Alvará de empresa
Alvará de empresa
Boa noite!
Sou eng. electrotécnico e actualmente estou a trabalhar numa empresa de instalações eléctricas. surgiu a oportunidade de assinar um alvará de outra empresa, isso é possível? (segundo a senhora da OET é possível desde que não tenha assinado pela empresa onde actualmente trabalho).
Quais as responsabilidades ao assinar o alvará? qual é a legislação?
Que procedimentos deverei fazer para assegurar que todas as minhas responsabilidades estão a ser cumpridas legalmente?
Um brande abraço a todos
Sou eng. electrotécnico e actualmente estou a trabalhar numa empresa de instalações eléctricas. surgiu a oportunidade de assinar um alvará de outra empresa, isso é possível? (segundo a senhora da OET é possível desde que não tenha assinado pela empresa onde actualmente trabalho).
Quais as responsabilidades ao assinar o alvará? qual é a legislação?
Que procedimentos deverei fazer para assegurar que todas as minhas responsabilidades estão a ser cumpridas legalmente?
Um brande abraço a todos
Re: Alvará de empresa
Vou dar uma vista de olhos nesse documento. Pois não sei quais as responsabilidades que acarreta. Se alguem ajudar fico agradecido!
Abraço!
Abraço!
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 3 vezes
nada mais simples de responder:
Veja o site do INCI, tem lá toda a informação necessária e de forma bastante clara.
Mas posso adiantar que pode fazer parte dos quadros técnicos das duas empresas, desde que não estejam as duas inscritas no INCI.
E só pode ser responsável pelo alvará de uma delas (a única que estará inscrita no INCI).
Veja o site do INCI, tem lá toda a informação necessária e de forma bastante clara.
Mas posso adiantar que pode fazer parte dos quadros técnicos das duas empresas, desde que não estejam as duas inscritas no INCI.
E só pode ser responsável pelo alvará de uma delas (a única que estará inscrita no INCI).
- Anexos
-
- DL 69_2011 de 15 de Junho - republicacao DL12_2004.pdf
- (396.2 KiB) Transferido 87 vezes
Learning is the goal!!
Boas amigos!
Já li toda a legislação sobre este assunto mas nada me explica de forma clara quis as minhas responsabilidades ao assinar o alvará de um empresa!
Alguém me esclarece estas dúvidas?
Grande abraço a todos
Já li toda a legislação sobre este assunto mas nada me explica de forma clara quis as minhas responsabilidades ao assinar o alvará de um empresa!
Alguém me esclarece estas dúvidas?
Grande abraço a todos
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
É mais ou menos o seguinte;
Estás a assumir a responsabilidade pelo Alvará, que quer disser és o responsável.
Se houver um incidente ou acidente com a "corrente eléctrica". És o Responsável!
Pensando que assinaste, há um curto-circuito numa loja e há feridos. Vais ser chamado à responsabilidade.
Tens uma equipa de electricistas a executarem um serviço, enganaram-se no neutro e ficou uma fase, queimaram equipamento em casa dos clientes, és o responsável. ( o seguro se houver paga)
Fizeram uma terra e disseram que ficou como o projecto. Não verificas-te a obra ( não fizeram conforme o projecto) és o responsável.
Creio que chega.
Cump.
Mário
Estás a assumir a responsabilidade pelo Alvará, que quer disser és o responsável.
Se houver um incidente ou acidente com a "corrente eléctrica". És o Responsável!
Pensando que assinaste, há um curto-circuito numa loja e há feridos. Vais ser chamado à responsabilidade.
Tens uma equipa de electricistas a executarem um serviço, enganaram-se no neutro e ficou uma fase, queimaram equipamento em casa dos clientes, és o responsável. ( o seguro se houver paga)
Fizeram uma terra e disseram que ficou como o projecto. Não verificas-te a obra ( não fizeram conforme o projecto) és o responsável.
Creio que chega.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Resumindo... sou responsável por tudo o que fazem em obra!
Não é mto pouca responsabilidade...
O que ouvia dizer por ai é que a responsabilidade era diminuta...
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Mário Escreveu:Boas
Tens uma equipa de electricistas a executarem um serviço, enganaram-se no neutro e ficou uma fase, queimaram equipamento em casa dos clientes, és o responsável. ( o seguro se houver paga) Atenção que neste caso, a companhia de seguros só paga se tiver seguro de responsabilidade profissional
Creio que chega.
Cump.
Mário
Cpts.
Energy
Energy
O que quer dizer que so os loucos é que assinam um alvará só para ir buscar o guito ao final do mês! nem sequer põem os pés na obra... e mta responsabilidade... e pra alem disso a que receba apenas 200€ para efectuar esse trabalho... como e possível????
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Agradecimento recebido: 12 vezes
É a selva que assim o obriga. Na teórica tudo muito bonito mas na prática.... É até ao dia que a coisa correr mal, depois como também não há lei em Portugal, a culpa morre sempre solteira.
-
- Team Apoio
Boas1050021 Escreveu:Resumindo... sou responsável por tudo o que fazem em obra!
Como é que um técnico responsavél pelo Alvará, é responsavél por tudo o que se passa em obra, quando ele pode ser colaborador apenas a meio tempo.
Se assim fosse as empresas teriam de ter um técnico para cada obra a tempo inteiro, independentemente do valor ou do risco da mesma.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 3 vezes
"Se assim fosse as empresas teriam de ter um técnico para cada obra a tempo inteiro, independentemente do valor ou do risco da mesma."
Todas as obras têm de ter um técnico associado...o que equivale a dizer que todas têm um técnico a tempo inteiro.
Pelo menos no papel, e para os seguros e responsabilidade, é isso que interessa!
Todas as obras têm de ter um técnico associado...o que equivale a dizer que todas têm um técnico a tempo inteiro.
Pelo menos no papel, e para os seguros e responsabilidade, é isso que interessa!
Learning is the goal!!
-
- Team Apoio
Boasgemini Escreveu:"Se assim fosse as empresas teriam de ter um técnico para cada obra a tempo inteiro, independentemente do valor ou do risco da mesma."
Disse bem no papel, pois em obras pequenas ter um engº a tempo inteiro a olhar para a obra, não deve ser nada aliciante para este, também é certo que por vezes sai nais barato ter um engº à frente da obra do que ter um encarregado.
Cpts.
Energy
Energy