Gostaria de colocar uma questão que não sei se será básica ou nem por isso, mas como sou novo no ramo

Na fase de projecto de uma obra realizada pela empresa onde trabalho, o projectista fez o dimensionamento da instalação tendo em conta um sistema de terras separadas, ou seja, uma terra de serviço e uma terra de protecção afastadas de 20 e qualquer coisa metros, segundo os seus cálculos. Já no final da fase de projecto, o projectista decidiu alterar a terra para uma terra geral, ou seja, as terras de protecção e de serviço ligadas ao mesmo anel de terras.
Terminada que está a construção do edificio, aconteceu a vistoria e o engenheiro que fez a vistoria reprovou os quadros eléctricos porque o valor da corrente de curto-circuito Icc dos quadros dimensionada com o sistema de terras separadas deveria ter sido re-dimensionada quando se optou pela terra única. Segundo esse engenheiro, a corrente de curto-circuito dos quadros é influenciada directamente pelo tipo de terra (unica ou separada) que existe no edifício. Perguntei porquê, mas não me respondeu, evitou a pergunta.

Durante a minha formação nunca ouvi falar que a corrente de curto-circuito seria influeniada pela terra existente.
Gostaria de saber se, realmente, existe ou não influência do tipo de terra no Icc, e nesse caso, como calculo a corrente de curto-circuito nos diferentes casos, uma vez que o cálculo que me ensinaram baseado nas impedâncias de curto-circuito, não possui nenhuma variável para o tipo de terra da instalação.

Fico a aguardar uma resposta, obrigada.
Sem outro assunto de momento, despeço-me com os melhores cumprimentos,
Ricardo Morais