Instalação em 220v e 110v

Responder
Anjos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 ago 2009, 12:14

Instalação em 220v e 110v

Mensagem por Anjos »

Olá e bom ano.

Tenho aqui um serie de duvidas para as quais gostava de ter opiniões construtivas.

É possivel ou "inteligente" ter num mesmo espaço (casa) alimentações para 220v e 110v?
A Certiel certifica um instalação em 110v junto com uma de 220v?
Como pode o Q.E. ter duas tensões, terá de haver um transformador/conversor de 220v para 110v, certo?

Tenho muitas outras perguntas por causa desta tema, será que alguem conhece um sitio onde posso tirar mais informações sobre esta questão dos 220/110v?

Obrigado desde já.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Instalação em 220v e 110v

Mensagem por parreirajoao »

Anjos Escreveu:Olá e bom ano.

Tenho aqui um serie de duvidas para as quais gostava de ter opiniões construtivas.

É possivel ou "inteligente" ter num mesmo espaço (casa) alimentações para 220v e 110v?

Sim.

A Certiel certifica um instalação em 110v junto com uma de 220v?

Sim.

As instalações que carecem de certificação pela CERTIEL são as do tipo C (em BT, ou seja <=1000V), previstas no decreto-lei n.º 101/2007, de 2 de Abril, onde se incluem as fontes centrais de segurança ou socorro até 100 kVA, as instalações colectivas e as redes particulares de distribuição estabelecidas em condomínios fechados.

Como pode o Q.E. ter duas tensões, terá de haver um transformador/conversor de 220v para 110v, certo?

Sim, um transformador 220/110V.

Tenho muitas outras perguntas por causa desta tema, será que alguem conhece um sitio onde posso tirar mais informações sobre esta questão dos 220/110v?

É uma questão de diferentes valores de tensão. Não vejo qual é a sua dúvida. Mas pode colocar aqui todas as dúvidas que quiser que nós responderemos ASAP.

Obrigado desde já.
Responder

Voltar para “Dúvidas”