Inluência das terras na corrente de curto-circuito

RMorais85
Curioso
Curioso
Registado: 28 out 2009, 17:22
Has thanked: 3 times

Inluência das terras na corrente de curto-circuito

Mensagem por RMorais85 »

Boa tarde,
Gostaria de colocar uma questão que não sei se será básica ou nem por isso, mas como sou novo no ramo :oops: (formado à menos de 1 ano), cá vai. :roll:
Na fase de projecto de uma obra realizada pela empresa onde trabalho, o projectista fez o dimensionamento da instalação tendo em conta um sistema de terras separadas, ou seja, uma terra de serviço e uma terra de protecção afastadas de 20 e qualquer coisa metros, segundo os seus cálculos. Já no final da fase de projecto, o projectista decidiu alterar a terra para uma terra geral, ou seja, as terras de protecção e de serviço ligadas ao mesmo anel de terras.
Terminada que está a construção do edificio, aconteceu a vistoria e o engenheiro que fez a vistoria reprovou os quadros eléctricos porque o valor da corrente de curto-circuito Icc dos quadros dimensionada com o sistema de terras separadas deveria ter sido re-dimensionada quando se optou pela terra única. Segundo esse engenheiro, a corrente de curto-circuito dos quadros é influenciada directamente pelo tipo de terra (unica ou separada) que existe no edifício. Perguntei porquê, mas não me respondeu, evitou a pergunta. :?
Durante a minha formação nunca ouvi falar que a corrente de curto-circuito seria influeniada pela terra existente.
Gostaria de saber se, realmente, existe ou não influência do tipo de terra no Icc, e nesse caso, como calculo a corrente de curto-circuito nos diferentes casos, uma vez que o cálculo que me ensinaram baseado nas impedâncias de curto-circuito, não possui nenhuma variável para o tipo de terra da instalação. :?
Fico a aguardar uma resposta, obrigada.
Sem outro assunto de momento, despeço-me com os melhores cumprimentos,
Ricardo Morais
Cumprimentos,

Ricardo Morais
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Inluência das terras na corrente de curto-circuito

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Passaram do sistema TT para TN...é isso que estás a dizer? E porque fizeram isso?
Que eu saiba, não tem qualquer influência.
RMorais85
Curioso
Curioso

Mensagem por RMorais85 »

Peço desculpa por não ter respondido, fui um bocado mal educado... :-(

Sinceramente não sei porque houve essa alteração, a obra estava a ser coordenada por um colega meu que me contou isso.

Achei estranho foi na resposta ao e-mail onde perguntámos porquê ele esquivar-se à questão e não nos esclarecer.

Para resolver o assunto, colocámos fusíveis nos quadros para aumentar o Icc, mas ainda não se sabe se sim ou não a terra tinha influência no Icc, simplesmente fizémos-lhe a vontade.
Cumprimentos,

Ricardo Morais
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

Estou de acordo em parte.

O cálculo da Icc quer a máxima quer a minima, é calculada com base nas impedâncias dos vários elementos da rede.

Para o cálculo das tensões de passo e contacto e da corrente de defeito no lado da MT, sim, é necessário saber préviamente qual o valor da resistência de terra.

Procura neste fórum pelo documento que eu elaborei para o cálculo da rede de terras do PT.

Por exemplo no cálculo da rede de terras de uma subestação ou de um ciclo combinado, tens de calcular primeiro a Iccft. Com base neste valor irás dimensionar a tua malha de terra (por exemplo 5 x 5 metros com cabo 95 mm2).

Se mais tarde se verifica que a malha não é esta (por exemplo 10 x 10 metros cabo de 50 mm2), é óbvio que as tensões de passo e contacto obtidas podem ser bastante superiores às admissíveis.

Concluindo:

No teu caso dado que juntaram as terras (TN), é bem possivel que o valor da resistência de terra tenha diminuido, sendo então mais favorável.

RMorais85 Escreveu:Boa tarde,
Gostaria de colocar uma questão que não sei se será básica ou nem por isso, mas como sou novo no ramo :oops: (formado à menos de 1 ano), cá vai. :roll:
Na fase de projecto de uma obra realizada pela empresa onde trabalho, o projectista fez o dimensionamento da instalação tendo em conta um sistema de terras separadas, ou seja, uma terra de serviço e uma terra de protecção afastadas de 20 e qualquer coisa metros, segundo os seus cálculos. Já no final da fase de projecto, o projectista decidiu alterar a terra para uma terra geral, ou seja, as terras de protecção e de serviço ligadas ao mesmo anel de terras.
Terminada que está a construção do edificio, aconteceu a vistoria e o engenheiro que fez a vistoria reprovou os quadros eléctricos porque o valor da corrente de curto-circuito Icc dos quadros dimensionada com o sistema de terras separadas deveria ter sido re-dimensionada quando se optou pela terra única. Segundo esse engenheiro, a corrente de curto-circuito dos quadros é influenciada directamente pelo tipo de terra (unica ou separada) que existe no edifício. Perguntei porquê, mas não me respondeu, evitou a pergunta. :?
Durante a minha formação nunca ouvi falar que a corrente de curto-circuito seria influeniada pela terra existente.
Gostaria de saber se, realmente, existe ou não influência do tipo de terra no Icc, e nesse caso, como calculo a corrente de curto-circuito nos diferentes casos, uma vez que o cálculo que me ensinaram baseado nas impedâncias de curto-circuito, não possui nenhuma variável para o tipo de terra da instalação. :?
Fico a aguardar uma resposta, obrigada.
Sem outro assunto de momento, despeço-me com os melhores cumprimentos,
Ricardo Morais
RMorais85
Curioso
Curioso

Mensagem por RMorais85 »

parreirajoao Escreveu:Estou de acordo em parte.

