Contato direto só na F com Diferenvial de 10 mA?
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Contato direto só na F com Diferenvial de 10 mA?
Eu já fiz um teste e pus a mão na fase e na terra o diferencial de 10 mA disparou instantaneamente. Mas embora ele dispare com 10 mA há um transitório de corrente até o disjuntor desligar. Já se sabe que para U=230V o tempo tem de ser de tal forma que dispare no regulamentar, mas num caso extremo de 5 A durante 100mS o diferencial protege???
E se a resistência do corpo humano for muito baixa, 500 Omhs ou menos entre 500 mA e 1A transitóriamente será perigoso?
Esteproblema não vem em nenhum manual, eu apenas instalei na minha casa por causa da iluminação e tomadas de usos gerais. Tenho 3 diferenciais no quadro eléctrico-
E se a resistência do corpo humano for muito baixa, 500 Omhs ou menos entre 500 mA e 1A transitóriamente será perigoso?
Esteproblema não vem em nenhum manual, eu apenas instalei na minha casa por causa da iluminação e tomadas de usos gerais. Tenho 3 diferenciais no quadro eléctrico-
Última edição por Duzia12 em 03 dez 2011, 17:24, editado 1 vez no total.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
Re: Posso morrer com contato direto só na F com Dif de 10 m
Tens de calcular sempre a tensão de contacto e verificar para BB1, BB2 e BB3, quais os tempos máximos obtidos, através das curvas para a tensão de contacto.
5A, são 500 vezes mais que a intensidade nominal e o tempo de corte é praticamente 0,04 seg.
Agora 5A em 100 ms, já estavas na zona 4: risco de fibrilação ventricular, com grande possibilidade de paragem cardíaca.
5A, são 500 vezes mais que a intensidade nominal e o tempo de corte é praticamente 0,04 seg.
Agora 5A em 100 ms, já estavas na zona 4: risco de fibrilação ventricular, com grande possibilidade de paragem cardíaca.
Duzia12 Escreveu:Eu já fiz um teste e pus a mão na fase e na terra o diferencial de 10 mA disparou instantaneamente. Mas embora ele dispare com 10 mA há um transitório de corrente até o disjuntor desligar. Já se sabe que para U=230V o tempo tem de ser de tal forma que dispare no regulamentar, mas num caso extremo de 5 A durante 100mS o diferencial protege???
-
- Oficial
O que queria concluir com este tema, é que o mesmo diferencial seja de 30 mA 10 mA, se a corrente que atravesa o corpo humano mesmo num tempo de corte de 0,05 s (Uc=230 V), pode ser perigoso.
Última edição por Duzia12 em 28 nov 2011, 21:19, editado 1 vez no total.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Been thanked: 50 times
Dificilmente alguém consegue dar uma resposta concreta sobre este assunto, porque os fatores em cada contato acidental são sempre variáveis, agora eu já vi uma demonstração em vídeo em que o coração começa com contrações com uma corrente de 5 a 6 mA; conclusão o melhor é evitar os possíveis contatos.
Já agora vou contar uma pequena passagem, quando tinha cerca de 15 anos e trabalhava na Indústria Siderúrgica, em que na altura fazia parte da equipa técnica um senhor que era considerado como técnico "altamente" e este senhor fazia uma asneira que por nós era considerado uma coisa fora do comum, pois ele agarrava em 220V (Fase + Neutro) uma linha em cada mão, no fim de alguns segundos começava a ficar avermelhado e lá largava os condutores, hoje considero que este senhor não tinha conhecimento real daquilo que fazia, e ao perigo a que se submetia.
Cumps.
Já agora vou contar uma pequena passagem, quando tinha cerca de 15 anos e trabalhava na Indústria Siderúrgica, em que na altura fazia parte da equipa técnica um senhor que era considerado como técnico "altamente" e este senhor fazia uma asneira que por nós era considerado uma coisa fora do comum, pois ele agarrava em 220V (Fase + Neutro) uma linha em cada mão, no fim de alguns segundos começava a ficar avermelhado e lá largava os condutores, hoje considero que este senhor não tinha conhecimento real daquilo que fazia, e ao perigo a que se submetia.
Cumps.
-
- Oficial
Embora tenhamos uma garantia que o diferencial actua no tempo regulamentar, não temos controle sobre a corrente transitória que em casos extremos pode ser elevada, os limites nas tabelas são 10 ms e 10A.
Só mesmo em casos extremos, mas...........................by duzia12
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
BoasDuzia12 Escreveu:Embora tenhamos uma garantia que o diferencial actua no tempo regulamentar, não temos controle sobre a corrente transitória que em casos extremos pode ser elevada, os limites nas tabelas são 10 ms e 10A.
Mas pode-se estar no dia não, e lá se vai ter de encomendar o caixote!!!
Cpts.
