como saber se a terra é boa

rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: como saber se a terra é boa

Mensagem por rainbow »

sagan Escreveu:
nelmindo Escreveu:Mas também sei que apartir de 10mA deixo de ter controlo muscular, acima de 20mA respiração dificultada e para além de 100mA paragem cardiaca. Um diferencial de 300mA vai proteger-me quando estiver em paragem cardiaca irreversivel?
De facto, um diferencial de 300 mA não protege grande coisa, até porque em muitos contactos directos, provavelmente a corrente que passa pelo corpo é inferior a 300 mA...

Mas com um diferencial de alta sensibilidade (30 mA) o caso muda de figura: realmente pode proteger contra contactos directos.
Obrigado sagan, por partilhares a mesma opinião.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

asalopes Escreveu:Olá,

Tentando ser objectivo na resposta à questão inicial:

Como saber se a terra é "boa"?

1) Medindo com um aparelho apropriado
2) Em instalações domésticas, de acordo com as Regras Técnicas, o valor máximo recomendado é de 100 Ω.

Cumprimentos.
Boas
O valor maximo recomendado é de 100Ohms, alguém me sabe dizer aonde isso está escrito nas RTIEBT.
Cpts.
Energy
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

ENERGY Escreveu:

2) Em instalações domésticas, de acordo com as Regras Técnicas, o valor máximo recomendado é de 100 Ω.

Cumprimentos.
Boas
O valor maximo recomendado é de 100Ohms, alguém me sabe dizer aonde isso está escrito nas RTIEBT.
se fizer uma pesquisa no PDF da portaria com a palavra "100 ohms", irá encontrar.
Mas já agora é o ponto 801.5.6.1 e diz o seguinte: "Quando a instalação for alimentada por uma rede de distribuição em baixa tensão e for protegida, na sua origem, por um disjuntor de entrada que inclua a função diferencial, a resistência global de terra à qual estão ligadas as massas da instalação deve ser inferior a 100ohms. Quando não for possível obter valores de resistência de terra inferiores a 100 ohms, a instalação eléctrica deve ser protegida por meio de dispositivos diferenciais de valor de corrente estipulada adequada ao valor da resistência de terra efectiva, tendo em conta as eventuais variações sazonais.”
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Liga uma lâmpada de 60 W entrea fase e a terra consum de 260 mA , se o diferecial de300 mA disparar está boa
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Duzia12 Escreveu:Liga uma lâmpada de 60 W entrea fase e a terra consum de 260 mA , se o diferecial de300 mA disparar está boa
vai ser difícil agora para a frente usar esse método, por causa de proibição das lâmpadas incandescentes...

Agora a sério, não se deve usar este método que além de não fiável, sabes muito bem que a resistência a frio é menor, logo a correntes nos milisegundos iniciais são elevadas, que qualquer diferencial dispara, até os de 0,5A..., independentemente da terra que lá esteja...
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Os valores de sensibilidade dos diferenciais em função da resistência de terra são os que se apresentam na tabela seguinte, para uma tensão limite convencional de contacto UL=50 V.

Nota: Os valores indicados na tabela devem ser reduzidos a metade nos locais em que a tensão limite convencional de contacto seja UL=25 V.
Anexos
terra.jpg
terra.jpg (25.44 KiB) Visto 1587 vezes
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

nelmindo Escreveu:
ENERGY Escreveu:

Cumprimentos.
Boas
se fizer uma pesquisa no PDF da portaria com a palavra "100 ohms", irá encontrar.
Mas já agora é o ponto 801.5.6.1 e diz o seguinte: "Quando a instalação for alimentada por uma rede de distribuição em baixa tensão e for protegida, na sua origem, por um disjuntor de entrada que inclua a função diferencial, a resistência global de terra à qual estão ligadas as massas da instalação deve ser inferior a 100ohms. Quando não for possível obter valores de resistência de terra inferiores a 100 ohms, a instalação eléctrica deve ser protegida por meio de dispositivos diferenciais de valor de corrente estipulada adequada ao valor da resistência de terra efectiva, tendo em conta as eventuais variações sazonais.”
Boas
A do valor maximo recomendado de 100 Ohms, tinha-me passado, pois eu sabia que em função do valor da terra assim devo escolher o ID para satisfazer as RTIEBT, para mim a terra de uma habitação deverá ter sempre um valor inferior a 20 Ohms.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

20 Ohms??? Isso é nos P.T.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

20 ohms numa casa, o pessoal considera um luxo, quanto mais como valor máximo!!!!

Atenção que estou a brincar...
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Valores abaixo de 20ohm (se se conseguir melhor) por vezes são difíceis de obter por isso respeitar a escolha dos diferenciais tal como na tabela apresentada anteriormente em função do valor da resistência de terra.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Coloca uma resistência bobinada de 25 W----750 Ohms para um diferencial de 0,3 A e 7500 Ohms para 0,03A, os diferenciais têm de disparar.

Entre a fase e a terra.

Atenção que a resistência pode "esturricar", consome 70 W /s . Teoricamente o diferencial vai disparar imediatamente mas abrir logo o circuito pois a resistência queima.

Durante 200mS W=70 x 0,2 =14 J

Atenção se não conseguires os 750 Ohms faz associação de resistências ou em série ou em paralele (Ex: duas de 375 Ohms em série), ou (duas de 1500 OHms em paralelo), ou outras combinações.

Mas o mais correto era medir mesmo com aparelho próprio, esta solução é artesanal.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

nelmindo Escreveu:20 ohms numa casa, o pessoal considera um luxo, quanto mais como valor máximo!!!!

Atenção que estou a brincar...
Boas
Conseguir uma terra de 20 Ohms numa moradia ou num predio novo, acha um luxo??? pois eu não acho, serão raros os casos em que não se consegue, isso é o pessoal que quer gastar dinheiro num unico electrodo, e depois tem valores na casa dos 100 Ohms.
Agora se for numa remodelação de um prédio, aí o caso muda de figura, pois na via pública espetar electrodos é bastante arriscado, e abrir um buraco para colocar uma chapa de cobre pode não chegar par obter os 20 Ohms.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Se 100 ou 500 Ohms chega para quê andar a melhorar a terra.

Aqui há 20 Anos num P.T. para obter os 20 Ohms gastaram-se 1500 Euros (Há 20 anos)!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Duzia12 Escreveu:Se 100 ou 500 Ohms chega para quê andar a melhorar a terra.

Aqui há 20 Anos num P.T. para obter os 20 Ohms gastaram-se 1500 Euros (Há 20 anos)!!
Boas
Eu bem sei que à casos dificeis, mas no geral se calhar hoje 150€ chega para atingir 20 Ohms.
A teoria do melhorar para quê, partindo de si nem vou comentar, pois uma terra no Inverno tem um valor e no Verão poderá talvez ser 10x superior e aí o ID, pouco ou nada lá está a fazer no quadro, pois foi calculado para o valor mais favoravél.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

E para que raio tu queres os 20 Ohms, planta lá uma árvore para dar sombra, foi o que me responderam uma vez. eheehehe
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”