Problema com PC

goncalo1906
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 dez 2011, 21:16

Problema com PC

Mensagem por goncalo1906 »

Boas, estive à procura de um Forum em que me pudessem ajudar com esta questão e este parece-me o sitio certo.
Eu fiz uma configuração para um PC com uma fonte de 650w.
O que aconteceu foi que embora que quando ligava a máquina tinha contínuos problemas, por vezes o computador simplesmente "crashava" e por vezes tinha muitos BSOD.
Levei a máquina à loja e ao que parece a fonte tinha "fritado", puseram na garantia e deram-me outra.
Nisto o que acontece é que mal chego a casa, liguei a máquina e os problemas continuavam, voltei à loja e lá testaram tudo e estava tudo ok, voltei para casa tentei usar a maquina por algum tempo, o que aconteceu foi que acabei por "fritar" outra fonte.
A única hipótese, disseram-me eles é que poderia haver alguma defeciencia na instalação ou corrente eléctrica em minha casa.
Nisto comprei uma UPS (Of-line) que me dava os valores de entrada e reparei que quando os problemas surgiam era quando a tensão ia para os 208v, 209v em horas de "ponta" (por vezes vejo as luzes cá em casa a "piscar" em certos momentos) e por vezes ia aos 241v, nada de mais.
Resolvi fazer uma reclamação no site da EDP, mas pelo que já li aqui o valor tem de estar entre os 207v e 253v (230 +- 10%).
Portanto, será que o problema está de facto nesses valores e a minha máquina não pode com tal instabilidade ou será que simplesmente tenho alguma defeciencia na minha instalação eléctrica?

Ajudem-me o que poderem, obrigado a todos.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Re: Problema com PC

Mensagem por nelmindo »

goncalo1906 Escreveu:Boas, estive à procura de um Forum em que me pudessem ajudar com esta questão e este parece-me o sitio certo.
Eu fiz uma configuração para um PC com uma fonte de 650w.
O que aconteceu foi que embora que quando ligava a máquina tinha contínuos problemas, por vezes o computador simplesmente "crashava" e por vezes tinha muitos BSOD.
Levei a máquina à loja e ao que parece a fonte tinha "fritado", puseram na garantia e deram-me outra.
Nisto o que acontece é que mal chego a casa, liguei a máquina e os problemas continuavam, voltei à loja e lá testaram tudo e estava tudo ok, voltei para casa tentei usar a maquina por algum tempo, o que aconteceu foi que acabei por "fritar" outra fonte.
A única hipótese, disseram-me eles é que poderia haver alguma defeciencia na instalação ou corrente eléctrica em minha casa.
Nisto comprei uma UPS (Of-line) que me dava os valores de entrada e reparei que quando os problemas surgiam era quando a tensão ia para os 208v, 209v em horas de "ponta" (por vezes vejo as luzes cá em casa a "piscar" em certos momentos) e por vezes ia aos 241v, nada de mais.
Resolvi fazer uma reclamação no site da EDP, mas pelo que já li aqui o valor tem de estar entre os 207v e 253v (230 +- 10%).
Portanto, será que o problema está de facto nesses valores e a minha máquina não pode com tal instabilidade ou será que simplesmente tenho alguma defeciencia na minha instalação eléctrica?

Ajudem-me o que poderem, obrigado a todos.
e qual é a amplitude de tensões admissíveis por essa fonte?

Há fontes e fontes, e uma fonte que diz que pode funcionar com 110V, não é motivo para causar problemas, quando a tensão baixa para os 209V.
Mas por outro lado, o construtor pode alegar que o tempo de resposta é alto, quando a fonte precisa de comutar para outros "enrolamentos", para se ajustar aos valores nominais de tensões de saída, que são considerados anormais sob a óptica deles. Mas mesmo assim a minha opinião é de que a fonte deveria ser capaz de se ajustar além dos valores que a EDP é obrigada a cumprir.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

A quantos metros estás do posto de transformação da EDP, a fonte de energia elétrica.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por Varejo »

Boas, qual a marca e modelo da fonte e o hardware do PC!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
goncalo1906
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Boas,
a fonte é a seguinte:
XFX PRO650W Core Edition, não sei o que ela aguenta ou não, não sei muito disto.

Será falta ou de qualidade ou de "estofo" da fonte?

