Preço de baixa - alta tensão

Responder
Daniel Martins
Curioso
Curioso
Registado: 19 ago 2010, 17:03

Preço de baixa - alta tensão

Mensagem por Daniel Martins »

Boa noite,

a questão é a seguinte, numa padaria que necessita de 105 Amp de potência, é alimentada por duas baixadas, uma com 60Amp para o forno e outra com 45Amp para a restante maquinaria.

A questão é que mensalmente é gasto cerca de 1200 euros em electricidade, segundo a edp a electricidade em alta tensão é mais barata, pergunto-me se a longo prazo não seria mais barato a alteração e isto se possível.

Sugestões aceitam-se

Cumprimentos
Daniel Machado
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Preço de baixa - alta tensão

Mensagem por Duzia12 »

Tens de fazer um estudo tarifário de 12 faturas anuais. Há no site da ERSE um software (folha de cálculo em excel) para ver qual é a melhor opção tarifária, depois é comparares com o preço da linha de mádia, PT de 100 KVA no exterior ou interior legalizares a instalação, isso das duas baixadas cheira a esturro, e se aceitam a legalização, para não falar na vistoria da instalação elétrica, etc...................engenheirod civis e electro
Daniel Martins
Curioso
Curioso

eu tenho duas baixadas

porque foi construída em varias casas (com projecto e aprovação na câmara) e todas tinham ligação electrica.
Durante anos tivemos forno a lenha e por isso os 45Amp eram suficientes, muito tempo depois mudamos de forno mas era preciso 60Amp apenas para o forno. Como deixei activo um dos contadores das casas , pedi aumento de potencia para os 60Amp (isto antes da certiel).

Mas como estamos a pensar fazer umas obras se compensar a alteração inclinado para isso.
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Tu dizes casas, não dizes "padaria" será que consegues licenciar? se são dois artigos.

Faz o estudo

Sabes trabalhar com excel? Soma as duas facturas.

Pagas energia reativa?

1200 € /0,125/30/10=32 KW

Embora tenha 105 A o que corresponde a 72KVA o valor de consumo médio é de 32KWo queleva a apontar para uma ponta de 32x1,3=41,6 KVA.

Se calhar chegava a baixada de 60 A.

1200€ 1,30 x 12 meses x 4 anos=
Pagas o investimento em 3 a 4 anos
Última edição por Duzia12 em 25 dez 2011, 23:26, editado 2 vezes no total.
Daniel Martins
Curioso
Curioso

A padaria está licenciada mesmo estando contruída em 2 artigos. Na questão do licenciamento aquando da expansão não se facilitou em nada. Na questão da electricidade também não se facilitou, mas isto da asae e os fornos a lenha não funciona muito bem e para não voltar-mos a termos chatice mudou-se para forno a lenha e na altura pedir o aumento de potência foi a solução mais simples.

eu nas duas facturas tenho
numa: consumo estimado em vazio, em ponta e cheias. (contracto de 45 Amp)
consumo estimado em vazio, e cheias (contrato de 60 Amp)

Não tenho nada de energia reactiva, nem sei o que é.

Cumprimentos
Daniel Machado
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Tens de ver as facturas da eletricidade

12 Faturas + 12

Se quiseres faço o estudo isso é meia duzia de contas. Andei aqui na ERSE mas não encontrei o ficheiro
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Já se informou junto da EDP da viabilidade da nova alimentação, pode não ser possivél o fornecimento pretendido, ou então demasiado dispendioso.
Para além de não falar na remodelação total da instalação eléctrica, PT, Projecto, etc, pondere bem os custos, senão vai ter um susto grandeeeeeeeee.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”