Ligação de terra a todos os painéis?
Ligação de terra a todos os painéis?
Estou a instalar um sistema de micro-produção em minha casa.
É necessário que todos os painéis (individualmente) sejam ligados a um condutor de 4mm2 de cobre para terra ou esta ligação é suficiente à estrutura se esta garantir boa ligação com os painéis?
A minha casa tem o contador na fachada o que já é dentro de muros(e portões). Portinhola nem tenho. Serei obrigado a mover tudo para o muro da propriedade ou poderei simplesmente adicionar a portinhola e novo contador na fachada?
Obrigado!
É necessário que todos os painéis (individualmente) sejam ligados a um condutor de 4mm2 de cobre para terra ou esta ligação é suficiente à estrutura se esta garantir boa ligação com os painéis?
A minha casa tem o contador na fachada o que já é dentro de muros(e portões). Portinhola nem tenho. Serei obrigado a mover tudo para o muro da propriedade ou poderei simplesmente adicionar a portinhola e novo contador na fachada?
Obrigado!
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 10 mar 2008, 13:48
Re: Ligação de terra a todos os painéis?
nunojpg Escreveu:Estou a instalar um sistema de micro-produção em minha casa.
Obrigado!
Boa tarde.
Tanto quanto sei, embora não muito esteja muito informado sobre esse assunto, o importante é garantir a boa ligação do condutor de protecção em toda a estrutura.
Olá.
Tanto quanto sei, e uma vez que também estou a instalar um sistema desses, tudo o que for de acesso à EDP, terá que estar com visibilidade e acesso ao exterior. Ou seja, no muro ou poste do proprietário virado para a rua.
Tanto quanto sei, e uma vez que também estou a instalar um sistema desses, tudo o que for de acesso à EDP, terá que estar com visibilidade e acesso ao exterior. Ou seja, no muro ou poste do proprietário virado para a rua.
Amigo,
Mete todos os modulos ligados entre si TODOS.
Depois liga da estrutura aos modulos só assim estará completamente livre de chatices
relativamente a tudo posto na fachada..
julgo que o contador já existente não é necessário (tenho quase a certeza) agora Portinhola e novo contador, não tens hipótese tem de estar no limite da propriedade
cmpts
Mete todos os modulos ligados entre si TODOS.
Depois liga da estrutura aos modulos só assim estará completamente livre de chatices

relativamente a tudo posto na fachada..
julgo que o contador já existente não é necessário (tenho quase a certeza) agora Portinhola e novo contador, não tens hipótese tem de estar no limite da propriedade
cmpts
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
só terá que colocar no muro da entrada se fizer alterações(por exemplo , aumento de potencia superior aquele que tiver no projecto ou na ficha electrotecnica)
Jaime Reis
- DomingosX
- Velha Guarda
- Registado: 10 jan 2009, 23:28
- Been thanked: 1 time
Em anexo envio a DMA da Edp para as ligações de ramais & murete técnico, com o dimensionamento de cabos para ramais de distribuição de EE.
Domingos Morgado
Engenheiro Electrotécnico
- Anexos
-
- EDP LIGAÇÃO À RESP.pdf
- (689.54 KiB) Transferido 483 vezes
-
- Registado: 08 mar 2013, 22:00
BOAS!
O QUE AS REGRAS TÉCNICAS DAS INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS DE BAIXA TENSÃO NA SECÇÃO 543.3.5 NOS DIZEM É QUE OS CONDUTORES DE PROTECÇÃO DEVERÃO TER CONTINUIDADE ELÉCTRICA E MECÂNICA PERFEITAMENTE ASSEGURADA AO LONGO DE TODO O SEU PERCURSO, NÃO DEVENDO TER PARTES METÁLICAS INTERCALADAS EM SERIE COM ELES. E NÃO TE ESQUEÇAS QUE NÃO AS MASSAS NÃO DEVEM ULTRAPASSAR OS 100 HOMS. QUANTO A PORTINHOLA TERÁS QUE COLOCAR UMA PORTINHOLA DE CONSUMO/PRODUÇÃO ( PC/P ) E DOIS CONTADORES DE CONSUMO E DE PRODUÇÃO QUE PODE FICAR DO LADO DE DENTRO DO MURO.
O QUE AS REGRAS TÉCNICAS DAS INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS DE BAIXA TENSÃO NA SECÇÃO 543.3.5 NOS DIZEM É QUE OS CONDUTORES DE PROTECÇÃO DEVERÃO TER CONTINUIDADE ELÉCTRICA E MECÂNICA PERFEITAMENTE ASSEGURADA AO LONGO DE TODO O SEU PERCURSO, NÃO DEVENDO TER PARTES METÁLICAS INTERCALADAS EM SERIE COM ELES. E NÃO TE ESQUEÇAS QUE NÃO AS MASSAS NÃO DEVEM ULTRAPASSAR OS 100 HOMS. QUANTO A PORTINHOLA TERÁS QUE COLOCAR UMA PORTINHOLA DE CONSUMO/PRODUÇÃO ( PC/P ) E DOIS CONTADORES DE CONSUMO E DE PRODUÇÃO QUE PODE FICAR DO LADO DE DENTRO DO MURO.
Cumprimentos
Henrique Nuno
Henrique Nuno
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
No seu interesse, para não ser mal interpretado pelos utentes deste forum, deve escrever normal, e não tudo em maiúsculas, senão alguém lhe vai gritar aos houvidos
No seu interesse, para não ser mal interpretado pelos utentes deste forum, deve escrever normal, e não tudo em maiúsculas, senão alguém lhe vai gritar aos houvidos

