amigos, uma grande duvida

Responder
luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 jan 2008, 18:46

amigos, uma grande duvida

Mensagem por luisinho »

Amigos, uma grnade duvida, numa habitação colocamos a cemu, semd uvida, ponto final

imaginemos que tmeos um armazem, uma fracção unica.

o que fazer?

colocar uma caixa la dentro e nada mais?

pk cemu esta fora de questao pois é apenas para habitação, mas para o armazem o que fazer?

em rede de coaxial pedir uma entrada, entre 75-100, que entra num repartidor que esta dentro duma caixa , cumprir os 61-66 na tomada e nada mais?

expliquem la como fazer nestes casos.

eu sei o que fazer mas n tenho certeza, queria opinioes
Miguel Rocha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jan 2008, 12:22

Re: amigos, uma grande duvida

Mensagem por Miguel Rocha »

CEMU, apesar do nome também se usa nesses casos. Só não te sei dizer se, como sendo armazém, é necessário instalação televisiva.
luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por luisinho »

por acaso a informaçao que tenho é que cemu nao se usa decerteza, pois é mesmo apenas para moradia
Pardal
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 fev 2008, 22:25

Mensagem por Pardal »

luisinho Escreveu:por acaso a informaçao que tenho é que cemu nao se usa decerteza, pois é mesmo apenas para moradia
Para outras instalações alem de moradias terá que se usar uma ATE com 4 tomadas de energia se esta estiver localizada no interior e esta ATE recebe 3 tubos Coaxial, Fibra e Pares de cobre
Miguel Rocha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jan 2008, 12:22

Mensagem por Miguel Rocha »

luisinho Escreveu:por acaso a informaçao que tenho é que cemu nao se usa decerteza, pois é mesmo apenas para moradia
Isso foi-me dito numa palestra da anacom pois tb se levantou esse problema.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, em um armazem ou uma fracção que seja uma empresa com 100 postos de trabalho, até se pode criar um espaço técnico que pode ser uma divisão com 20m2 ou então colocar 1 bastidor e colocar todas as tecnologias aí, alem disso quando um armazem não tem uso especifico coloca-se 1 tomada RJ45 por cada 10m2, se for destinado a postos de trabalho, 2 tomadas RJ45 por cada posto que será 1 ponto de dados e outro de telefone, e na rua dependendo da situação leva ou não caixa de operadores, ou só de entrada de cabos!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por luisinho »

amigo varejo era mesmo de si que esperava resposta,

mas a questão é que o armazem fica em tosco, diga-me lá a sua opinião de como fazer?

os outros tambem claro..
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 jan 2008, 10:42

Mensagem por Miguel P. »

luisinho Escreveu:amigo varejo era mesmo de si que esperava resposta,

Para que é que servem as PM??? :evil:

Estiveste mal!
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por luisinho »

miguel de forma alguma, ate pk disse que gostava da opiniao dos outros, mas o amigo varejo esta sempre ligado a net pelo que me parece, pois responde sempre minutos apos, entao quando coloquei como era algo urgente, estava a pedir a dele..

mas peço desculpa se pensou de outra forma..

como disse espero resposta de toda a gente
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 jan 2008, 10:42

Mensagem por Miguel P. »

OK, tudo bem! Eu também reconheço grande competência ao colega Varejo!

Um abraço Luisinho. :wink:
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

luisinho Escreveu:amigo varejo era mesmo de si que esperava resposta,

mas a questão é que o armazem fica em tosco, diga-me lá a sua opinião de como fazer?

os outros tambem claro..
Boas, se o armazem tiver até 160m2 podes colocar 1 ATI 16 saidas, se for mais do que isso, por exemplo 480m2 metes 48 pontos de rede e apenas 16 tomadas coaxial por exemplo, neste caso colocar 1 caixa C2 ou C3 para entrada de operadores "ATE" depois colocar um "ATI" 16 para basicamente ligar só coaxial e DDC primário porque o secundário será um Bastidor mural no minimo de 12U´s.

http://terazone.pt/info.php?id=1586

p.s coloquei as designações entre aspas "" para melhor compreensão, porque como é fracção única não residencial ou profissional define-se essa área (C2 + ATI 16 + Bastidor) como ETE espaço técnico do edifício ou ATE mas fazendo o conjunto (C2 + ATI 16 + Bastidor) faz tudo parte do ATE!!

se tiverem mais duvidas digam que vou tentar ajudar no que puder!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por luisinho »

a opinião de todos é bemvinda e ca espero por mais..

tinha curiosidade na tua sem duvida, apesar de achar que complicaste.

a minha ideia é:

colocar uma caixa, c1 ou c2, onde deixo a entrada de coaxial, e a entrada de pares de cobre.

no coaxial nao fazia nada mais para alem do cabo, pois é um armazem em tosco, quando houver cliente será alvo de um projecto especifico.

em termos de pares de cobre, colocava 2 utp 4/, ja seriam linhas suficientes. e em termos futuros seria alvo tb de um projecto especifico.

visto ser um armazem deverá levar mais tarde um bastidor. para ja ficaria assim

concordam?

a questão agora prende-se. no coaxial eu vou pedir uma linha nos calculos de catv so vou ter a entrada, as perdas no cabo, poderei ter um repartidor ou nao e uma tomada, e nada mais.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

luisinho Escreveu:a opinião de todos é bemvinda e ca espero por mais..

tinha curiosidade na tua sem duvida, apesar de achar que complicaste.

a minha ideia é:

colocar uma caixa, c1 ou c2, onde deixo a entrada de coaxial, e a entrada de pares de cobre.

no coaxial nao fazia nada mais para alem do cabo, pois é um armazem em tosco, quando houver cliente será alvo de um projecto especifico.

em termos de pares de cobre, colocava 2 utp 4/, ja seriam linhas suficientes. e em termos futuros seria alvo tb de um projecto especifico.

visto ser um armazem deverá levar mais tarde um bastidor. para ja ficaria assim

concordam?

a questão agora prende-se. no coaxial eu vou pedir uma linha nos calculos de catv so vou ter a entrada, as perdas no cabo, poderei ter um repartidor ou nao e uma tomada, e nada mais.
Boas, mas em par de cobre não podes colocar só 2 ou 3 tomadas RJ45 no minimo é 1 tomada por cada 10m2.

Eu entendo que um armazém "tosco" seria suficiente 2 ou 3 tomadas coaxial e 2 ou 3 tomadas pares de cobre, depois mais tarde quem quisesse algo especifico que altera-se.
luisinho
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por luisinho »

mas a questao é que n se vai colocar nada, pois a loja esta em tosco, para venda a futuro cliente, que na altura pedirá projecto e logo se colocará um bastidor, e se fará o projecto de acordo com o layout.

o que dizes disto?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

luisinho Escreveu:mas a questao é que n se vai colocar nada, pois a loja esta em tosco, para venda a futuro cliente, que na altura pedirá projecto e logo se colocará um bastidor, e se fará o projecto de acordo com o layout.

o que dizes disto?
Boas, parece que já te desenrasquei, não pode é ter ligação á rede publica, portanto fica sem comunicações até ao projecto final!!! espreita aqui:

http://www.anacom.pt/template34.jsp?cat ... tId=484093 :wink:
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”