Energy
Energy
se alguem pegar na fase e neutro e não tiver qualquer corrente de fuga á terra, o diferencial não actuará mas em ultimo caso o disjuntor dessa linha...
os diferenciais são construidos para proteger pessoas tendo como base o desiquilibrio entre fase e neutro em caso de fuga á terra por parte da fase........
ora, por norma as pessoas estão de alguma forma ligadas á terra e existe sempre uma pequena passagem....dai a necessidade de diferenciais muito sensiveis....
se alguem se colocar em cima de uma cortiça ou outro material bem isolado e pegar na fase e no neutro simultaneamente, o mais certo é apanhar um grande choque porque a resistencia normal do corpo humano ira funcionar como uma maquina que consome bastante.....mas por norma será repelido pela força da corrente e a possiblidade de morte é mais rara...neste caso o diferencial não actuará...
as mortes por electrocussão que tenho conhecimento teem sido por total isolamento em relação á terra e contacto entre fases ou o mais comum, instalações sem diferencial e uma situação de pés dentro de agua, lagares, pescinas, tanques, banheiras etc
muinta atenção a essas brincadeiras porque como todos sabem os passaros pousam sobre linhas de milhares de volts sem qualquer problema devido a nao haver contacto á terra ou outra fase....
mesmo com diferenciais sensiveis, se houver total isolamento em relação á terra e contacto entre duas fases ou neutro fase, pode não haver santo que nos valha..
os diferenciais são construidos para proteger pessoas tendo como base o desiquilibrio entre fase e neutro em caso de fuga á terra por parte da fase........
ora, por norma as pessoas estão de alguma forma ligadas á terra e existe sempre uma pequena passagem....dai a necessidade de diferenciais muito sensiveis....
se alguem se colocar em cima de uma cortiça ou outro material bem isolado e pegar na fase e no neutro simultaneamente, o mais certo é apanhar um grande choque porque a resistencia normal do corpo humano ira funcionar como uma maquina que consome bastante.....mas por norma será repelido pela força da corrente e a possiblidade de morte é mais rara...neste caso o diferencial não actuará...
as mortes por electrocussão que tenho conhecimento teem sido por total isolamento em relação á terra e contacto entre fases ou o mais comum, instalações sem diferencial e uma situação de pés dentro de agua, lagares, pescinas, tanques, banheiras etc
muinta atenção a essas brincadeiras porque como todos sabem os passaros pousam sobre linhas de milhares de volts sem qualquer problema devido a nao haver contacto á terra ou outra fase....
mesmo com diferenciais sensiveis, se houver total isolamento em relação á terra e contacto entre duas fases ou neutro fase, pode não haver santo que nos valha..
-
- Team Apoio
Boas
O melhor é não brincar com a electricidade, com ou sem protecções, pois o mais pequeno descuido mata, ou pode deixar recordações nada agradaveis.
O melhor é não brincar com a electricidade, com ou sem protecções, pois o mais pequeno descuido mata, ou pode deixar recordações nada agradaveis.
Cpts.
Energy
Energy
BoasENERGY Escreveu:Boas
Todos ja sabemos que a electricidade faz coisas incriveis, á que ter muito respeito por "ela".
KWh
Re: Contato direto só na F com Diferenvial de 10 mA?
ja agora acrescento
a electricidade e como o amor não se ve, não se ouve mas sente-se.
ninguem sem ela mas quado não correspondida magoa(mata)
a electricidade e como o amor não se ve, não se ouve mas sente-se.
ninguem sem ela mas quado não correspondida magoa(mata)
-
- Team Apoio
BoasDuzia12 Escreveu:Embora tenhamos uma garantia que o diferencial actua no tempo regulamentar, não temos controle sobre a corrente transitória que em casos extremos pode ser elevada, os limites nas tabelas são 10 ms e 10A.
Como é que alguém pode ter a garantia que o diferencial vai cumprir a sua função, nestes casos de brincadeira com o fogo, um dia vai sair queimado.
Cpts.
Energy
Energy
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
já foi debatido aqui no forum, a questão dos contactos directos (agora é que dá bronca, directos e diretos nos motores de pesquisa):
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=4&t=5607
Quem quiser pode tirar as suas conclusões.
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=4&t=5607
Quem quiser pode tirar as suas conclusões.
- moisan
- Faça a sua apresentação
- Registado: 13 out 2010, 08:09
- Contacto:
As medidas de protecção são diferentes para contactos directos e para contactos indirectos.
Para contactos directos as medidas de protecção consisten em impedir que as partes activas sejan accesivels pelas pessoas. Pelo contrario, as medidas contra contactos indirectos é desligar a tensão ante uma derivação duma fase.
O diferencial é so uma medida complementaria para protecção contra contactos directos. É preciso aplicar outras medidas.
Por isso, se tocar uma fase (contacto directo) não protege o diferencial.
Moises
Para contactos directos as medidas de protecção consisten em impedir que as partes activas sejan accesivels pelas pessoas. Pelo contrario, as medidas contra contactos indirectos é desligar a tensão ante uma derivação duma fase.
O diferencial é so uma medida complementaria para protecção contra contactos directos. É preciso aplicar outras medidas.
Por isso, se tocar uma fase (contacto directo) não protege o diferencial.
Moises