Ligação do primário do DDC

Responder
San2s
Curioso
Curioso
Registado: 26 dez 2007, 00:34

Ligação do primário do DDC

Mensagem por San2s »

Desculpem-me a ignorância!

Segundo instruções lidas no Manual ITED, às 4 tomadas disponíveis no Primário do DDC num ATI, são ligados:
1 par na tomada 1 (terminais 4 e 5)
1 par na tomada 2 (terminais 4 e 5)
2 pares na tomada 3 (terminais 4 e 5 e 3 e 6)
não se liga nada na tomada 4.

Eu sei que não percebo nada disto, mas quando se vai depois ligar o secundário, não deveríamos ficar com disponibilidade dos 4 pares em cada tomada? Desta forma se ligarmos por exemplo, da tomada 1 do primário à tomada 1 do secundário, não estamos a utilizar apenas 1 par? Não deveríamos utilizar os 8 condutores?

Perdoem lá a um curioso.

Ah, e já agora: e quais dos pares é que são ligados? É à toa? O manual só diz que se liga 1 par na tomada 1 (e qual par é que deve ser ligado?)
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: Ligação do primário do DDC

Mensagem por Varejo »

San2s Escreveu:Desculpem-me a ignorância!

Segundo instruções lidas no Manual ITED, às 4 tomadas disponíveis no Primário do DDC num ATI, são ligados:
1 par na tomada 1 (terminais 4 e 5)
1 par na tomada 2 (terminais 4 e 5)
2 pares na tomada 3 (terminais 4 e 5 e 3 e 6)
não se liga nada na tomada 4.

Eu sei que não percebo nada disto, mas quando se vai depois ligar o secundário, não deveríamos ficar com disponibilidade dos 4 pares em cada tomada? Desta forma se ligarmos por exemplo, da tomada 1 do primário à tomada 1 do secundário, não estamos a utilizar apenas 1 par? Não deveríamos utilizar os 8 condutores?

Perdoem lá a um curioso.

Ah, e já agora: e quais dos pares é que são ligados? É à toa? O manual só diz que se liga 1 par na tomada 1 (e qual par é que deve ser ligado?)
Boas, tens sempre 4 pares em cada tomada, agora os equipamentos é que precisam ou não deles, o telefone só usa os 2 do meio, se for em rede ethernet 100mbps usa 4 fios, se for ethernet gigabit é que usa os 8 fios, isto falando já em rede informática com os cabos a vir do modem/router ou switch, se for telefone usa apenas os 2 fios da tomada falando sempre no secundário, em relação á sequência de pares no cabo é sempre:

par 1: branco/azul azul
par 2: branco/laranja laranja
par 3: branco/verde verde
par 4: branco/castanho castanho

:wink:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
San2s
Curioso
Curioso

Mensagem por San2s »

Agradecido, Varejo.

Penso ter já percebido o essencial.
Vou recapitular o que percebi, a ver se está correcto:~

1. Quando no primário se liga na tomada 1 um par nos terminais 4 e 5, está a prever-se a possibilidade de termos através daquela tomada o acesso a um operador de telefone;

2. a mesma coisa na tomada nº 2;

3. No caso da 3ª tomada do primário (2 pares ligados nos terminais 4 _5 e 3_6) deve servir para um operador de
ethernet 100mbps;

4. Agora supondo que eu liguei o par azul azul/branco na tomada 1, como é que mais tarde, quando o operador vier ligar na CEMU sabe como tenho eu ligado no ATI?

Desde já muito agradecido pelos vossos esclarecimentos.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

San2s Escreveu:Agradecido, Varejo.

