como ligar um bezouro e uma lampada a uma boia
como ligar um bezouro e uma lampada a uma boia
ola,
preciso de ajuda para o seguinte
tenho um bidão que e cheio com resíduos liquidos onde vai ficar um interruptor de boia. esse interruptor vai quando activado vai fazer ligar um sinal luminoso e um besouro. quero que esse besouro tenha um botão para o desligar mas o sinal luminoso tem de continuar activo ate se trocar o bidão.
resumindo: o bidão fica cheio a boia faz ligar a luz e o besouro (para melhor alertar mas incomodativo) carregamos num botão e o besouro cala-s mas a luz continua acesa.
no final tenho 3 bidões com 3 lampadas (respectiva a cada bidão) e um besouro.
ja dei algumas voltas a cabeça e pouco saiu
tenho um bidão que e cheio com resíduos liquidos onde vai ficar um interruptor de boia. esse interruptor vai quando activado vai fazer ligar um sinal luminoso e um besouro. quero que esse besouro tenha um botão para o desligar mas o sinal luminoso tem de continuar activo ate se trocar o bidão.
resumindo: o bidão fica cheio a boia faz ligar a luz e o besouro (para melhor alertar mas incomodativo) carregamos num botão e o besouro cala-s mas a luz continua acesa.
- ezer
- Velha Guarda
- Registado: 04 jan 2008, 22:56
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 10 times
Re: como ligar um bezouro e uma lampada a uma boia
okinawa Escreveu:ola,
A lampada só apaga quando a boia baixar?
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 abr 2007, 22:51
- Been thanked: 3 times
amigo usas um rele a boia é 230 ou 24 v
alimentas a boia quando esta cheio atraca o rele , que por sua vez vai ligar uma luz
a sirene fazes passar antes por um interruptor de corte
a sirene cala-se logo , mas a luz continua acesa só ira apagar quando ficar vazio .
saude
alimentas a boia quando esta cheio atraca o rele , que por sua vez vai ligar uma luz
a sirene cala-se logo , mas a luz continua acesa só ira apagar quando ficar vazio .
saude
papi53
existem montes de soluçoes mas no teu caso usava um relé com contacto auxiliar do género de um circuito de comando estrela triangulo mas com a devida alteraçao para que o besouro acione sem ser preciso presionar nada....o botão de pressao faz o besouro calar-se até ao proximo comando enviado pelas boias.
as lampadas podem ser ligadas directamente á boia de superficie.....
se achares necessario postarei um desenho com a ideia acima descrita.
podes usar uma automato mas para mim tem mais piada construir esses circuitos com relés e contactos auxiliares..
as lampadas podem ser ligadas directamente á boia de superficie.....
se achares necessario postarei um desenho com a ideia acima descrita.
podes usar uma automato mas para mim tem mais piada construir esses circuitos com relés e contactos auxiliares..
- ezer
- Velha Guarda
e se entretanto um dos outros bidões enche sirene já erapapi53 Escreveu:amigo usas um rele a boia é 230 ou 24 v
saude
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 abr 2007, 22:51
- Been thanked: 3 times
toma
- Anexos
-
- ui.png (33.51 KiB) Visto 1757 vezes
papi53
- ezer
- Velha Guarda
Usa um rele EZN003 da Hager em cada bidão, o rele é temporizado ao ligar, controlas o tempo de toque do besouro entr 0.1 e 10h.
Mantêns a lampada a desligar quando a boia baixar.
Mantêns a lampada a desligar quando a boia baixar.
o rele temporizado e a ultima solução, e para obrigar o pessoal a la ir trocar o bidão.
com interruptor não funciona. porque desliga-se e esquece-se de ligar logo na proxima não funciona como ja foi dito.
windstorm pode fazer um esquema tambem tenho algumas duvias que isso funcione.
com interruptor não funciona. porque desliga-se e esquece-se de ligar logo na proxima não funciona como ja foi dito.
