urgente. carteira profissional

mlpk
Curioso
Curioso
Registado: 30 dez 2011, 01:12

urgente. carteira profissional

Mensagem por mlpk »

boa noite.
estou uma bocado a leste precisava, urgentemente, dumas luzes

eu tenho o curso tecnico profissinal de mecatronica nivel 3 da U.E (equivalencia 12 ano)
acabei o curso em 2006

agora estou prestes a entrar numa nova empresa, e pedem me a carteira de eletricista

eu tenho diploma do curso
tenho certificado da prova da aptidao profissional (PAP),que fiz na escola
tenho certificado de trabalho da empresa onde ja trabalhei, onde comprova que desempenhava funçao de electricista

o que preciso de fazer para obter a carteira de electricista?
nao consigo entender onde me dirigir porque ja nao existe DGE
e nao entendo se a carteira profissional de electricista.... e actualmente o CAP.... ou se preciso do CAP pa ter a carteira de electrcista.... ou se tenho que estar registado na DGEG para poder ter a carteira...
alguem tem umas luzes?

ja li alguns topicos neste forum relacionados
mas... nem por isso me tirou as duvidas

desde ja obrigado
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: urgente. carteira profissional

Mensagem por nelmindo »

Existe DGE, tem é outro nome mais pomposo: DGEG (direcção geral de energia e geologia), embora o sitio da internet aponte para outro nome criado por algum iluminado da função pública, como é costume (direcção geral da geologia e energia): http://www.dgge.pt/
mlpk
Curioso
Curioso

Mensagem por mlpk »

ok... tem razao
inda hoje de manha telefonei pa la
e indicaram me outro numero porque disseram me que nao era ali que devia tratar disso

tive 30min a espera pa falar com alguem e desisti
alguem me sabe adiantar alguma coisa?
sei que atraves do sindicato eles me passam um papel qualquer... nao sei ao certo e o que e esse papel.
sera o cap?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, para inscrição como técnico responsável é na DRE (direcção regional de energia) da tua área de residência.
Para carteira profissional de electricista é com o sindicato.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
mlpk
Curioso
Curioso

Mensagem por mlpk »

ah.. ok. ja entendi muito obrigado
entao e o CAP afinal onde se tira ? e pa que serve?
smax
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 mar 2008, 13:48

Mensagem por smax »

mlpk Escreveu:ah.. ok. ja entendi muito obrigado

Boa Tarde!
Junto do Sindicato não resolve nada. Passe primeiro pela DGEG, e exponha-lhes a sua situa. Perderá menos tempo assim.
Na pior das situações poderam encaminha-lo para alguma formação.
Espero ter ajudado
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

smax Escreveu:
mlpk Escreveu:ah.. ok. ja entendi muito obrigado

Boa Tarde!
Junto do Sindicato não resolve nada. Passe primeiro pela DGEG, e exponha-lhes a sua situa. Perderá menos tempo assim.
Na pior das situações poderam encaminha-lo para alguma formação.
Espero ter ajudado
Boas,

Sindicato = carteira profissional
DRE = Inscrição como técnico responsável.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, mais um pormenor, julgo que técnico de mecatrónica não dá para inscrever na DRE como técnico responsável por instalações eléctricas, mas é uma questão de falar com eles e confirmar!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Varejo Escreveu:Boas, mais um pormenor, julgo que técnico de mecatrónica não dá para inscrever na DRE como técnico responsável por instalações eléctricas, mas é uma questão de falar com eles e confirmar!
Apenas depende do curso. Só ele é que podem dizer, depende da portaria do curso.
mlpk
Curioso
Curioso

Mensagem por mlpk »

ja falei com a dgeg tenho de mandar uma copia do meu diploma pa la pa saber se da pa me increver

amanha vou ao sindicato fazer a carteira profissional

na empresa pa onde vou pediram me a carteira profissional....
sera que o que o sindicato me vai passar e o suficiente??????????????????????
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

mlpk Escreveu:ja falei com a dgeg tenho de mandar uma copia do meu diploma pa la pa saber se da pa me increver