O cálculo da Icc quer a máxima quer a minima, é calculada com base nas impedâncias dos vários elementos da rede.

Para o cálculo das tensões de passo e contacto e da corrente de defeito no lado da MT, sim, é necessário saber préviamente qual o valor da resistência de terra.

Procura neste fórum pelo documento que eu elaborei para o cálculo da rede de terras do PT.

Por exemplo no cálculo da rede de terras de uma subestação ou de um ciclo combinado, tens de calcular primeiro a Iccft. Com base neste valor irás dimensionar a tua malha de terra (por exemplo 5 x 5 metros com cabo 95 mm2).

Se mais tarde se verifica que a malha não é esta (por exemplo 10 x 10 metros cabo de 50 mm2), é óbvio que as tensões de passo e contacto obtidas podem ser bastante superiores às admissíveis.

Concluindo:

No teu caso dado que juntaram as terras (TN), é bem possivel que o valor da resistência de terra tenha diminuido, sendo então mais favorável.
Pois, se diminuiu a resistência de terra ou não, não sabemos, porque quando começámos a executar, o projecto já tinha sido alterado para uma terra unica. Se havia alguma alteração aos quadros eléctricos, quem tinha de alterar era o projectista porque foi ele que alterou o tipo de terra. Mas concordo plenamente, ao unir os piquets por cobre nú, em anel de terra, a resistência total deve ser inferior à obtida com dois piquets isolados, portanto, acho eu, é mais favorável.
Cumprimentos,

Ricardo Morais
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Colocaram fusiveis aonde? à entrada de cada quadro?

Com isso a selectividade acabou, não?

Atenção que os fusiveis não aumentam a Icc, mas limitam-na. É quase a mesma coisa, mas dito correctamente.

RMorais85 Escreveu:Peço desculpa por não ter respondido, fui um bocado mal educado... :-(

Sinceramente não sei porque houve essa alteração, a obra estava a ser coordenada por um colega meu que me contou isso.

Achei estranho foi na resposta ao e-mail onde perguntámos porquê ele esquivar-se à questão e não nos esclarecer.

Para resolver o assunto, colocámos fusíveis nos quadros para aumentar o Icc, mas ainda não se sabe se sim ou não a terra tinha influência no Icc, simplesmente fizémos-lhe a vontade.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Aproveitem a malha de ferro da construção, para efectuar algumas ligações.

Utilizem soldaduras aluminotérmicas.

Verifiquem que os cabos da rede de terras enterrada não é danificado pelas retroescavadoras.
RMorais85 Escreveu:
parreirajoao Escreveu:Estou de acordo em parte.

Concluindo:

Pois, se diminuiu a resistência de terra ou não, não sabemos, porque quando começámos a executar, o projecto já tinha sido alterado para uma terra unica. Se havia alguma alteração aos quadros eléctricos, quem tinha de alterar era o projectista porque foi ele que alterou o tipo de terra. Mas concordo plenamente, ao unir os piquets por cobre nú, em anel de terra, a resistência total deve ser inferior à obtida com dois piquets isolados, portanto, acho eu, é mais favorável.
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Resumindo: O facto de se ter adoptado a terra única em vez das terras distintas não tem qualquer influência no cálculo do Icc(máx) dos quadros.

Penso que estamos todos de acordo?
RMorais85
Curioso
Curioso

Mensagem por RMorais85 »

Eu, da formação que tenho, acho que não, até prova em contrário :-p
Cumprimentos,

Ricardo Morais
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

RMorais85 Escreveu:Eu, da formação que tenho, acho que não, até prova em contrário :-p
Boas

Concordo.
Deixo uma ligação que pode ajudar.

http://paginas.fe.up.pt/~arminio/cie/Icc3.pdf
Cpt

Rebelo Cruz
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Sim.
amfys Escreveu:Resumindo: O facto de se ter adoptado a terra única em vez das terras distintas não tem qualquer influência no cálculo do Icc(máx) dos quadros.

Penso que estamos todos de acordo?
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

O CT 154 da Schneider é muito bom.

Já vou colocar aqui no forum alguns cálculos que fiz à mão.
rebelocruz Escreveu:
RMorais85 Escreveu:Eu, da formação que tenho, acho que não, até prova em contrário :-p
Boas

Concordo.
Deixo uma ligação que pode ajudar.

http://paginas.fe.up.pt/~arminio/cie/Icc3.pdf
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Atenção que o sistema pelo que percebi não passou de TT para TN. O sistema continua a ser TT mas com uma terra única que deve ter um valor inferior a 1 ohm. Posso estar enganado mas foi o que percebi da questão inicial :!:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53

Mensagem por Duzia12 »

O JoãoOsvaldo tem razão
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

E a não a resistência de terra não vai influenciar nada na determinação das Icc máximas e escolha dos poderes de corte para os quadros eléctricos e protecções que os compõem.

O único caso em que a resistência de terra pode ter influência é num CC fase-terra aos terminais de um gerador em que este pode ser o CC de valor mais elevado o mesmo se passa para transformadores em estrela zigue-zague.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Responder

Voltar para “Dúvidas”