Penso ter já percebido o essencial.
Vou recapitular o que percebi, a ver se está correcto:~

1. Quando no primário se liga na tomada 1 um par nos terminais 4 e 5, está a prever-se a possibilidade de termos através daquela tomada o acesso a um operador de telefone;

2. a mesma coisa na tomada nº 2;

3. No caso da 3ª tomada do primário (2 pares ligados nos terminais 4 _5 e 3_6) deve servir para um operador de
ethernet 100mbps;

4. Agora supondo que eu liguei o par azul azul/branco na tomada 1, como é que mais tarde, quando o operador vier ligar na CEMU sabe como tenho eu ligado no ATI?

Desde já muito agradecido pelos vossos esclarecimentos.
Boas, resposta pelos pontos:

1. correcto

2. correcto

3. a terceira tomada no primário serve para operadores em WFA, e ethernet é a rede que tens em casa quando tens 1 modem/router a receber ADSL através da linha telefónica e depois interliga 1 ou mais computadores na tua casa.

4. as regras técnicas são iguais para todos!!!

P.s como tens acesso á internet ???
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
San2s
Curioso
Curioso

Mensagem por San2s »

Mais uma vez, estou grato pela ajuda.

Quanto ao ponto 4., eu ainda nao entendi se existe uma regra que determine
que pares sao ligados nas tomadas 1. 2. e 3. No manual ITED nao encontrei a especificaçao de quais os pares a ligar. Daí eu nao saber ainda que cores ligo no primário.

Em casa, recebo internet via netvisao e móvel TMN.

No trabalho, recebo via ADSL.

Cumprimentos.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

San2s Escreveu:Mais uma vez, estou grato pela ajuda.

Quanto ao ponto 4., eu ainda nao entendi se existe uma regra que determine
que pares sao ligados nas tomadas 1. 2. e 3. No manual ITED nao encontrei a especificaçao de quais os pares a ligar. Daí eu nao saber ainda que cores ligo no primário.

Em casa, recebo internet via netvisao e móvel TMN.

No trabalho, recebo via ADSL.

Cumprimentos.
Boas, 1º o codigo de cores é igual para todos inclusive no manual está o codigo de cores no anexo 5.
2. na netvisão tens o modem que depois vai 1 cabo para o computador que deve ser RJ45 e essa ligação chama-se ethernet 100mbps portanto se colocares o modem no ATI e pc na sala vais utilizar essa tomada como ethernet por isso colocamos no ITED infrastutura cat.5E no minimo para poder servir decabo de rede informática.
San2s
Curioso
Curioso

Mensagem por San2s »

Mais um das minhas eternas dúvidas:

TEnho ATI 16 saídas com 2 TAP.
Queria ligar assim:
TAP 1: MATV!
TAP 2: CATV!
Pretendo instalar também uma antena parabólica.

•Como apenas tenho 2 TAP, o SMATV vai directo a uma das tomadas cliente sem passar no TAP?

Bom, daqui a nada já domino estas terminologias.
TAP, SMATV, DDC, : )

Cumprimentos,

Alcino Santos
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

San2s Escreveu:Mais um das minhas eternas dúvidas:

TEnho ATI 16 saídas com 2 TAP.
Queria ligar assim:
TAP 1: MATV!
TAP 2: CATV!
Pretendo instalar também uma antena parabólica.

•Como apenas tenho 2 TAP, o SMATV vai directo a uma das tomadas cliente sem passar no TAP?

Bom, daqui a nada já domino estas terminologias.
TAP, SMATV, DDC, : )

Cumprimentos,

Alcino Santos
Boas, o sat. entra no tap MATV desde a parabolica e antenas, os ATI são preparados para SMATV, portanto esse tap MATV na realidade deve ser SMATV, no tap deve dizer a frequencia se tiver 2150mhz é porque dá para SMATV!!
San2s
Curioso
Curioso

Mensagem por San2s »

Mais uma vez, muito obrigado.
Amanhã vou para a obra entreter-me e ver se não faço por lá muita asneira.

TEnho lá o ATI e vou verificar essas características.

Se quiser aparecer, terei todo o prazer em lhe pagar o almoço... entretanto
trocaríamos umas opiniões.

Cumprimentos.
Alcino Santos
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”