Medidor de Consumo de Energia Sem Fios-Pinças Amperimétricas

ace.crash
Curioso
Curioso
Registado: 06 jan 2011, 00:04

Re: Medidor de Consumo de Energia Sem Fios-Pinças Amperimétr

Mensagem por ace.crash »

já chegou a primeira pinça e não só serviu como ainda ficou com alguma folga. obrigado a todos
zegogas
Curioso
Curioso
Registado: 02 set 2009, 20:27

Mensagem por zegogas »

Pelas fotos o aparelho é para medir só numa fase, acho eu por isso não vejo para quê mais duas pinças.
Se quer medir nas 3 fases penso que seriam necessário mais dois aparelhos, mas posso estar enganado, não conheço esse equipamento.
ace.crash
Curioso
Curioso
Registado: 06 jan 2011, 00:04

Mensagem por ace.crash »

zegogas Escreveu:Pelas fotos o aparelho é para medir só numa fase, acho eu por isso não vejo para quê mais duas pinças.
Se quer medir nas 3 fases penso que seriam necessário mais dois aparelhos, mas posso estar enganado, não conheço esse equipamento.
cada aparelho suporta até 3 pinças (3 fases) Tive foi de comprar duas pinças extra porque o pack inicial (como o que vê na foto) só trás uma.

Já está a funcionar há alguns dias, tenho feito alguns testes e estou muito satisfeito.

Desligo determinado electrodoméstico, volto a ligar e fico logo a saber quanto é que consome. Como introduzi no medidor o preço do kWh (0,1299€) este faz-me automaticamente as contas todas.

Ao ligar o medidor ao PC com software próprio consigo ver todo o tipo de gráficos do género quanto gasta cada fase, a que horas gastei mais electricidade ou menos, o dia de maior gasto, a média, estimativas de custos, etc.

Por exemplo fiquei surpreendido com o facto de a tomada que alimenta só o forno e o microondas (que tem um disjuntor independente) estar a gastar 15 W :shock: (sem estarem a funcionar claro). Só em stand-by ou um ou o outro ou ambos gastam 15 W. Acho um exagero (o forno nem sequer tem relogio!).

Mas a maior surpresa foram os aparelhos de ar condicionado (mais de 100 W em stand-by)!!! está bem que são 7 aparelhos mas chiça! claro que esses agora já os desligo no disjuntor. 0,01299€ X 24 horas X30 dias - dá 9,35€ por mês (mais 23% de IVA) :shock: só para ter os ares condicionados prontos a funcionar ao toque do comando, por esse preço prefiro levantar-me e ligá-los no disjuntor! :lol:
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

boas

todos os equipamentos electronicos consomem, basta existir uma placa electronica, so precisa de estar ligada á tomada

uma casa tipo T2 normal hoje em dia tem:

só na cozinha:

micro-ondas

maquina da loiça

maquina da roupa

televisão

na sala:

sistema hi-fi

televisão

DVD com sistema sourround pro logic

box

router wi-fi

telefone fixo sem fios

computador tipo tower

num quarto:

televisão

2ª box

relogio despertador

no quarto dos putos:

televisão

DVD

e o magalhães

já alguem fez as contas?
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Há contas que nem vale a pena fazer, senão!!!
Cpts.
Energy
RedCell
Curioso
Curioso
Registado: 22 mar 2008, 15:33

Mensagem por RedCell »

ace.crash Escreveu:Boas,

comprei este medidor de consumo de energia electrica sem fios mas só chega às minhas mãos dentro de uma semana.

Imagem

só depois da compra estar efectuada é que reparei (através da descrição do produto) que a pinça amperimétrica é de 12mm. Será que é suficientemente larga para abraçar a fase que vai ao disjuntor diferencial? É que no meu caso até são 3 fases (tenho trifasica em casa) e ainda me falta comprar mais duas pinças extra. Existem à venda dois tamanhos de pinças (de 12mm e de 25mm), mas a que vem no pack é a de 12mm e a de 25mm é mais cara (e não sei se for larga demais não fará leituras incorrectas?)
Imagem

Fui tentar perceber se os fios caberiam na pinça de 12mm mas não cheguei a conclusões, por isso aqui deixo umas fotos a ver se alguém me consegue ajudar a identificar a grossura dos fios das fases

Imagem

Imagem

no cabo mais grosso de onde saem as fases e o neutrro tem escrito
"REPL
LVCBR0415
4X10 /4 x50 mm
d:5/12 mm D:16/35 mm"

qual é a medida do diametro dos cabos das fases ?
a pinça de 12mm serve?

Outras questões:

para medir o consumo mais correctamente devo ligar as 3 pinças (quando as tiver) às fases que entram no diferencial (que julgo ser as que estão por debaixo e aparecem na foto) ou às fases que saem (e estão por cima)? ou é indiferente?

já alguém teve experiencias com este tipo de aparelhos? funcionam bem?
obrigado
Já agora se não é indiscrição quanto custa um aparelho deste tipo? Comprou cá em Portugal ou mandou vir do estrangeiro?
É que também estou interessado em adquirir um para fazer as medições lá em casa... :oops:
ouraman
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 mar 2012, 00:59

Mensagem por ouraman »

boas pessoal

estive para adquirir na altura um aparelho destes mas deixei o tempo passar pensando que não seria preciso..
este ano passei quase para o dobro do que ando a pagar, e com um aparelho destes sei que não é muito preciso mas dá uma ideia do que se gasta

neste caso estava interessado em adquirir o Envi
http://www.homeenergy.pt/knowatt/Lojas.aspx

no entanto gostaria de saber qual a diferenca entre o Envi e o Wattson que é bem mais caro ??
o Envi sei que não é continuo, mede de 6s em 6s salvo erro..o Wattson é a mesma coisa certo?

nao mencionei outros produtos pois desconheco outros que façam o mesmo efeito nestes precos...

Agradeç qualquer esclarecimento, pois vou mesmo precisar de um medidor deste tipo :wink:
JasonRain
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 mar 2013, 07:18

Mensagem por JasonRain »

Aparentemente os condutores parecem ser de 6mm2, logo a pinça de 12mm serve perfeitamente.
Responder

Voltar para “Dúvidas”