Ricardo_GT Escreveu: 16 ago 2021, 14:22
Peço desculpa por ir buscar um tópico tão antigo, mas como já existe não vale a pena criar outro.
A minha questão é a seguinte:
Estou agora a iniciar-me na eletricidade e uma empresa ofereceu-me trabalho como ajudante de eletricista com salário de 665euros. É um salário perfeitamente justo, uma vez que tenho que aprender primeiro e esta é uma oportunidade boa. No entanto, gostava de ter uma visão sobre o tempo que demora a atingir um certo nível de conhecimento, para poder aspirar a outros valores e saber se há categorias de subida na profissão, tipo, ajudante, eletricista de 3a, 2a, 1a, etc.
O que podem dizer sobre este assunto? Muito obrigado e cumprimentos a tod@s.
Boa tarde.
O tempo que demora a atingir um certo nível de conhecimento...depende de que nível e conhecimento pretende. E depende também de si, do que está disposto a despender em tempo, dinheiro e esforço para atingir esse conhecimento.
Existem categorias mas não sei se são oficializadas. Mas tem por exemplo, ajudante de electricista, electricista, oficial electricista, encarregado, técnico especializado, etc. Depende um bocado da empresa onde trabalha.
É claro que quanto mais experiência ganhar, maior será o salário (em teoria pelo menos).
Mas na minha opinião, passar mais de 2 anos como ajudante, é perda de tempo. Isto porque em principio, como ajudante, irá apenas fazer trabalho que não requer conhecimento técnico na área da electrotecnica, como passar cabos por exemplo. Se tiver sorte, podem ensinar-lhe e permitir-lhe fazer o básico...montar um interruptor, uma comutação de escada, e por aí. Terá de fazer um esforço por ganhar conhecimento e subir às suas custas. Não espere que façam muito por si. É claro que cada empresa é diferente das outras. Bem como os colegas de trabalho.