- ezer
- Velha Guarda
Então se é para obrigar o pessoal a ir logo ao bidão, se a sirene ficar a ser comandada pelo interruptor da boia, assim que o bidão for trocado a sirene para de tocarokinawa Escreveu:o rele temporizado e a ultima solução, e para obrigar o pessoal a la ir trocar o bidão.
foi o que consegui
a boia faz ligar o 1 rele que liga a luz e o rele temporizado, o rele temporizado fecha durante 0.5s (da um impulso) que por sua vez faz o rele de impulso mudar de estado ligando o besouro. o botão de pressão da um novo impulso que faz desligar a sirene.
inconvenientes
e um pouco complicado de executar (queria colocar tudo numa cx de derivação +- 200x100)
para cada bidão tenho que fazer todo o esquema ate ao besouro.
e tambem não me parece mt fiavel
a boia faz ligar o 1 rele que liga a luz e o rele temporizado, o rele temporizado fecha durante 0.5s (da um impulso) que por sua vez faz o rele de impulso mudar de estado ligando o besouro. o botão de pressão da um novo impulso que faz desligar a sirene.
inconvenientes
e um pouco complicado de executar (queria colocar tudo numa cx de derivação +- 200x100)
para cada bidão tenho que fazer todo o esquema ate ao besouro.
e tambem não me parece mt fiavel
- Anexos
-
- esquema.pdf
- (192.1 KiB) Transferido 157 vezes
Última edição por okinawa em 03 jan 2012, 20:23, editado 1 vez no total.
se o pessoal demorar 5 minutos a trocar os bidões ficam todos mt zangados
ha tiros no ar lol
ha tiros no ar lol
- ezer
- Velha Guarda
O relê pode ser calibrado para tocar o tempo que achar conveniente ( se demorarem muito tempo a trocar, aumenta o tempo de toque)ou então desactiva assim que for trocado o bidãookinawa Escreveu:se o pessoal demorar 5 minutos a trocar os bidões ficam todos mt zangados
ha tiros no ar lol
- Anexos
-
- Boia.docx
- (121.96 KiB) Transferido 139 vezes
desculpe mandar uma mensaguem privada mas n sei colocar as barras azuis foi uma tentativa...
a ideia era mesmo fazer desligar a sirene com um botão
a ideia era mesmo fazer desligar a sirene com um botão
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,
Material necessário por cada recipiente, sem limite de recipientes:
1 Relé miniatura Finder com 1 contacto NA
1 Relé miniatura Finder com 1 NA + 1NF
1 Botoneira com contacto NA
Com este material, para além do besouro e do sinalizador luminoso que já tem, pode montar um esquema de funcionamento que lhe permite que, quando qualquer recipiente atingir o nível máximo liga o sinal luminoso e o besouro.
De seguida poderá suspender o besouro premindo a botoneira, ficando o sinalizador luminoso ligado à espera que seja retirado o líquido.
Se entretanto não for feita a operação anterior (vazamento do líquido) e surgir um nível alto de outro recipiente, o besouro entra novamente em funcionamento, bastando premir a botoneira para o suspender, e por aí fora...
Se for vazado o liquido, o comando volta a zero (sinalizador também desligado).
Parece-me ser isto o pretendido e cabe perfeitamente dentro de uma caixa pequena.
Vou vêr se consigo por aqui o esquema, mas só mais tarde, entretanto pode ir tentando por isto em prática.
ohmico
Material necessário por cada recipiente, sem limite de recipientes:
1 Relé miniatura Finder com 1 contacto NA
1 Relé miniatura Finder com 1 NA + 1NF
1 Botoneira com contacto NA
Com este material, para além do besouro e do sinalizador luminoso que já tem, pode montar um esquema de funcionamento que lhe permite que, quando qualquer recipiente atingir o nível máximo liga o sinal luminoso e o besouro.
De seguida poderá suspender o besouro premindo a botoneira, ficando o sinalizador luminoso ligado à espera que seja retirado o líquido.
Se entretanto não for feita a operação anterior (vazamento do líquido) e surgir um nível alto de outro recipiente, o besouro entra novamente em funcionamento, bastando premir a botoneira para o suspender, e por aí fora...
Se for vazado o liquido, o comando volta a zero (sinalizador também desligado).
Parece-me ser isto o pretendido e cabe perfeitamente dentro de uma caixa pequena.
Vou vêr se consigo por aqui o esquema, mas só mais tarde, entretanto pode ir tentando por isto em prática.
ohmico