certiel - aumento de potencia
-
- Curioso
- Registado: 19 ago 2010, 17:03
Boa noite,
comprei à meses uma casa vizinha em ruína com intenção de a demolir visto apenas querer o terreno para estacionamento e para construir uma garagem para guardar umas coisas e para bricolages . O problema que tenho duas maquina trifásicas por isso fui à edp pedir aumento de potência, para 30Amp trifasico, mas só consegui ter 10Amp trifasico e para ter os 30Amp trifásico tenho que certificar a instalação.
A questão é se a certiel me vai ou não certificar a instalação tendo em conta que instalação não é para habitação?
Nota: a EDP já foi dar o orçamento e disse que era viável o fornecimento dos 30AMp trifásico.
Cumprimentos
Daniel
comprei à meses uma casa vizinha em ruína com intenção de a demolir visto apenas querer o terreno para estacionamento e para construir uma garagem para guardar umas coisas e para bricolages . O problema que tenho duas maquina trifásicas por isso fui à edp pedir aumento de potência, para 30Amp trifasico, mas só consegui ter 10Amp trifasico e para ter os 30Amp trifásico tenho que certificar a instalação.
A questão é se a certiel me vai ou não certificar a instalação tendo em conta que instalação não é para habitação?
Nota: a EDP já foi dar o orçamento e disse que era viável o fornecimento dos 30AMp trifásico.
Cumprimentos
Daniel
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: certiel - aumento de potencia
nem que seja só para pôr uma lampada no meio do terreno, é como se fosso uma instalação nova, é exijido certificação
Jaime Reis
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
O problema não é ser habitação.
Sendo tipo "C" (<= 100 kVA em BT), será a Certiel a efectuar a certificação da instalação eléctrica.
As instalações que carecem de certificação pela CERTIEL são as do tipo C, previstas no decreto-lei n.º 101/2007, de 2 de Abril, onde se incluem as fontes centrais de segurança ou socorro até 100 kVA, as instalações colectivas e as redes particulares de distribuição estabelecidas em condomínios fechados.
Sendo tipo "C" (<= 100 kVA em BT), será a Certiel a efectuar a certificação da instalação eléctrica.
As instalações que carecem de certificação pela CERTIEL são as do tipo C, previstas no decreto-lei n.º 101/2007, de 2 de Abril, onde se incluem as fontes centrais de segurança ou socorro até 100 kVA, as instalações colectivas e as redes particulares de distribuição estabelecidas em condomínios fechados.
Daniel Martins Escreveu:Boa noite,
Cumprimentos
Daniel
-
- Curioso
Isso quer dizer que se depois de demolir a casa e de ter o terreno limpo, posso ter instalação feita, apenas com um olho de boi o uum holofote e pedir a certificação para 30Amp trifásico?
eles não questionam o porque de querer a tanta potencia uma "lampada"?
Cumprimentos
Daniel
eles não questionam o porque de querer a tanta potencia uma "lampada"?
Cumprimentos
Daniel
-
- Quadro de Honra
é obvio que a historia da lampada é só uma brincadeira, o que se quer dizer é se não é para habitação é por exemplo para um armazem, mas tem que ser algo, mas é sempre uma instalação do tipo C
Jaime Reis
-
- Curioso
é que à 4 anos pedi aumento de 15 Amp monofasico para 60Amp trifasico e paguei apenas uma taxa (400 euros), o electricista fez o serviço e pronto.
Agora a certidão as vezes vem atrapalhar as coisas.
Cumprimentos
Daniel
Agora a certidão as vezes vem atrapalhar as coisas.
Cumprimentos
Daniel
-
- Quadro de Honra
nessa taxa tinha se calhar o valor da certificação...............ou então...................lá está............
Jaime Reis
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
BoasDaniel Martins Escreveu:Boa noite,
Cumprimentos
Daniel
O Técnico quando pedir a certificação, vai classificar o local, a Certiel tanto certifica uma instalação de uma habitação como de um armazém, ou parque de estacionamento.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
Já agora, será mais fácil certificar a instalação apenas com o terreno vazio dizendo que será para parque de estacionamento, ou depois de construir a garagem visto não estar a pensar licenciar a construção da garagem.
Cumprimentos
Daniel Machado
Cumprimentos
Daniel Machado
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Been thanked: 1 time
Amigo quando se pede uma certificaão para o que for! a instalação tem de estar executada! seja habitação garagem ou arrumos. e se for com projecto se no dia da inspecção não tiver o mesmo na hora da inspecção a mesma não é feita e é dada como reprovada, é sujeita a reinspecção 125€ +-- e leva mais uns demétrios na ficha do técnico.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Faça a garagem ou armazém, meta lá um quadro com 3 ou 4 circuitos, meta lâmpadas, um circuito de tomadas monofásicas e pelo menos um de circuitos trifásicas e pronto, está apto a pedir a certificação.
Mas não se descure nas coisas obrigatórias, atenção às terras e ligações equipotenciais, qualidade dos materiais e IP's das luzes, por exemplo!
Mas não se descure nas coisas obrigatórias, atenção às terras e ligações equipotenciais, qualidade dos materiais e IP's das luzes, por exemplo!
Learning is the goal!!
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
É fazer uma instalação o mais simples possivél, cumprindo as RTIEBT, e posteriormente fará as alterações que achar conveniente.
É fazer uma instalação o mais simples possivél, cumprindo as RTIEBT, e posteriormente fará as alterações que achar conveniente.
Cpts.
Energy
Energy