HENRIQUE NUNO Escreveu:BOAS!
Cpts.
Energy
Energy
Boas.
As ligações acabam por ser simples de fazer. Basta usar terminais de olhal, cravados e pequenos pedaços de fio multifilar de 4mm2. Os terminais ligam os paineis, uns aos outros, apertados por parafuso e porca. Apesar dos paineis estarem fixos numa estrutura, também toda ela metálica, é necessário, como já aqui foi dito, garantir a liagação de todos os paineis à terra . (apenas participei para enviar uma imagem ilucidativa dessas ligações)
Quanto à caixa de portinhola e contador, já está respondido.
Cumps
As ligações acabam por ser simples de fazer. Basta usar terminais de olhal, cravados e pequenos pedaços de fio multifilar de 4mm2. Os terminais ligam os paineis, uns aos outros, apertados por parafuso e porca. Apesar dos paineis estarem fixos numa estrutura, também toda ela metálica, é necessário, como já aqui foi dito, garantir a liagação de todos os paineis à terra . (apenas participei para enviar uma imagem ilucidativa dessas ligações)
Quanto à caixa de portinhola e contador, já está respondido.
Cumps
-
- Registado: 07 mai 2013, 10:20
A ligação terra tem de ser efectuada no mínimo a 4mm2 desde um barramento terra de um quadro da instalação eléctrica do edificio até ao quadro AC do fotovoltaico e deste partem os condutores terra a 4mm2 até a um borne redondo de aperto não isolado fixado na estrutura. Deste borne interliga para um painel fotovoltaico e depois são efectuadas as pontes equipotenciais entre todos os paineis.
Saudações cordiais .
A instalação convém ter boas massas para prevenir futuras avarias. A segurança é muito importante.
Por vezes perde-se um tempo infindável á procura de uma avaria e é uma massa desapertada ou a falta dela.
Força nesse projecto.
A instalação convém ter boas massas para prevenir futuras avarias. A segurança é muito importante.
Por vezes perde-se um tempo infindável á procura de uma avaria e é uma massa desapertada ou a falta dela.
Força nesse projecto.

O careca de barba branca disse-me :
"Na electrónica,tal como na vida, os problemas resumem-se na sua origem á falta de ... massa"
De se tirar o chapéu...
"Na electrónica,tal como na vida, os problemas resumem-se na sua origem á falta de ... massa"
De se tirar o chapéu...

Será suficiente o fio terra de 4mm para um sistema composto por 9 paineis de 100w?
Já está a funcionar á 3 anos,mas tenho-me descuidado neste assunto.
Já está a funcionar á 3 anos,mas tenho-me descuidado neste assunto.
Boas
Para equipotencialidades é suficiente 4 mm ,
ex. micros até 30 paineis sempre fiz a 4 mm e com inspeções .
Para equipotencialidades é suficiente 4 mm ,
ex. micros até 30 paineis sempre fiz a 4 mm e com inspeções .