Ajuda com cálculos CATV

mpz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 fev 2011, 11:33

Ajuda com cálculos CATV

Mensagem por mpz »

Boa noite, estou a tentar realizar com o software da TEKA os cálculos de CATV de uma moradia e está a acontecer-me algo que estou a achar estranho, estou a obter níveis de sinal mais altos conforme a distância das tomadas aumenta, não deveria ser ao contrário? O nível de sinal mais elevado nas tomadas mais próximas e ir decrescendo à medida que a distância aumenta?

Imagem

Porque estarei a obter valores mais elevados nas tomadas mais distantes? Estarei a fazer alguma coisa mal? Ou estou mesmo errado? :oops:

Obrigado
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Re: Ajuda com cálculos CATV

Mensagem por amfys »

É porque são atenuações e não níveis de sinal.
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Não concordo.
As atenuações não são tão elevadas (dado o percurso), pois assim teriamos que ter niveis de entrada no ATI de cerca de 100 dB, o que não se torna necessário. No meu entender é conveniente verificar os componente e as suas atenuações. Por vezes a troca de um cabo já intruduz atenuações diferentes para as mesmas distâncias.
mpz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por mpz »

Eu estou a fazer o cálculo para o nível de sinal e não para atenuação.

Imagem

Quanto aos componentes também já verifiquei, e os cabos são todos iguais :? :?
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Realmente, analisando bem os valores, não podem ser atenuações.
O problema deve estar nos componentes utilizados, ou na incorrecta aplicação do programa.

Como não uso esse software vou deixar que outros colegas se pronunciem.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

eu estou aí a ver é elementos a mais!!

isso é para uma moradia?
e ela vai ter 2 ATI ?!? e são ATI de 7 ?!?

Experimenta fazer os cálculos só com isto:
RGCC + ATI 8

Retira todos os elementos e deixa só estes e vê se não vai de acordo ao que pretendes.
Learning is the goal!!
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

No programa da TEKA, as atenuações aparecem com sinal negativo.
amfys Escreveu:É porque são atenuações e não níveis de sinal.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Sim, realmente é estranho.

Eu tenho vários exemplos que fiz pelo programa da TEKA e atenuações aumentam com o comprimento dos cabos.

Não sei.
mpz Escreveu:Eu estou a fazer o cálculo para o nível de sinal e não para atenuação.

Imagem

Quanto aos componentes também já verifiquei, e os cabos são todos iguais :? :?
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Been thanked: 1 time

Mensagem por Duarte82 »

Um reparo, estás a usar a saída de passagem dos derivadores para fazer derivação para uma tomada. As perdas por inserção são sempre menores que as perdas por derivação. Ou seja por outras palavras, os derivadores têm aquele triângulo que indica a entrada, a saída oposta à entrada, é a saída de passagem (com atenuação menor), as outras são as derivações. Tenta rectificar o esquema e vê se os resultados fazem mais sentido. Nunca me ocorreu tal erro e utilizo com regularidade esse software.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Duarte82 »

Outra dica: No caso das cargas óhmicas por exemplo, se fores às propriedades e indicares que o cabo tem 0 metros, o programa vai assumir que não há cabo ali, mas tens de entrar sempre de qualquer das formas nas propriedades do cabo e fazer ok para ele assumir isso, senão vai assumir que te esqueceste e dar erro na altura dos cálculo.
Penso que o uso de amplificador na entrada, na elaboração do projecto, é dispensável, tendo em conta que não sabes que sinal é que o operador vai injectar.
Ainda tendo em conta não saberes que tipo de sinal o operador vai disponibilizar (analógico ou digital) para o cálculo CATV, só faz sentido calculares as atenuações desde o ATI até à tomada terminal (no caso de moradia unifamiliar) e não o valor do sinal. Dependendo o tipo de sinal, o valor recomendado nas tomadas é diferente.
José Duarte Pereira
fil9rn
Curioso
Curioso
Registado: 30 nov 2010, 22:06

Mensagem por fil9rn »

Aproveitando o tópico, necessitava deste programa ou similar, alguem me pode ajudar onde posso adquirir free para calculos ainda académicos?

