como ligar um rele de alternancia

papi53
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 abr 2007, 22:51
Been thanked: 3 times

como ligar um rele de alternancia

Mensagem por papi53 »

boas estou com uma duvida em relação em ligar um rele de alternância mosal para dois presostatos de 2 motores de um compressor de ar de serviço
alguém me podias dar uma dica
papi53
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: como ligar um rele de alternancia

Mensagem por ENERGY »

papi53 Escreveu:boas estou com uma duvida em relação em ligar um rele de alternância mosal para dois presostatos de 2 motores de um compressor de ar de serviço
Boas
Será que não é algo parecido com isto que procuara.
Anexos
RELÉ DE ALTERNANCIA.pdf
(298.63 KiB) Transferido 538 vezes
Cpts.
Energy
papi53
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por papi53 »

é isso mesmo mas no esquema eléctrico tem lá por contacto de feixo como é que isso é ligado tenho que lá por um rele antes
????
papi53
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

papi53 Escreveu:é isso mesmo mas no esquema eléctrico tem lá por contacto de feixo como é que isso é ligado tenho que lá por um rele antes
????
Boas
No PDF enviado tens o nºtelefone, liga-lhes e eles te esclarecem-te todas as dúvidas.
Cpts.
Energy
papi53
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por papi53 »

era só uma questão de perguntar aqui ao pll se já alguma vez instalou isto e como é que tinha feito obrigada na mesma pela a tua resposta bom ano e que te corra tudo bem
papi53
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

papi53 Escreveu:era só uma questão de perguntar aqui ao pll se já alguma vez instalou isto e como é que tinha feito obrigada na mesma pela a tua resposta bom ano e que te corra tudo bem
Boas
Para obter a resposta de alguns aqui no forum tens que desafiar as suas capacidades (no bom sentido), tens de colocar a pergunta de outra forma mais engenhosa ou provocante, senão muitos vêm mas não respondem.
Existe por aqui muito pessoal com grandes conhecimentos em diversas areas, mas lamentavelmente nem todos estão dispostos a partilhar com os outros a sua sabedoria, talvez alguns no momento, pensem que lhes podemos roubar o trabalho, :D hehehehe.
Votos de Bom Ano e de boas obras.
Cpts.
Energy
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

papi53 Escreveu:era só uma questão de perguntar aqui ao pll se já alguma vez instalou isto e como é que tinha feito obrigada na mesma pela a tua resposta bom ano e que te corra tudo bem
Boas
Para obter a resposta de alguns aqui no forum tens que desafiar as suas capacidades (no bom sentido), tens de colocar a pergunta de outra forma mais engenhosa ou provocante, senão muitos vêm mas não respondem.
Existe por aqui muito pessoal com grandes conhecimentos em diversas areas, mas lamentavelmente nem todos estão dispostos a partilhar com os outros a sua sabedoria, talvez alguns no momento, pensem que lhes podemos roubar o trabalho, :D hehehehe.
Cpts.
Energy
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

boas

isto não é um supermercado, a pessoal não está na prateleira á espera, tem que dar tempo ao tempo

já leu o principio de funcionamento do rele de alternancia?

outra coisa, quando se pretende tirar duvidas convem expo-las, mas só o tópico não chega, tem que pormenorizar

diz que tem dois compressores, e cada compressor tem um pressoestato, o que pretende?

ora trabalha um, ora trabalha o outro , em caso de um não chegar arranca outro em reforço?

tem uma linha de ar comprimido, onde os dois compressores ligam? trabalham para um colector/deposito? cada um tem um deposito ligado á linha?

esses pressoestatos são os do compressor ou são outros instalado na linha a pressorizar?

como vê, para ser esclarecido tem que dar todos os dados de aquilo que pretende

E1 corresponde o ligar do rele

E2 corresponde ao contacto de alternancia

E3 corresponde ao contacto de reforço
Jaime Reis
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

boas

isto não é um supermercado, o pessoal não está na prateleira á espera, tem que dar tempo ao tempo

já leu o principio de funcionamento do rele de alternancia?

