifásico e respetivo limitador existente, apenas deixa ligado na saida do contador uma fase e respetivo neutro para o quadro, logo temos 230V
Caso o limitador da EDP não tenha regulação suficiente, aí trocam contador e limitador para monofásico.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
ENERGY Escreveu:BoasOs Homens da Luz Escreveu:Bom dia Colegas,
Pelo que vejo atualmente, neste momento a EDP já não procede a esse tipo de alteração de trifásico para monofásico, sem que antes seja feita a alteração do corte geral do quadro para monofásico.
Neste momento, se o cliente tem contador trifásico instalado, e pede alteração para monofásico, a EDP mantem o contador trifásico e respetivo limitador existente, apenas deixa ligado na saida do contador uma fase e respetivo neutro para o quadro, logo temos 230V
Caso o limitador da EDP não tenha regulação suficiente, aí trocam contador e limitador para monofásico.
Boas,
o problema não está no corte geral, mas sim nos circuitos monofásicos trifasados, tal como referido pelo Dúzia, que passarão a estar alimentados pela mesma fase e em consequência o condutor do neutro vai ser sobrecarregado.
O que se tem visto é que a EDP está pouco preocupada com este assunto, o que pretende é vender energia.