Obrigado sagan, por partilhares a mesma opinião.sagan Escreveu:De facto, um diferencial de 300 mA não protege grande coisa, até porque em muitos contactos directos, provavelmente a corrente que passa pelo corpo é inferior a 300 mA...nelmindo Escreveu:Mas também sei que apartir de 10mA deixo de ter controlo muscular, acima de 20mA respiração dificultada e para além de 100mA paragem cardiaca. Um diferencial de 300mA vai proteger-me quando estiver em paragem cardiaca irreversivel?
Mas com um diferencial de alta sensibilidade (30 mA) o caso muda de figura: realmente pode proteger contra contactos directos.
como saber se a terra é boa
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: como saber se a terra é boa
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasasalopes Escreveu:Olá,
Tentando ser objectivo na resposta à questão inicial:
Como saber se a terra é "boa"?
1) Medindo com um aparelho apropriado
2) Em instalações domésticas, de acordo com as Regras Técnicas, o valor máximo recomendado é de 100 Ω.
Cumprimentos.
O valor maximo recomendado é de 100Ohms, alguém me sabe dizer aonde isso está escrito nas RTIEBT.
Cpts.
Energy
Energy
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
se fizer uma pesquisa no PDF da portaria com a palavra "100 ohms", irá encontrar.ENERGY Escreveu:Boasasalopes Escreveu:Olá,
2) Em instalações domésticas, de acordo com as Regras Técnicas, o valor máximo recomendado é de 100 Ω.
Cumprimentos.
O valor maximo recomendado é de 100Ohms, alguém me sabe dizer aonde isso está escrito nas RTIEBT.
Mas já agora é o ponto 801.5.6.1 e diz o seguinte: "Quando a instalação for alimentada por uma rede de distribuição em baixa tensão e for protegida, na sua origem, por um disjuntor de entrada que inclua a função diferencial, a resistência global de terra à qual estão ligadas as massas da instalação deve ser inferior a 100ohms. Quando não for possível obter valores de resistência de terra inferiores a 100 ohms, a instalação eléctrica deve ser protegida por meio de dispositivos diferenciais de valor de corrente estipulada adequada ao valor da resistência de terra efectiva, tendo em conta as eventuais variações sazonais.”
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
vai ser difícil agora para a frente usar esse método, por causa de proibição das lâmpadas incandescentes...Duzia12 Escreveu:Liga uma lâmpada de 60 W entrea fase e a terra consum de 260 mA , se o diferecial de300 mA disparar está boa
Agora a sério, não se deve usar este método que além de não fiável, sabes muito bem que a resistência a frio é menor, logo a correntes nos milisegundos iniciais são elevadas, que qualquer diferencial dispara, até os de 0,5A..., independentemente da terra que lá esteja...
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Os valores de sensibilidade dos diferenciais em função da resistência de terra são os que se apresentam na tabela seguinte, para uma tensão limite convencional de contacto UL=50 V.
Nota: Os valores indicados na tabela devem ser reduzidos a metade nos locais em que a tensão limite convencional de contacto seja UL=25 V.
Nota: Os valores indicados na tabela devem ser reduzidos a metade nos locais em que a tensão limite convencional de contacto seja UL=25 V.
- Anexos
-
- terra.jpg (25.44 KiB) Visto 1580 vezes
-
- Team Apoio
Boasnelmindo Escreveu:se fizer uma pesquisa no PDF da portaria com a palavra "100 ohms", irá encontrar.ENERGY Escreveu:Boasasalopes Escreveu:Olá,
Cumprimentos.
Mas já agora é o ponto 801.5.6.1 e diz o seguinte: "Quando a instalação for alimentada por uma rede de distribuição em baixa tensão e for protegida, na sua origem, por um disjuntor de entrada que inclua a função diferencial, a resistência global de terra à qual estão ligadas as massas da instalação deve ser inferior a 100ohms. Quando não for possível obter valores de resistência de terra inferiores a 100 ohms, a instalação eléctrica deve ser protegida por meio de dispositivos diferenciais de valor de corrente estipulada adequada ao valor da resistência de terra efectiva, tendo em conta as eventuais variações sazonais.”
A do valor maximo recomendado de 100 Ohms, tinha-me passado, pois eu sabia que em função do valor da terra assim devo escolher o ID para satisfazer as RTIEBT, para mim a terra de uma habitação deverá ter sempre um valor inferior a 20 Ohms.
Cpts.
Energy
Energy
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Valores abaixo de 20ohm (se se conseguir melhor) por vezes são difíceis de obter por isso respeitar a escolha dos diferenciais tal como na tabela apresentada anteriormente em função do valor da resistência de terra.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Coloca uma resistência bobinada de 25 W----750 Ohms para um diferencial de 0,3 A e 7500 Ohms para 0,03A, os diferenciais têm de disparar.
Entre a fase e a terra.
Atenção que a resistência pode "esturricar", consome 70 W /s . Teoricamente o diferencial vai disparar imediatamente mas abrir logo o circuito pois a resistência queima.
Durante 200mS W=70 x 0,2 =14 J
Atenção se não conseguires os 750 Ohms faz associação de resistências ou em série ou em paralele (Ex: duas de 375 Ohms em série), ou (duas de 1500 OHms em paralelo), ou outras combinações.
Mas o mais correto era medir mesmo com aparelho próprio, esta solução é artesanal.
Entre a fase e a terra.
Atenção que a resistência pode "esturricar", consome 70 W /s . Teoricamente o diferencial vai disparar imediatamente mas abrir logo o circuito pois a resistência queima.
Durante 200mS W=70 x 0,2 =14 J
Atenção se não conseguires os 750 Ohms faz associação de resistências ou em série ou em paralele (Ex: duas de 375 Ohms em série), ou (duas de 1500 OHms em paralelo), ou outras combinações.
Mas o mais correto era medir mesmo com aparelho próprio, esta solução é artesanal.
-
- Team Apoio
Boasnelmindo Escreveu:20 ohms numa casa, o pessoal considera um luxo, quanto mais como valor máximo!!!!
Atenção que estou a brincar...
Conseguir uma terra de 20 Ohms numa moradia ou num predio novo, acha um luxo??? pois eu não acho, serão raros os casos em que não se consegue, isso é o pessoal que quer gastar dinheiro num unico electrodo, e depois tem valores na casa dos 100 Ohms.
Agora se for numa remodelação de um prédio, aí o caso muda de figura, pois na via pública espetar electrodos é bastante arriscado, e abrir um buraco para colocar uma chapa de cobre pode não chegar par obter os 20 Ohms.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Se 100 ou 500 Ohms chega para quê andar a melhorar a terra.
Aqui há 20 Anos num P.T. para obter os 20 Ohms gastaram-se 1500 Euros (Há 20 anos)!!
Aqui há 20 Anos num P.T. para obter os 20 Ohms gastaram-se 1500 Euros (Há 20 anos)!!
-
- Team Apoio
BoasDuzia12 Escreveu:Se 100 ou 500 Ohms chega para quê andar a melhorar a terra.
Eu bem sei que à casos dificeis, mas no geral se calhar hoje 150€ chega para atingir 20 Ohms.
A teoria do melhorar para quê, partindo de si nem vou comentar, pois uma terra no Inverno tem um valor e no Verão poderá talvez ser 10x superior e aí o ID, pouco ou nada lá está a fazer no quadro, pois foi calculado para o valor mais favoravél.
Cpts.
Energy
Energy