Boas
À uns anos atrás a carteira profissional emitida pelo sindicato, (Carta de Electricista) descriminava as várias especialidades para as quais o electricista estava apto a desenpenhar, não sei se ainda é o caso.
Penso que era uma duzia de especialidades, concerteza os teus conhecimentos se enquadram em algumas dessas especialidades.
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

ENERGY Escreveu:
mlpk Escreveu:ja falei com a dgeg tenho de mandar uma copia do meu diploma pa la pa saber se da pa me increver

Boas
À uns anos atrás a carteira profissional emitida pelo sindicato, (Carta de Electricista) descriminava as várias especialidades para as quais o electricista estava apto a desenpenhar, não sei se ainda é o caso.
Penso que era uma duzia de especialidades, concerteza os teus conhecimentos se enquadram em algumas dessas especialidades.

Boas,

É verdade, há uns anos atrás existiam carteiras profissionais que eram emitidas pelos sindicatos, agora que eu saiba não existem.

A carteira profissional era emitida com base numa declaração, onde constava que o trabalhador se encontrava ao serviço de uma empresa e acategoria com que tinha sido admitido, passada pela entidade empregadora.

Como é evidente as carreiras de electricista costumavam começar por baixo, aprendiz ou ajudante, à excepção de quem tinha os antigos cursos industriais, ou curso de electricidade da escola de Paço de Arcos (exército ou força aérea), ou o da marinha (salvo erro Alfeite), que nestes casos tinham de ser admitidos com a categoria de pré-oficial.

Era aos casos referidos que era atribuida a especialidade XII, todas as outras especialidades estavam ligadas à actividade das empresas onde o electricista trabalhava, dependendo portanto da maior ou menor abrangência da actividade da ou das empresas onde se trabalhava.

A promoção na carreira, era feita de forma automática até oficial de 2ª, ficando a promoção a oficial de 1ª dependente da necessidade de declaração de dois oficiais de 1ª como proponetes ou em alternativa de exame solicitado ao sindicato, pelo interessado.

Claro que era perfeitamente possível chegar ao topo da carreira (chefe de equipa / encarregado) sem nunca ter estado inscrito na DGE pois isso só se tornava necessário para a construção civil.

É evidente, que ninguém pode garantir que estas regras eram sempre respeitadas e relativamente à inscrição na DGE, a seguir ao 25 de abril, foram abertas as portas e foram inscritos como Técnicos Responsáveis indivíduos que nem sequer sabiam a lei de Ohm.

Hoje em dia, em minha opinião, o facto de um indivíduo estar inscrito como Técnico Responsável, continua a não atestar nada, e não me parece que qualquer empresa minimamente idónea esteja preocupada com esse pormenor, a menos que seja na área da C.C.

Moral da estória, só têm que aguardar pela concretização dos certificados profissionais Europeus.

ohmico
mlpk
Curioso
Curioso

Mensagem por mlpk »

carteira profissional tratada hoje no sindicato
pa semana em principio vem ter a casa
no verso continua a vir discriminada a categoria

agora so falta inscrever na dgeg
tenho de mandar pa la a copia do diploma

curso de mecatronica a muitos... e poucos sao como o meu
os que vieram a seguir ao meu nenhum foi tao completo e aprofundado
e nao se trata de mecatronica automovel.
so espero que o numero da portaria consiga diferenciar o meu dos outros

no meu curso dei tudo desde fazer a planta do edificio , como fazer os variados caculos, como fazer a sua instalaçao e representaçao esquematica etc

alias a minha PAP foi o projecto de um predio 3andares mais sotao e garagens. fiz tudo desde calculo de numero de lampadas tendo em conta o tipo de iluminaçao ,a cor da lapada assim como a sua potencia etc, secçao dos condutores. X numero de tomadas e de lampadas por circuito. proteçoes.... todos os esquemas. etc

por isso nao vejo o porque de dizerem que o meu curso nao da pa inscrever na dgeg

ate pode ser que nao.... mas nao tem logica

durant o curso sempre me disseram que podia fazer esse trabalho. so nao o podia assinar por nao tava inscrito(na altura nao me recordo onde era)

vou tentar falar com eles. logo se ve
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, eu respondi que poderia não dar para inscrever na DRE por ter consultado o site da ANQ!

