amigos, uma grande duvida
amigos, uma grande duvida
Amigos, uma grnade duvida, numa habitação colocamos a cemu, semd uvida, ponto final
imaginemos que tmeos um armazem, uma fracção unica.
o que fazer?
colocar uma caixa la dentro e nada mais?
pk cemu esta fora de questao pois é apenas para habitação, mas para o armazem o que fazer?
em rede de coaxial pedir uma entrada, entre 75-100, que entra num repartidor que esta dentro duma caixa , cumprir os 61-66 na tomada e nada mais?
expliquem la como fazer nestes casos.
eu sei o que fazer mas n tenho certeza, queria opinioes
imaginemos que tmeos um armazem, uma fracção unica.
o que fazer?
colocar uma caixa la dentro e nada mais?
pk cemu esta fora de questao pois é apenas para habitação, mas para o armazem o que fazer?
em rede de coaxial pedir uma entrada, entre 75-100, que entra num repartidor que esta dentro duma caixa , cumprir os 61-66 na tomada e nada mais?
expliquem la como fazer nestes casos.
eu sei o que fazer mas n tenho certeza, queria opinioes
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 jan 2008, 12:22
Re: amigos, uma grande duvida
CEMU, apesar do nome também se usa nesses casos. Só não te sei dizer se, como sendo armazém, é necessário instalação televisiva.
por acaso a informaçao que tenho é que cemu nao se usa decerteza, pois é mesmo apenas para moradia
Para outras instalações alem de moradias terá que se usar uma ATE com 4 tomadas de energia se esta estiver localizada no interior e esta ATE recebe 3 tubos Coaxial, Fibra e Pares de cobreluisinho Escreveu:por acaso a informaçao que tenho é que cemu nao se usa decerteza, pois é mesmo apenas para moradia
-
- Velha Guarda
- Registado: 02 jan 2008, 12:22
Isso foi-me dito numa palestra da anacom pois tb se levantou esse problema.luisinho Escreveu:por acaso a informaçao que tenho é que cemu nao se usa decerteza, pois é mesmo apenas para moradia
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, em um armazem ou uma fracção que seja uma empresa com 100 postos de trabalho, até se pode criar um espaço técnico que pode ser uma divisão com 20m2 ou então colocar 1 bastidor e colocar todas as tecnologias aí, alem disso quando um armazem não tem uso especifico coloca-se 1 tomada RJ45 por cada 10m2, se for destinado a postos de trabalho, 2 tomadas RJ45 por cada posto que será 1 ponto de dados e outro de telefone, e na rua dependendo da situação leva ou não caixa de operadores, ou só de entrada de cabos!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
amigo varejo era mesmo de si que esperava resposta,
mas a questão é que o armazem fica em tosco, diga-me lá a sua opinião de como fazer?
os outros tambem claro..
mas a questão é que o armazem fica em tosco, diga-me lá a sua opinião de como fazer?
os outros tambem claro..
luisinho Escreveu:amigo varejo era mesmo de si que esperava resposta,
Para que é que servem as PM???

Estiveste mal!
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
miguel de forma alguma, ate pk disse que gostava da opiniao dos outros, mas o amigo varejo esta sempre ligado a net pelo que me parece, pois responde sempre minutos apos, entao quando coloquei como era algo urgente, estava a pedir a dele..
mas peço desculpa se pensou de outra forma..
como disse espero resposta de toda a gente
mas peço desculpa se pensou de outra forma..
como disse espero resposta de toda a gente
OK, tudo bem! Eu também reconheço grande competência ao colega Varejo!
Um abraço Luisinho.
Um abraço Luisinho.

Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
- Varejo
- Team Apoio
Boas, se o armazem tiver até 160m2 podes colocar 1 ATI 16 saidas, se for mais do que isso, por exemplo 480m2 metes 48 pontos de rede e apenas 16 tomadas coaxial por exemplo, neste caso colocar 1 caixa C2 ou C3 para entrada de operadores "ATE" depois colocar um "ATI" 16 para basicamente ligar só coaxial e DDC primário porque o secundário será um Bastidor mural no minimo de 12U´s.luisinho Escreveu:amigo varejo era mesmo de si que esperava resposta,
os outros tambem claro..
http://terazone.pt/info.php?id=1586
p.s coloquei as designações entre aspas "" para melhor compreensão, porque como é fracção única não residencial ou profissional define-se essa área (C2 + ATI 16 + Bastidor) como ETE espaço técnico do edifício ou ATE mas fazendo o conjunto (C2 + ATI 16 + Bastidor) faz tudo parte do ATE!!
se tiverem mais duvidas digam que vou tentar ajudar no que puder!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
a opinião de todos é bemvinda e ca espero por mais..
tinha curiosidade na tua sem duvida, apesar de achar que complicaste.
a minha ideia é:
colocar uma caixa, c1 ou c2, onde deixo a entrada de coaxial, e a entrada de pares de cobre.
no coaxial nao fazia nada mais para alem do cabo, pois é um armazem em tosco, quando houver cliente será alvo de um projecto especifico.
em termos de pares de cobre, colocava 2 utp 4/, ja seriam linhas suficientes. e em termos futuros seria alvo tb de um projecto especifico.
visto ser um armazem deverá levar mais tarde um bastidor. para ja ficaria assim
concordam?
a questão agora prende-se. no coaxial eu vou pedir uma linha nos calculos de catv so vou ter a entrada, as perdas no cabo, poderei ter um repartidor ou nao e uma tomada, e nada mais.
a minha ideia é:
colocar uma caixa, c1 ou c2, onde deixo a entrada de coaxial, e a entrada de pares de cobre.
no coaxial nao fazia nada mais para alem do cabo, pois é um armazem em tosco, quando houver cliente será alvo de um projecto especifico.
em termos de pares de cobre, colocava 2 utp 4/, ja seriam linhas suficientes. e em termos futuros seria alvo tb de um projecto especifico.
concordam?
a questão agora prende-se. no coaxial eu vou pedir uma linha nos calculos de catv so vou ter a entrada, as perdas no cabo, poderei ter um repartidor ou nao e uma tomada, e nada mais.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, mas em par de cobre não podes colocar só 2 ou 3 tomadas RJ45 no minimo é 1 tomada por cada 10m2.luisinho Escreveu:a opinião de todos é bemvinda e ca espero por mais..
a minha ideia é:
concordam?
Eu entendo que um armazém "tosco" seria suficiente 2 ou 3 tomadas coaxial e 2 ou 3 tomadas pares de cobre, depois mais tarde quem quisesse algo especifico que altera-se.
mas a questao é que n se vai colocar nada, pois a loja esta em tosco, para venda a futuro cliente, que na altura pedirá projecto e logo se colocará um bastidor, e se fará o projecto de acordo com o layout.
o que dizes disto?
o que dizes disto?
- Varejo
- Team Apoio
Boas, parece que já te desenrasquei, não pode é ter ligação á rede publica, portanto fica sem comunicações até ao projecto final!!! espreita aqui:luisinho Escreveu:mas a questao é que n se vai colocar nada, pois a loja esta em tosco, para venda a futuro cliente, que na altura pedirá projecto e logo se colocará um bastidor, e se fará o projecto de acordo com o layout.
o que dizes disto?
http://www.anacom.pt/template34.jsp?cat ... tId=484093