O corredor do meu apartamento tem duas zonas de iluminação com 2 + 5 focos normais de halogenio de 220V/50W. Ambas as zonas têm comutadores de escada, no primeiro caso apenas dois interruptores e no segundo 4 interruptores comutadores de escada para 5 lampadas, o que provavelmente significa que deverão existir alguns inversores pelo meio.
Para poupar energia adquiri online um conjunto de focos led "made in china" que funcionam perfeitamente quando estão ligados em locais sem comutador de escada, mas nas duas zonas acima descritas quando estão desligados notei que no caso da primeira zona de 2 focos os leds dos focos não se desligam completamente ficando com uma luz muito ténue acesa.
O mesmo "fenómeno" se passa na zona dos 5 focos, mas neste caso apenas um dos focos (o do meio) apresenta luz residual, mais forte do que os dois primeiros individualmente, quando está desligado.
Parece-me que tenho algum problema na instalação que está a causar este "retorno" e que por os leds serem baratuscos e muito sensíveis, tenho este efeito que nas lampadas de halogeno não se notava por estas precisarem de mais corrente para se iluminarem.
Será problemas com o neutro de cá de casa?
Agradecia a Vossa ajuda para identificar ou apontar formas de descobrir a causa e resolver este problema.
Obrigado.
--
Paulo Câmara