Cumps,

Filipe Rosas
http://pt.beruby.com/promocode/uhtr0m visite e ganhe dinheiro extra em tempos de crise...
acernokia
Curioso
Curioso
Registado: 22 abr 2008, 14:48

Mensagem por acernokia »

Podes fazer download deste software em: http://www.tekaelectronics.com/

cumps
mpz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por mpz »

gemini Escreveu:eu estou aí a ver é elementos a mais!!

isso é para uma moradia?
e ela vai ter 2 ATI ?!? e são ATI de 7 ?!?

Experimenta fazer os cálculos só com isto:
RGCC + ATI 8

Retira todos os elementos e deixa só estes e vê se não vai de acordo ao que pretendes.
Sim, tinha pensado assim inicialmente, mas ao por só um derivador de 8 vias (penso que seja isto que queres dizer) não haveria margem de manobra para no futuro (e se assim necessário) se acrescentasse uma tomada por exemplo.
Duarte82 Escreveu:Um reparo, estás a usar a saída de passagem dos derivadores para fazer derivação para uma tomada. As perdas por inserção são sempre menores que as perdas por derivação. Ou seja por outras palavras, os derivadores têm aquele triângulo que indica a entrada, a saída oposta à entrada, é a saída de passagem (com atenuação menor), as outras são as derivações. Tenta rectificar o esquema e vê se os resultados fazem mais sentido. Nunca me ocorreu tal erro e utilizo com regularidade esse software.
Obrigado, de facto não tinha reparado nesse pormenor! Quanto à saída para outro derivador, será indiferente utilizar a saída de passagem do derivador inicial e uma "normal" ou deverei utilizar as duas normais e colocar uma carga na saída de passagem?
Duarte82 Escreveu:Outra dica: No caso das cargas óhmicas por exemplo, se fores às propriedades e indicares que o cabo tem 0 metros, o programa vai assumir que não há cabo ali, mas tens de entrar sempre de qualquer das formas nas propriedades do cabo e fazer ok para ele assumir isso, senão vai assumir que te esqueceste e dar erro na altura dos cálculo.
Penso que o uso de amplificador na entrada, na elaboração do projecto, é dispensável, tendo em conta que não sabes que sinal é que o operador vai injectar.
Ainda tendo em conta não saberes que tipo de sinal o operador vai disponibilizar (analógico ou digital) para o cálculo CATV, só faz sentido calculares as atenuações desde o ATI até à tomada terminal (no caso de moradia unifamiliar) e não o valor do sinal. Dependendo o tipo de sinal, o valor recomendado nas tomadas é diferente.
Desconhecia isso, punha sempre 1m. (Nem sei se o software permite distâncias com valores decimais tipo 0,5m ou afins). Isso é apenas válido para as cargas óhmicas ou é também válido por exemplo entre o RG-CC e o amplificador ou entre derivadores?

Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Duarte82 »

os 0m são válidos em qualquer caso, no entanto, repito, é necessário ir às propriedades do cabo e dar o OK para os 0m. Senão ele assume o esquecimento!
Quanto aos derivadores, é indiferente o uso da saída de derivação ou da saída de passagem. Cada caso é um caso, pode dar jeito usar a saída de passagem se tiveres uma tomada muito distante em relação às outras todas.
Esta instalação é de uma moradia como indicas. Tens 3 derivadores devido a quê? Como foi evidenciado mais acima, porque não utilizaste directamente um ATI com o número de tomadas que necessitas? Para 8 tomadas, não faz grande sentido colocar tantos derivadores. Cada derivação que efectues representa uma perda de sinal grande.
Sem querer ser indiscreto, nesta altura não deverias já ter efectuado a formação ITED? É trabalho para faculdade ou projecto para executar?

Boa sorte!
José Duarte Pereira
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Atenção que tens de registar-te primeiro.
acernokia Escreveu:Podes fazer download deste software em: http://www.tekaelectronics.com/

cumps
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”