Técnico de Mecatrónica

Para o exercício da profissão de Técnico de Mecatrónica é fundamental adquirir uma qualificação profissional de nível 3
na respectiva saída profissional, correspondente à área de educação e formação de Electrónica e Automação (523), que
se pode obter através da frequência e conclusão de um curso profissional.
• Condições de acesso a esta formação: ter concluído o 9º ano de escolaridade em qualquer modalidade de educação e formação.
• A certificação que obtém: uma dupla certificação após a conclusão do curso - o diploma do 12º ano de nível secundário
de educação e o certificado de qualificação profissional de nível 3.

Técnico de Instalações Eléctricas

Para o exercício da profissão de Técnico de Instalações Eléctricas é fundamental adquirir uma qualificação profissional de
nível 3 na respectiva saída profissional, correspondente à área de educação e formação de Electricidade e Energia (522),
que se pode obter através da frequência e conclusão de um curso profissional ou de um curso de aprendizagem. Sendo
uma profissão regulamentada é ainda necessário realizar a inscrição na Direcção-Geral de Geologia e Energia (DGGE).
• Condições de acesso a esta formação: ter concluído o 9º ano de escolaridade em qualquer modalidade de educação e formação.
• A certificação que obtém: uma dupla certificação após a conclusão do curso - o diploma do 12º ano de nível secundário
de educação e o certificado de qualificação profissional de nível 3 - e ainda autorização para inscrição na DGGE.

http://mp.novasoportunidades.gov.pt/mundodasprofissoes/ guia das profissões >>> PDF
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

mlpk Escreveu:carteira profissional tratada hoje no sindicato
pa semana em principio vem ter a casa
no verso continua a vir discriminada a categoria

agora so falta inscrever na dgeg
tenho de mandar pa la a copia do diploma

curso de mecatronica a muitos... e poucos sao como o meu
os que vieram a seguir ao meu nenhum foi tao completo e aprofundado
e nao se trata de mecatronica automovel.
so espero que o numero da portaria consiga diferenciar o meu dos outros

no meu curso dei tudo desde fazer a planta do edificio , como fazer os variados caculos, como fazer a sua instalaçao e representaçao esquematica etc

alias a minha PAP foi o projecto de um predio 3andares mais sotao e garagens. fiz tudo desde calculo de numero de lampadas tendo em conta o tipo de iluminaçao ,a cor da lapada assim como a sua potencia etc, secçao dos condutores. X numero de tomadas e de lampadas por circuito. proteçoes.... todos os esquemas. etc

por isso nao vejo o porque de dizerem que o meu curso nao da pa inscrever na dgeg

ate pode ser que nao.... mas nao tem logica

durant o curso sempre me disseram que podia fazer esse trabalho. so nao o podia assinar por nao tava inscrito(na altura nao me recordo onde era)

vou tentar falar com eles. logo se ve

Boas,

Acha que alguém o vai preferir por ter uma carteira profissional passada pelo sindicato?

É evidente que durante esses cursos têm que convencer quem os frequenta, e aí, pelo modo como reage, o resultado foi conseguido.

Mais importante que a carteira profissional, será poder demonstrar as empresas onde trabalhou e os trabalhos em que esteve envolvido, e para isso, deve é tratar de pegar em qualquer trabalho desta área.

Nos tempos que correm, há uma febre muito grande em colecionar formações e papeis, quando na prática se verifica que as empresas estão pouco preocupadas com isso e mais preocupadas com o saber fazer.

Está tudo errado, andam a enganar os formandos com cursos de papel e lápis, prometendo-lhes transformá-los, a todos, em projectistas de secretária, quando o que devia ser ensinado era o executar com perfeição e segundo as regras da arte (que é coisa rara hoje) os projectos feitos por quem de direito.

Andamos todos a atropelar-nos uns aos outros, os electricistas a quererem ser engenheiros e os engenheiros a querer ser electricistas.

Desculpe o desabafo mas o culpado é o sistema de ensino que continuamos a ter.

ohmico
Responder

Voltar para “Legislação Técnica”