Interruptor Diferencial - Pergunta eventualmente estúpida

Responder
csda
Curioso
Curioso
Registado: 24 out 2011, 16:19

Interruptor Diferencial - Pergunta eventualmente estúpida

Mensagem por csda »

Caros,

começo por pedir desculpa pois tenho a sensação que a minha pergunta é meio cretina, mas cá vai:

é normal que, com um circuito desligado, quando o cabo de neutro toca no cabo de terra o meu ID instalado no geral dispare? se sim, porquê?

sempre pensei que o ID só disparava quando a corrente que atravessa a fase e o neutro n fosse igual... mas se o circuito está cortado a corrente que passa na fase é zero e no neutro, apesar de n estar cortado, zero deveria ser...

Se alguém tiver paciência para me explicar agradecia muito.

Um abraço
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Re: Interruptor Diferencial - Pergunta eventualmente estúpid

Mensagem por Duzia12 »

É normal sim senhor Contato neutro/Terra se o Neutro tiver tensão´há um retorno e o diferencial dispara, isso é avaria a montante, na rede da EDP e avaria tua por ligares o neutro ao Terra.
csda
Curioso
Curioso

Mensagem por csda »

Duzia12 Escreveu:É normal sim senhor Contato neutro/Terra se o Neutro tiver tensão´há um retorno e o diferencial dispara, isso é avaria a montante, na rede da EDP e avaria tua por ligares o neutro ao Terra.
humm..
obrigado pela resposta.
eu não liguei o neutro à terra, simplesmente enquanto estava a mudar tomadas na zona do circuito q estava fechado eles acabam por tocar um no outro..
mas n era suposto o neutro não estar em tensão?
avaria da EDP em que medida?

abraço
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

A rede da EDP, nomeadamente a iluminação pública, os balastros têm fugas à terra e logo faz-se o retorno pelo neutro e o neutro apresenta tensão, noutros casos apresenta uma tensão falsa à terra que pode ser uma fuga através de um balastro da imstação do requerente atraves e um grande impedância à terra que não é suficiente para disparar o diferencial, mas isso noutro quadro a montante ou doutra secção. Neste caso se houver contacto neuutro/terra o diferencial dispara
csda
Curioso
Curioso

Mensagem por csda »

Duzia12 Escreveu:A rede da EDP, nomeadamente a iluminação pública, os balastros têm fugas à terra e logo faz-se o retorno pelo neutro e o neutro apresenta tensão, noutros casos apresenta uma tensão falsa à terra que pode ser uma fuga através de um balastro da imstação do requerente atraves e um grande impedância à terra que não é suficiente para disparar o diferencial, mas isso noutro quadro a montante ou doutra secção. Neste caso se houver contacto neuutro/terra o diferencial dispara
ok, muito obrigado.
então pelo que percebo n tenho nada com que me preocupar..

um abraço
smax
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 mar 2008, 13:48

Mensagem por smax »

csda Escreveu:
Duzia12 Escreveu:A rede da EDP, nomeadamente a iluminação pública, os balastros têm fugas à terra e logo faz-se o retorno pelo neutro e o neutro apresenta tensão, noutros casos apresenta uma tensão falsa à terra que pode ser uma fuga através de um balastro da imstação do requerente atraves e um grande impedância à terra que não é suficiente para disparar o diferencial, mas isso noutro quadro a montante ou doutra secção. Neste caso se houver contacto neuutro/terra o diferencial dispara
ok, muito obrigado.
então pelo que percebo n tenho nada com que me preocupar..

um abraço

O interruptor diferencial só protege contra fugas de corrente entre "N" e terra ou "L" e terra. Isto para evitar choques electricos por contacto directo ou indirecto.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Se o neutro não tiver tensão, ou pelo menos muito baixa, o conatato neutro/terra não faz nada disparar o diferencial só uma corrente de defeito na maioria dos casos 0,3 A o que implica uma impedância da malha de adequada, façam as contas.

U=12 V Logo R=12/0,3=40 Ohms

U=6 V Logo R=6/0,3 = 20 Ohms
Última edição por Duzia12 em 02 jan 2012, 19:15, editado 2 vezes no total.
csda
Curioso
Curioso

Mensagem por csda »

Duzia12 Escreveu:Se o neutro não tiver tensão, ou pelo menos muito baixa, o conatato neutro/terra não faz nada disparar o diferencial só uma corrente de defeito na maioria dos casos 0,3 A o que implica uma resistência de terra adequada, façam as contas.

Alguém sabe?
Eu claramente n sei.
A questão é exactamente essa, "se o neutro estiver em tensão". Eu, provavelmente mal, imaginaria que estando o disjuntor aberto que n teria tensão, também no neutro, até pq ando lá a mexer. Por isso ter achado estranho esse disparar do ID de 0,3 A.
Fiquei com a impressão que teria qq problema com a terra.
Vendo bem as coisas até indica que a terra está a funcionar, n? (prédio antigo com a terra ligada à canalização de água)
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Isso da canalização da água é que é perigoso, mas.....,
csda
Curioso
Curioso

Mensagem por csda »

Duzia12 Escreveu:Isso da canalização da água é que é perigoso, mas.....,
está longe de ser o ideal... mas apenas sou arrendatário de uma fracção de um prédio. não posso ser eu a meter terra no prédio... já muito fiz eu pela electricidade daquela casa =)
de qualquer maneira, se não estou em erro, o regulamento prevê este tipo de ligações.

um abraço
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Terra1.png
Terra1.png (74.63 KiB) Visto 1002 vezes

Terra2.png