Josecalado Escreveu:Colocar apenas um cabo é viável e exequível, porque nas instalações existentes ou nas novas, nem sempre temos a caixa de derivação no local, em que temos de aplicar a iluminação de emergência, logo o mais prático é identificar as zonas e respetivos circuitos de iluminação depois desenvolver o nº de cabos necessários a partir do quadro, (nº de cabos igual ao nº de circuitos de iluminação normal) No mesmo cabo seguem as linhas de alimentação e as linhas do telecomando, depois no quadro liga-se a alimentação no disjuntor de iluminação da zona as linhas de telecomando são comuns a todas as armaduras.
Eu tenho desenvolvido algumas instalações desta forma considero ser prático, além de que só temos um cabo a entrar na armadura de emergência, porque com dois cabos por vezes a própria armadura não tem espaço.
Cumps.
Em instalações existentes acho bem mas em novas não estou de acordo até porque vai gastar mais cabo

Além de que chegam depois muito mais cabos ao quadro que dependendo da dimensão da obra pode ser exagerado
A melhor solução para mim são dois cabos independentes mas é a minha opinião.
Depois em relação ao telecomando como é que faz utiliza um barramento para interligar todos os cabos de telecomando para depois então ligar ao próprio bloco de telecomando. É que se forem cabos separados sai apenas um cabo em "linha" que passa por todos os blocos autónomos (limitação do número de blocos por "linha" dependendo do fabricante) o que é muito mais simples independentemente de os cabos de alimentação aos blocos autónomos terem de ir directamente ao quadro eléctrico caso não existam caixas de derivação.
P.S.: Corrijo o que eu disse é exequível e viável mas quanto a ser a melhor solução só vendo caso a caso devido aos inconvenientes que referi.