Esquema de Ligação para suposto Comutador de escada duplo!

Responder
pacheco784
Curioso
Curioso
Registado: 05 dez 2011, 14:13

Esquema de Ligação para suposto Comutador de escada duplo!

Mensagem por pacheco784 »

Boa Noite, hoje tive um problema na casa de um cliente com o Seguinte, Existem dois Interruptores de duas "alavancas" cada um com o seguinte funcionamento no primeiro interruptor a alavanca 1 funciona como comutador de escada com o 2 interruptor e alavanca 1 do segundo interruptor, mas a segunda alavanca tanto do interruptor 1 como do 2 controlam luzes diferentes sendo que um apaga e acende a luz exterior e o outro apaga e acende a luz de uma sala. Deixo vos em anexo um esquema de Paint para perceberem melhor o problema e que me digam o esquema correcto de ligações pois penso ser um comutador de escada duplo mas o electricista que fez aquilo nen sequer o codigo de cores seguio e aquilo vai um confusão tremenda, e o problema consiste em, ao acender a lampada X no primeiro interruptor e tentar apagar no segundo ela não apaga fica em tensão, já substituimos os interruptores e fica igual o problema descrito pelo cliente foi o seguinte a lampada acendeu se sozinha de repente e passado uns segundos desligou se o disjuntor daquela divisão, procuramos a causa em toda a casa e descubrimos que numa das caixas existe um neutro com Tensão como uma fase mas não conseguimos identificar de onde vem os cabos nem para onde vão.

Agradecia ajuda de alguem!

Cumpriemntos
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: Esquema de Ligação para suposto Comutador de escada dupl

Mensagem por ENERGY »

Boas
Essa da alavanca é forte, pensava que eram teclas.
Já por aqui vi um desses esquemas, mas na comutação simples, vão dois condutores directos de comutador a comutador, depois num dos comutadores liga a fase, e no outro sai a alimentação para o ponto de luz.
Cpts.
Energy
pacheco784
Curioso
Curioso

Boas, sim eu sei Teclas, mas quando tava a escrever o topico faltava me o nome por isso por alavanca em "" "" , É bastante confuso porque uma das Teclas controla a luz da escada tanto no Interruptor A como no B mas a segunda Tecla do B comanda uma luz Exterior e a Segunda Tecla do A comanda a luz de uma sala!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Tem instalado 2 comutadores de escada duplos, uma das teclas de cada comutador está a fazer a função de comutação, a outra tecla de cada comutador está a fazer a função de interruptor independente
Cpts.
Energy
rubennz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 01 dez 2010, 13:17

Mensagem por rubennz »

possivelmente está a fazer um curto-circuito numa parte do circuito, o melhor seria remover essa intalação e colocar uma nova, á partida nao será muito caro...
pacheco784
Curioso
Curioso

Boas já não me lembrava de avisar, o problema já esta resolvido, foram dois condutores que passavam na Parede onde estava uma Lareira que derreteram e estavam em Curto Circuito, tive que se rebentar a parede para resolver o problema.

Obrigado pelas ajudas :)
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”