Sobretensões
Re: Sobretensões
Atenção nos sistemas TN-S e TN-C apenas se usa interruptores diferenciais nos circuitos de tomadas devido ao uso incorrecto de extensões de vários metros o que faz com que os circuitos não fiquem devidamente protegidos.
Os Cortes Gerais dos quadros eléctricos não podem cortar o neutro e em cada quadro deverá ser ligado á terra, além da terra do neutro do P.T.
Os Cortes Gerais dos quadros eléctricos não podem cortar o neutro e em cada quadro deverá ser ligado á terra, além da terra do neutro do P.T.
Boas,
estou tambem preocupado com sobretensões ja estive a analisar uma soluçao que protege tuda a instalaçao e nao so o computador adaptando um rele de vigilancia de rede, no meu caso monofasico que ao passar 10% quer para cima quer para baixo (subtensao) faz disparar o geral, ja que esta assciado a uma bobine mx, pode evitar muitos problemas, evitando queimar muito equipamento em casa, como tv e por ai afora, o inconveniente é que vais ficar as escuras enquanto a rede nao estiver estavel.
espero ter dado um ajuada, ja agora o material fica por volta dos 100 euros.
estou tambem preocupado com sobretensões ja estive a analisar uma soluçao que protege tuda a instalaçao e nao so o computador adaptando um rele de vigilancia de rede, no meu caso monofasico que ao passar 10% quer para cima quer para baixo (subtensao) faz disparar o geral, ja que esta assciado a uma bobine mx, pode evitar muitos problemas, evitando queimar muito equipamento em casa, como tv e por ai afora, o inconveniente é que vais ficar as escuras enquanto a rede nao estiver estavel.
espero ter dado um ajuada, ja agora o material fica por volta dos 100 euros.
Bons dias.
A Hager por exemplo tem vários limitadores.
A minha dúvida é como o ligar, pode ser o SPN 715D.
Ligamos antes do diferencial ou depois?
Muito Obrigado
A Hager por exemplo tem vários limitadores.
A minha dúvida é como o ligar, pode ser o SPN 715D.
Ligamos antes do diferencial ou depois?
Muito Obrigado
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Boas
Aqui fica alguma documentação que te deve ajudar.
Aqui fica alguma documentação que te deve ajudar.
- Anexos
-
- FOLHETO_LIMITADORES.pdf
- (2.77 MiB) Transferido 225 vezes
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
http://nardinieletrica.com.br/detalhesP ... rodId=1205admin Escreveu:De que forma nos podemos proteger contra sobretensões ?
-
- Velha Guarda
- Registado: 30 jan 2011, 22:15
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
bom dia.
tive a consultar um catálogo da DEHN, onde indica o esquema de ligações e a colocação dos DST.
como é possível ver neste link:http://www.dehn.de/pdf/kataloge/UE_2010_E_complete.pdf
mas tenho uma dúvida, eles indicam para TN e IT apenas a protecção das fases.
entre o neutro e o PE não é preciso colocar nada?
pois consultando ai a página 49, desse catálogo é indicado no fim um acessório complementar ao DST instalado.
Cumprimentos, Sérgio Conduto
tive a consultar um catálogo da DEHN, onde indica o esquema de ligações e a colocação dos DST.
como é possível ver neste link:http://www.dehn.de/pdf/kataloge/UE_2010_E_complete.pdf
pois consultando ai a página 49, desse catálogo é indicado no fim um acessório complementar ao DST instalado.
Amigo, vi muitas asneiras nas repostas. Para protegeres de sobretensões usas:
- VDRs (mais barato);
- Descarregadores de Sobretensões Classe 3 (em principio).
Não existe qualquer outra forma.
Abraço
- VDRs (mais barato);
Abraço
R = U / I
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
tem algum esquema eléctrico que utilize o VDR precisava de proteger um computador
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
-
- Velha Guarda
- Contacto:
Bom dia,scconduto20c Escreveu:bom dia.
A minha é saber o porque e para que serve o equipamento indicado no final da pág 49, do catalago que já indique (http://www.dehn.de/pdf/kataloge/UE_2010_E_complete.pdf) , eles indicam um equipamento acessório ao DST colocado na fase : DB M spark-gap-based protection module.
E a minha questão é saber se isso é alguma protecção entre neutro e proecção.
Obrigado pela atenção
cumprimentos, Sérgio Conduto
-
- Velha Guarda
- Contacto:
nrafaelts Escreveu:Amigo, vi muitas asneiras nas repostas. Para protegeres de sobretensões usas:
- VDRs (mais barato);
Abraço
Já agora, o que significa a sigla VDRs?
E possui algum catálogo exemplificativo? bem como um esquema eléctrico que mostre a sua aplicação na instalação.
Obrigado
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Significa Varistor
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Varistor
Código: Selecionar todos
Um varistor ou VDR ( do inglês Voltage Dependent Resistor) é um componente eletrônico cujo valor de resistência elétrica é uma função inversa da tensão aplicada nos seus terminais. Isto é, a medida que a diferença de potencial sobre o varístor aumenta, sua resistência diminui.
Os VDRs são geralmente utilizados como elemento de proteção contra transientes de tensão em circuitos, tal como em filtros de linha. Montados em paralelo com o circuito que se deseja proteger, impedem que surtos de pequena duração os atinjam, por apresentarem uma característica de "limitador de tensão". No caso de picos de tensão de maior duração, a alta corrente que circula pelo componente faz com que o dispositivo de proteção, disjuntor ou fusível, desarme, desconectando o circuito da fonte de alimentação. O VDR proteje o equipamento a jusante desviando a sobretensão, ou sobrecorrente, para o terra, pois comporta-se como um curto-circuito submetido a altas tensões
Continue a participar activamente.
-
- Velha Guarda
- Contacto:
Obrigado pela explicação.
Em todo o caso, irei utilizar no projecto DST.
Em todo o caso, irei utilizar no projecto DST.
-
- Velha Guarda
- Contacto:
boa noite.
O Nível de referência das sobretensões transitórias , que é também designado pela categoria de sobretensões: Iv, III; II ou I conforme os kV que o isolamento do equipamento possua.
O Uc é calculado com base na tensão máxima em regime permanente, conforme o regime de neutro.
Up, sendo o catálogo da DEHN, é a tensão de protecção.
ou seja a tensão de escorvamento ?
atendendo as anteriores considerações, tenho um Uc=253 (230*1.1 , em TN-C) , e um equipamento com 2,5 kV (categoria II), como acho o Up?
O Nível de referência das sobretensões transitórias , que é também designado pela categoria de sobretensões: Iv, III; II ou I conforme os kV que o isolamento do equipamento possua.
O Uc é calculado com base na tensão máxima em regime permanente, conforme o regime de neutro.
Up, sendo o catálogo da DEHN, é a tensão de protecção.
ou seja a tensão de escorvamento ?
atendendo as anteriores considerações, tenho um Uc=253 (230*1.1 , em TN-C) , e um equipamento com 2,5 kV (categoria II), como acho o Up?
-
- Velha Guarda
- Contacto:
Ainda relacionado com as descargas , é necessário/obrigatório a instalação de contadores de descargas?
qual a vantagem da sua instalação?
http://www.qenergia.pt/173/contadores-de-descargas.htm
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Com diz no próprio link que indicou é uma recomendação. A vantagem é mesmo saber o número de descargas atmosféricas que atingiram o Pára-Raios.scconduto20c Escreveu:Ainda relacionado com as descargas , é necessário/obrigatório a instalação de contadores de descargas?