Estive a dias a ver uma vivenda de um amigo, e como curioso em relação a parte eletrica, reparei que tinham a terra ligado a terra ao ferro da estretura da da casa com um serra cabos, e deste tinham dois cabos de 6mm a uma vareta de cobre,gostaria que alguem comenta-se esta ligação, e que opcões a ter!
Desejo umas boas festas a todos , e obrigado por me tirarem as minhas duvidas
Luisilva
ligar a terra ao ferro da estretura da vivenda
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: ligar a terra ao ferro da estretura da vivenda
Boasluisilva Escreveu:Estive a dias a ver uma vivenda de um amigo, e como curioso em relação a parte eletrica, reparei que tinham a terra ligado a terra ao ferro da estretura da da casa com um serra cabos, e deste tinham dois cabos de 6mm a uma vareta de cobre,gostaria que alguem comenta-se esta ligação, e que opcões a ter!
Luisilva
E esta terra ligada à estrutura da moradia, ligada depois a 1 electrodo c/2 condutores de 6mm2. é um expectáculo.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
A norma (EN 62305) recomenda, que assim seja.
É muito normal nos dias de hoje, mesmo em pequenas obras, efectuar-se a ligação do electrodo de terra à estrutura da construção civil.
O que aconselho é que essa ligação seja efectuada por soldadura aluminotérmica.
É muito normal nos dias de hoje, mesmo em pequenas obras, efectuar-se a ligação do electrodo de terra à estrutura da construção civil.
luisilva Escreveu:Estive a dias a ver uma vivenda de um amigo, e como curioso em relação a parte eletrica, reparei que tinham a terra ligado a terra ao ferro da estretura da da casa com um serra cabos, e deste tinham dois cabos de 6mm a uma vareta de cobre,gostaria que alguem comenta-se esta ligação, e que opcões a ter!
Luisilva
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
Quantos mais pontos de ligação (estacas) tiver na terra menor será a resistência de terra, apontando para valores de resitência próximos do 0.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasparreirajoao Escreveu:A norma (EN 62305) recomenda, que assim seja.
luisilva Escreveu:Estive a dias a ver uma vivenda de um amigo, e como curioso em relação a parte eletrica, reparei que tinham a terra ligado a terra ao ferro da estretura da da casa com um serra cabos, e deste tinham dois cabos de 6mm a uma vareta de cobre,gostaria que alguem comenta-se esta ligação, e que opcões a ter!
Luisilva
A ligação que foi descrita, da estrutura aos electrodos a fio de 6mm2, é que não faz lembrar a ninguém.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 26 fev 2008, 23:00
uma boa equipotencialidade requer algo mais do que serra-cabos e fios. Requer cabos adequados, barramentos conformes, soldaduras bem efectuadas, diferenciais adequados e um valor de terra admissível, há e não esquecer, os eléctrodos e ligadores amovíveis.