Quanto à distância ao posto de transformação da EDP responderei amanha, porque não sei neste momento, mas deve ser relativamente longe mas não sei dizer com certeza amanha responderei.
Obrigado pela ajuda :).

(Resto do hardware:
GSKILL PC3-12800 4GB RipjawsX CL9 (2x2GB) XL DDR3
LG GH22NS50 Sata Black Bulk
AMD Phenom II X4 955 AM3 REV. C3
Samsung Spinpoint F3 1TB 7200RPM 32MB SATA II 3.5
XFX PRO650W Core Edition
Asus M4A79XTD EVO
XFX Radeon HD6870 1GB GDDR5 PCI-E
Arctic Cooling Freezer 7 Pro Rev.2
Thermaltake V3 Black Edition)
goncalo1906
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Eu vivo a 2Km's do centro de Barcelos, mas ainda ninguém me soube responder directamente onde era a "central" da EDP...
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, essa fonte é boa para a tua config, a HD6870 é boa não fosse eu também ter uma! :mrgreen:

Por vezes a malta por vezes compra PSU´s manhosas de 600w 650w mas na pratica tem pouca potencia para alimentar as gráficas e com isso os PC´s "crasham"!

p.s a tomada onde ligas o PC tem "terra"?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
goncalo1906
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Varejo Escreveu:Boas, essa fonte é boa para a tua config, a HD6870 é boa não fosse eu também ter uma! :mrgreen:

Por vezes a malta por vezes compra PSU´s manhosas de 600w 650w mas na pratica tem pouca potencia para alimentar as gráficas e com isso os PC´s "crasham"!

p.s a tomada onde ligas o PC tem "terra"?
Exacto, eu tenho quase a certeza que sim até porque já tentei noutras tomadas, mas existe forma de testar isso facilmente?
Acham que de facto são essas instáveis valores de tensão que têm danificado a minha máquina? Já que supostamente a EDP diz que estão dentro da lei? É que muita gente mora em zonas rurais e não deve ter este tipo de problema e eu não moro propriamente num sitio assim tão mau e nunca outro aparelho doméstico nem televisões nem nada se tenham "queixado".

PS: Eu queria testar anomalias na minha instalação, mas não faço ideia de como o posso fazer :? .
goncalo1906
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Desculpem puxar isto para cima mas respondam-me só a isto:
Vi com um multímetro que ando a receber valores perto dos 200v, alias, li um pico de 196v.
Para proteger o meu pc estou a pensar comprar um regulador de corrente, este: http://www.apc.com/products/resource/in ... ku=LE1200I .
Será que isto resolverá o problema? O regulador consegue aumentar os valores de saída para o pc?

Obrigado desde já.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

esta unidade não, se a tensão de entrada for de 200V o que voçê vai ter é 200V estaveis, se pretende uma tensão de 230V ou a rondar isso opte por uma UPS com uma potencia igual ou superior a 1200VA

http://www.apc.com/products/resource/in ... _watts=200
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Perante a situação, o melhor mesmo é comprar uma UPS.
Cpts.
Energy
goncalo1906
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Exacto, mas UPS's que façam uma saída de 230v (ou à volta disso), a toda a hora, independentemente da entrada só mesmo as de dupla conversão não é?
O problema é que são bastante caras, :? .
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, com menos de 100€ compras uma de 1000va linha interactiva intervalo de voltagem de 170 ~ 274 VAC e saída 230v!

http://www.chiptec.net/incs/verproduto. ... d0tj5tmv37

Especificação técnica do fabricante (também em Português)!

http://manuals.trust.com/download.aspx? ... -va-pm.pdf
goncalo1906
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Essa resolveria-me o problema?
Eu já tive esta e não resolveu: http://www.phasak.com/ph9410-pt.htm
No ecrã desse UPS eu via a entrarem 205v por vezes, e mesmo assim a saírem 205v, será que a UPS não estava em condições?
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

boas

se diz que tem um computador com uma fonte de 650W, tem mais o monitor, mais a impressora, se calhar o router ou modem, a ups tem que ter um minimo de 1200VA, e isto para mais, porque se tem uma de 900VA ou de 1000VA esta entra em overload e pode nem ligar, ou o que acontece é entrar em by-pass electronico, ter apenas a tensão de entrada na saida, que provavelmente foi o que aconteceu
Jaime Reis
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”