ESQUEMA ELÉCTRICO MOTOR PORTAO

Morales
Curioso
Curioso
Registado: 26 jul 2011, 13:58
Contacto:

ESQUEMA ELÉCTRICO MOTOR PORTAO

Mensagem por Morales »

Boas!!!!

Antes do mais um bom natal para todos!!!! Espero que já tenham comprado as prendas todas que o natal está quase aí!

Desta vez venho vos pedir um esquema bastante difícil, no meu ver claro está!

Pretendo montar um motor num portão de correr em corrente continua, provavelmente a 48V, mas não sei qual será a melhor tensão.

O objectivo é o portão abrir através de teclado numérico com 3 tipos de abertura diferentes, 2 parciais e 1 total e fechar automaticamente ao fim de "x" segundos ou ficar parado onde quisermos através de uma botoneira de emergência ou coisa do género.

O portão não poderá fechar com objectos no caminho, terá sensores.

O portão tem fechadura electromagnética, pelo que para abrir terá de enviar o sinal à fechadura para soltar.

O arranque talvez fosse bom ser em estrela-triângulo para evitar arranques bruscos dado que o portão pesa mais de 2 toneladas.

Aceito alterações e espero que seja possível fazer isto =)

Desejos os mais sinceros votos de boas festas para todos e que haja muitas prendas!!!!!

MB
João Gomes
Curioso
Curioso
Registado: 05 nov 2011, 16:23

Re: ESQUEMA ELÉCTRICO MOTOR PORTAO

Mensagem por João Gomes »

Olá Morales,

Será melhor reformular a ideia já desde o inicio, pois isso está uma grande salgalhada. Não existem motores de corrente continua, em tensão nenhuma com arranque estrela triângulo, isso só se aplica a motores trifásicos, ex:. 380v. e para que se possa fazer alteração a qualquer tipo de plano que possa ter, tem que ser um pouco mais conciso no plano. Ou então pedir que lhe façam o plano de raiz.
Um abraço
Morales
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por Morales »

Eu não sou electricista nem nada que se pareça, mas ando aqui a "brincar" um pouco e gostava de saber se é possível fazer.

Não fazia ideia, mas já aprendi mais qualquer coisa. =)

Como faço para um motor de corrente continua ou alterna fazer um arranque mais suave?
João Gomes
Curioso
Curioso

No caso de um motor de corrente continua, é facil, basta um reostato (mais ou menos) depende de que motor de corrente continua estamos a falar, no caso de um motor de corrente alterna, a coisa já se complica, pois já é necessário um variador de frequencia, e pelo preço destes já é capaz de deixar de achar graça à brincadeira.
Um abraço
Morales
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por Morales »

Eu vendo materiais de construção e tenho vindo a aprender umas coisas interessantes, mas claro, sem bases pelo que há muita coisa que não faço ideia.

O objectivo é conseguir automatizar o portão de entrada do armazém. O porque de ser corrente continua é só para que trabalhe com baterias caso falhe a energia.

É uma ideia minha, nada muito fabricado ainda, tenho estado a brincar como disse mas é areia a mais para a minha camioneta. A internet tem muita informação mas é preciso o toque pessoal de quem sabe para se conseguir perceber.
Morales
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por Morales »

Em relação ao preço logo que volte ao trabalho vou ver ;) Portanto o facto de ser em corrente continua até tem vantagens a nível económico? Outra duvida que tenho é que tudo aquilo que vejo vender é 230 ou 400V, corrente alterna presumo. Para corrente continua que equipamentos se usa (contactores)?
João Gomes
Curioso
Curioso

Compreendo a sua situação, eu pela parte que me toca estou mais apto à interpretação de esquemas que a faze-los, pelo que sugiro que aguarde mais um pouco com o seu tópico, pois não tarda que um dos expert?s na matéria que vagueiam aqui pelo forum lhe dará de certo uma ideia mais correcta, pois eu embora conseguisse faze-lo, não seria de certo da forma melhor.
Um braço.