outra coisa, quando se pretende tirar duvidas convem expo-las, mas só o tópico não chega, tem que pormenorizar

diz que tem dois compressores, e cada compressor tem um pressostato, o que pretende?

ora trabalha um, ora trabalha o outro , em caso de um não chegar arranca outro em reforço?

tem uma linha de ar comprimido, onde os dois compressores ligam? trabalham para um colector/deposito? cada um tem um deposito ligado á linha?

esses pressostatos são os do compressor ou são outros instalado na linha a pressorizar?

como vê, para ser esclarecido tem que dar todos os dados de aquilo que pretende

E1 corresponde o ligar do rele

E2 corresponde ao contacto de alternancia

E3 corresponde ao contacto de reforço
Última edição por jaimereis em 27 dez 2011, 17:09, editado 1 vez no total.
Jaime Reis
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

atenção que na questão posta, lê-se "dois motores e um compressor" será?

ohmico
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

ENERGY Escreveu:
Boas

Apoiado
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

ohmico Escreveu:Boas,

ohmico

li mal, tem razão, mas de qualquer maneira tenho mais uma questão, esse compressor pode trabalhar com os dois motores ao mesmo tempo?

se não, deve usar só o contacto E2 para alternancia, e fazer encravamento electrico (e mecanico) no arranque dos motores, um dos pressostatos faz de arranque e tem o contacto atribuido a E2
Jaime Reis
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

papi53 Escreveu:boas estou com uma duvida em relação em ligar um rele de alternância mosal para dois presostatos de 2 motores de um compressor de ar de serviço
Boas,

não há dúvida que a questão está mal colocada e incompleta.

Está a tornar-se recorrente, levantarem questões sem fornecerem os elementos necessários para poderem ser avaliadas e ser correctamente respondidas.

Em minha opinião, quando isto acontece, não devia ser avançada qualquer solução sem que quem pergunta forneça todos os elementos, conforme já referido por outro interveniente.

Trata-se de um forum técnico, portanto a clara exposição das questões deve ser ponto de honra para os técnicos, mais a mais que, ao obrigar à correcta descrição dos assuntos se está também a contribuir para a compreensão dos mesmos.

ohmico
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
jaimereis Escreveu:
ohmico Escreveu:Boas,
ohmico
li mal, tem razão, mas de qualquer maneira tenho mais uma questão, esse compressor pode trabalhar com os dois motores ao mesmo tempo?
se não, deve usar só o contacto E2 para alternancia, e fazer encravamento electrico (e mecanico) no arranque dos motores, um dos pressostatos faz de arranque e tem o contacto atribuido a E2
Pois é, o pessoal tem que adivinhar o que querem, e por meias palavras.

Se ele diz que tem um compressor com dois motores ( eu que "mexo" neles todos os dias nunca vi nenhum e creio que ainda não existe).

Tentando adivinhar que ele tenha um reservatório de ar comprimido "RAC" que por sua vez tenha duas cabeças compressoras, e cada cabeça (ou bloco) o seu motor eléctrico com o seu comando eléctrico separado (independentes).

Não sei se é de pouca potencia, média ou grande.

Se for alternativo é uma situação, se é parafuso ou rotativo, scroll, já será diferente, ou até se for de membrana.

Se é para arrancar um de cada vez alternadamente tens que alterar o comando das duas máquinas para ser comandado pelo "novo" relé.
Atenção que tens que fazer ensaios de segurança, em como não vai existir hipótese de haver sobre-pressão do RAC e tens que verificar a válvula de segurança. Não sei se estás habilitado e com conhecimentos para "mexer" em equipamentos "sob pressão".

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
papi53
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por papi53 »

obrigada pll já consegui resolver obrigada na mesma um abraço
papi53
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”