Iluminação
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Iluminação
Boa noite colegas!
Eu gostava de mudar a iluminação que dispomos actulamente na fábrica por umas mais eficientes. Que tipo de iluminação sugerem para pavilhões industriais.
Têm que ficar a 7m do chão.
Cumps,
Bruno
Eu gostava de mudar a iluminação que dispomos actulamente na fábrica por umas mais eficientes. Que tipo de iluminação sugerem para pavilhões industriais.
Têm que ficar a 7m do chão.
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: Iluminação
led, a minha firma montou disso numa nave de uma industria em setubal e segundo dizem ficou altamente(eu ainda não vi)
Última edição por jaimereis em 24 nov 2011, 11:21, editado 1 vez no total.
Jaime Reis
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Já existem soluções com luminárias fluorescentes muito boas e com elevados rendimentos e que permitem regulação de fluxo luminoso em função da iluminação exterior (luz do dia) e também controlo de presença, ou seja, iluminação ligada quando o espaço está frequentado. Como é uma área industrial convém também ter em atenção ao IP. E com esse pé-direito funciona perfeitamente.
Possível solução:
http://www.intra-lighting.com/pendant-l ... catid=1413
Possível solução:
http://www.intra-lighting.com/pendant-l ... catid=1413
LED -> a substituição é directa e para espaços em que a luz fica ligada durante tanto tempo, a recuperação do investimento é rápida.
(um aparte -> sendo uma nave industrial, convém verificar a qualidade da onda de tensão, os LED's podem ser sensíveis a demasiados harmónicos na rede e subtensões)
(um aparte -> sendo uma nave industrial, convém verificar a qualidade da onda de tensão, os LED's podem ser sensíveis a demasiados harmónicos na rede e subtensões)
Última edição por Tonik_ em 24 nov 2011, 10:40, editado 1 vez no total.
Neste forum, independentemente da idade, trato toda a gente por tu, se alguém se sentir incomodado, é só dizer.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Utilize luminárias com lâmpadas fluorescentes e se possivel com sensor de luminosidade incorporado na luminária.
A ETAP tem luminárias próprias para este tipo de locais.
http://www.etaplighting.com/level2.aspx ... gType=2070
Não utilize luminárias tipo campanula com lâmpadas de descarga, pois têm um consumo elevado.
A ETAP tem luminárias próprias para este tipo de locais.
http://www.etaplighting.com/level2.aspx ... gType=2070
Não utilize luminárias tipo campanula com lâmpadas de descarga, pois têm um consumo elevado.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Já existem boas aplicações com fluorescentes para estas aplicações. E tal como indicou o colega parreirajoao a ETAP também tem boas soluções para estas situações e com rendimentos elevados.Duzia12 Escreveu:A lâmpada fluorescente para uma altura de 7 metros perde muito rendimento.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Já ha muitas soluções com lâmpadas fluorescentes de 80W especialmente para locais com pé direito elevado (até cerca de 7-8m) com a vantagem acrescida de, tal como indicado pelo parreirajoao, ser fácil e barato a regulação de fluxo, maximizando a poupança ao máximo.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boas
Armaduras com lampâdas fluorescentes T5 penso que seja uma boa solução, e o tempo de vida mediana das lampâdas ronda as 24000h.
Armaduras com lampâdas fluorescentes T5 penso que seja uma boa solução, e o tempo de vida mediana das lampâdas ronda as 24000h.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Viva,
Agradeço as respostas. Faltou-me acrescentar que actualmente estão instaladas as seguintes lâmpadas: OSRAM HQL(MBF-U) 400W.
Este pavilhão só tem actividade à noite. Por isso, o controlo de intensidade não é importante.
Cumps,
Bruno
Agradeço as respostas. Faltou-me acrescentar que actualmente estão instaladas as seguintes lâmpadas: OSRAM HQL(MBF-U) 400W.
Este pavilhão só tem actividade à noite. Por isso, o controlo de intensidade não é importante.
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
Bruno
-
- Curioso
- Registado: 18 abr 2010, 14:40
- Been thanked: 7 times
Boa noite,
Na fábrica onde trabalho temos instalado em alguns pavilhões luminárias com lâmpadas de iodetos metálicos (HQI-E E40 400W).
Dado que estes pavilhões têm iluminação natural, pretendemos durante o dia desligar alguns circuitos de iluminação.
Como este tipo de lâmpadas só permite um controlo on/off, a minha ideia é à medida que a luz natural aumenta fazer cair parcialmente os circuitos de iluminação.
Qual é o sistema ou o tipo de sensor de aconcelham?
Obrigado
Na fábrica onde trabalho temos instalado em alguns pavilhões luminárias com lâmpadas de iodetos metálicos (HQI-E E40 400W).
Dado que estes pavilhões têm iluminação natural, pretendemos durante o dia desligar alguns circuitos de iluminação.
Como este tipo de lâmpadas só permite um controlo on/off, a minha ideia é à medida que a luz natural aumenta fazer cair parcialmente os circuitos de iluminação.
Qual é o sistema ou o tipo de sensor de aconcelham?
Obrigado
Cumprimentos Ricardo Ruivo
-
- Curioso
- Registado: 18 abr 2010, 14:40
- Been thanked: 7 times
Encontrei este controlador que me parece ser bom:
http://www.duarteneves.pt/dnl_pt/materi ... 0-112.html
http://www.duarteneves.pt/dnl_pt/materi ... 0-112.html
Cumprimentos Ricardo Ruivo
Eu aconselho sempre a iluminação fluorescente em vez das lâmpadas de descarga.
E com a iluminação fluorescente existem uma série de sistemas em que pode utilizar o que pretende, como o sistema DALI ou DSI.
E com a iluminação fluorescente existem uma série de sistemas em que pode utilizar o que pretende, como o sistema DALI ou DSI.