P.S. Quanto às prendas de Natal, a coisa está um pouco negra, o dinheiro está muito caro, cada EURO custa 100 centimos.
:cry: :cry: :cry:
João Gomes
Curioso
Curioso

Morales Escreveu:Em relação ao preço logo que volte ao trabalho vou ver ;) Portanto o facto de ser em corrente continua até tem vantagens a nível económico? Outra duvida que tenho é que tudo aquilo que vejo vender é 230 ou 400V, corrente alterna presumo. Para corrente continua que equipamentos se usa (contactores)?
Não foi isso que eu disse.
A corrente continua é em tudo mais destrutiva que a corrente alterna, pelo que praticamente todos os equipamentos de corrente continua têm que ser mais robustos, o que encarece a coisa. o que eu disse foi em relação à variação de velocidade do motor. Não sei se a corrente continua será a melhor ideia, quanto a mim não é.
Um abraço
João Gomes
Curioso
Curioso

Já agora o portão é de folhas ou de correr?
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

normalmente este tipo de automatismos são feito com equipamentos de 24V CC, e uma das razões tem a ver com a segurança de pessoas, pois existe partes moveis onde o portão pode ser manobrado por qualquer pessoa, e a cablagem electrica passa pelas partes moveis e provocar uma ruptura de isolamento e assim evita-se em grande parte o risco de electrocução.

devido a legislação propria aconselho a consultar uma empresa da especialidade para ver o trabalho
Jaime Reis
Morales
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por Morales »

Bons dias!!!!

Realmente o dinheiro está muito caro e cada vez custa mais a ganhar!!!!

O portão é de 1 folha de correr e é enorme e pesadíssimo! lol

Não fazia ideia que havia legislação própria para automatismos de portões, mas até acho bem que haja. Mais logo vou ver se encontro alguma coisa na internet que agora tenho entregas para fazer e nem devia de estar a vaguear nas internetes.

Eu tinha dito 48V porque um dia destes vi um motor de 48V 500W no armazém e tinha pensado usar aquele, se calhar nem dá por causa da força que tem de fazer.

Abraço e um excelente dia de trabalho para todos!!!!

MB
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

Eu tinha dito 48V porque um dia destes vi um motor de 48V 500W no armazém e tinha pensado usar aquele, se calhar nem dá por causa da força que tem de fazer.
só a titulo de curiosidade , os motores não teem assim grande potencia, se calhar esse de 500W deve chegar e sobrar, pois o que interessa é o sistema de desmultiplicação mecânica, é aqui que a força necessaria para mover o portão é reduzida se calhar para um quarto
Jaime Reis
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

Motor de corrente continua:

Varia a velocidade em função da tensão aplicada

Motor de corrente alternada:

Varia a velocidade em função da frequência ou do número de pólos
Morales Escreveu:Eu não sou electricista nem nada que se pareça, mas ando aqui a "brincar" um pouco e gostava de saber se é possível fazer.

Não fazia ideia, mas já aprendi mais qualquer coisa. =)

Como faço para um motor de corrente continua ou alterna fazer um arranque mais suave?
Morales
Curioso
Curioso
Contacto:

Mensagem por Morales »

Boas noites companheiros!!!!

Quer-me parecer que é mais fácil trabalhar com motores de corrente continua do que alterna.. Certo?

Portanto eu usando um motor de corrente continua para fazer o arranque de forma suave basta arranjar uma maneira de ir aumentado a tensão de forma automática para este acelerar a velocidade. Num motor de 48V estamos a falar de andar em que diferencial de tensão? Deixando de haver tensão o motor abranda de forma gradual ou para imediatamente? Dado estar preso ao portão e este faz força no motor presumo que pare imediatamente, não terá inercia suficiente para vencer o peso do portão.

No motor terei mesmo de fazer desmultiplicação pois este roda bastante depressa e um portão a abrir aquela velocidade saia disparado =P Mas como o motor é pequeno (em tamanho) estou reticente.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

como é que um indivíduo que não percebe nada de electricidade nem de mecânica, está a querer meter-se numa aventura que o pode levar à cadeia por responsabilidade civil e não falta aqui no fórum quem lhe alimente a ideia a pretexto de que se trata de "transmissão de conhecimentos".

Não enganem o homem pois ele não tem noção nenhuma do que está em jogo.

ohmico
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”