Ventilação e insuflação de parqueamento

Responder
naesm
Curioso
Curioso
Registado: 29 abr 2008, 23:16

Ventilação e insuflação de parqueamento

Mensagem por naesm »

Caros, Boa tarde,

Estou com um projecto em mãos de um estacionamento coberto de um centro comercial, alguém saberá me esclarecer se os ventiladores de desenfumagem, insuflação e de impulso deverão ou não levar relé térmico.
Ventiladores estes que irão funcionar em incêndio e CO, e poderão funcionar através de horário para ventilação do parqueamento.

Obrigado

Nelson Matoso
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Ventilação e insuflação de parqueamento

Mensagem por jaimereis »

claro que devem ter protecção contra sobre cargas, ou usa rele termico acopulado ao contactor ou usa um disjuntor-motor

sim, podem trabalhar com comando horario ( por relogio local ou gestão centralizada)

não se esqueça do quadro de bombeiros á entrada do parqueamento

a nova legislação obriga tambem que estes ventiladores entejam preparados para aguentar 400ºC por 2 horas

botoneiras de paragem local tambem é obrigatorio( de comando e de alimentação electrica)
Jaime Reis
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

:shock: Medo!!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se não levarem térmico adequado a cada motor, concerteza um dia vão trabalhar até arder.
Cpts.
Energy
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Creio que não têm térmico. Não podem desligar em caso de incêndio, têm que funcionar no mínimo 2 horas.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

Mário Escreveu:Boas

Creio que não têm térmico. Não podem desligar em caso de incêndio, têm que funcionar no mínimo 2 horas.

Cump.
Mário
:?: :?: :?:

se numa situação de arranque horario e se por qualquer razão o motor agarrar, ou outra coisa qualquer vai existir uma sobre-corrente o que pode originar um incendio se alimentação não desligar, pelo menos disjuntor-motor ou fusiveis tem que ter

o que não se liga é o termico interno do motor, mas geralmente estes motores não veem equipados com termico interno
Jaime Reis
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
jaimereis Escreveu:
Cump.
Mário
se numa situação de arranque horario e se por qualquer razão o motor agarrar, ou outra coisa qualquer vai existir uma sobre-corrente o que pode originar um incendio se alimentação não desligar, pelo menos disjuntor-motor ou fusiveis tem que ter
o que não se liga é o termico interno do motor, mas geralmente estes motores não veem equipados com termico interno
Recapitulando

"desenfumagem", sem térmico
"insuflação e de impulso" com térmico.

Todos eles com protecção de disjuntor electromagnético, o de desenfumagem tem que haver garantia que funciona em caso de incêndio.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Não esquecer que a desenfumagem deve ser realizada em regime IT com transformador de isolamento e CPI (controlador permanente de isolamento).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

jaimereis Escreveu:
Cump.
Mário
Recapitulando

"desenfumagem", sem térmico
"insuflação e de impulso" com térmico.

Todos eles com protecção de disjuntor electromagnético, o de desenfumagem tem que haver garantia que funciona em caso de incêndio.

Cump.
Mário
boas

estive a consultar vários desenhos de edificios onde faço manutenção, e neste onde estou de momento, verifiquei no local, todos os motores estão protejidos por rele termico, são motorees de dupla velocidade

o que eu pergunto é se os de extracção de não levarem rele termico é um normativo recente?
Jaime Reis
naesm
Curioso
Curioso
Registado: 29 abr 2008, 23:16

Mensagem por naesm »

Bom dia,

desde já´+a obrigado pelas ajudas.

Os ventiladores de desenfumagem, serão reversiveis, logo farão insuflação e extracção, não levarão térmico de acordo com as informações dadas, eu quando me refiro a térmico, quero dizer relé térmico, ou acoplado ao contactor ou no disjuntor motor, nos de impulso irei especificar, todos os ventiladores saem do quadro de estacionamento que é em regime IT, mas o CPI irá estar instalado no quadro de segurança das instalações eléctricas que alimenta o meu de AVAC, logo todos os ventiladores, impulso e insuflação/extracção serão alimentados em regime IT.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "jaimereis"

"o que eu pergunto é se os de extracção de não levarem rele termico é um normativo recente?"

Só os de desenfumagem, é que não podem ter. Os outros nada obriga a ter ou não ter.

Cump.
Mário
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

Mário Escreveu:Boas "jaimereis"

"o que eu pergunto é se os de extracção de não levarem rele termico é um normativo recente?"

Só os de desenfumagem, é que não podem ter. Os outros nada obriga a ter ou não ter.

Cump.
Mário
bom dia Mario

já percebi isso, mas é recente essa imposição? a partir de que data?
Jaime Reis
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "jaimereis"

Creio que é antiga.
Parece que passou a ser prática corrente, dado que temos de garantir o funcionamento consecutivo de 2 horas.

Cump.
Mário
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”