Problema TDT

Responder
joão borges
Curioso
Curioso
Registado: 10 ago 2009, 17:46

Problema TDT

Mensagem por joão borges »

Boas! Estou com um problema e gostaria que alguém me desse uma dica.
Instalei em duas residências a TDT. Orientei as antenas(que são adequadas) e instalei receptores.Em ambas, tudo ficou bem no momento. Imagem de óptima qualidade e sem falhas. No entanto, têm surgido problemas esporádicos( duas a três vezes por semana): deixa de haver recepção (imagem). Mas basta desligar e ligar a televisão e/ou o receptor para tudo voltar ao normal. Não sei o que se está a passar! Devo referir que os receptores são dos mais baratos.
:?:
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Re: Problema TDT

Mensagem por projclvm »

Quando se refere a receptor, deve querer referir-se a descodificador.
A orientação das antenas é correcta? A qualidade do sinal analógico (anterior) era boa ou tinha que recorrer a um amplificador? Aqui poderá estar a origem do seu problema.
joão borges
Curioso
Curioso

Boas! Em relação ao problema que aqui menciono, fui pouco esclarecedor. E obrigado por ter abordado o que certamente está na origem da anomalia! Assim, vou tentar ser mais explicito. Quanto à orientação das antenas, existem dois emissores: Mangualde e a serra do Caramulo. Sendo que na vizinhança algumas estão orientadas para o Car. e outras para Mang. Eu optei em orienta-las para o Caramulo. Quanto à recepção analógica, não era muito boa. Uma das moradias já tinha amplificação e na outra não tinha mas instalei, pois sem amplificação não conseguia sinal suficiente( amplificador+ alimentador). Neste 2º caso experimentei fazer uma ligação directa, da antena a uma televisão e conseguia sinal. No entanto, deixou de haver sinal quando utilizei o distribuidor( 1 entrada e 4 saídas); a distribuição é em estrela. Foi por isto que coloquei amplificação.
Os níveis de intensidade e qualidade de sinal, indicados pelos descodificadores, são bons( acima de 70%).
Em relação aos descodificadores, como já referi, são dos mais baratos.
fil9rn
Curioso
Curioso
Registado: 30 nov 2010, 22:06

Mensagem por fil9rn »

referiu que consegue verificar a intensidade do sinal acima dos 70%, e a qualidade, consegue ver? não tem medidor de campo para verificar o ber e C/N?
Tente saber na vizinhança se é normal falhar o sinal.... caso o sinal não seja de boa qualidade aconselho a não colocar um descodificador muito fraco...

Cumps
http://pt.beruby.com/promocode/uhtr0m visite e ganhe dinheiro extra em tempos de crise...
joão borges
Curioso
Curioso

Boas! Pois, medidor de campo não tenho. Mas espero resolver a situação tendo em conta as dicas que me deram.
Pessoal, obrigado!
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Experimente orientar a antena para o outro retransmissor. Eu tive esse problema com uma instalação. Também foi na zona da Guarda (junto da Raia) e na an terior posição apanhava os espanois e os analógicos, mas não os digitais. reorientei a antena e com o amplificador de sinal que tinha (pois a recepção era relativamente má) fiquei com recepção TDT excelente de qualidade.
joão borges
Curioso
Curioso

Boas,
julgo ter resolvido o problema! Orientei as antenas para o outro retransmissor e as falhas acabaram.
Mas continuo com algumas dúvidas: os repartidores instalados ( com mais de 15 anos), apresentarão perdas significativamente superiores às que têm os repartidores (mais recentes no mercado)normalizados para as ITED? Haverá diferenças significativas entre os vários tipos de cabos coaxiais, que encontramos no mercado?
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”