Potência Activa sempre negativa registada em analisador
Potência Activa sempre negativa registada em analisador
Caros Colegas,
Estou com umas duvidas que gostava que alguém me esclarecesse.
Fiz uma monitorização a uma instalação com um analisador FLUKE 1735.
Ao ler os dados registados reparo que a potência activa é sempre negativa e com um factor de potencia muito baixo, na ordem dos 0,29.
A instalação funciona bem e este registo é para um estudo.
Comparando com a factura da companhia, reparo que o consumo de potência reactiva registado pelo analisador é muito idêntico ao da potencia activa facturado.
Peço aos entendidos esclarecimentos.
Muito obrigado.
Filipe
Ao ler os dados registados reparo que a potência activa é sempre negativa e com um factor de potencia muito baixo, na ordem dos 0,29.
Comparando com a factura da companhia, reparo que o consumo de potência reactiva registado pelo analisador é muito idêntico ao da potencia activa facturado.
Muito obrigado.
Filipe
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Re: Potência Activa sempre negativa registada em analisador
Para ser potência activa negativa, a instalação funciona como geradora de energia, ou seja, está a fornecer uma potencia activa "P", estando a trabalhar no 1º e 2º quadrante.
Se tens um FP=0,29, aconselho-te vivamente a propores uma instalação de baterias de condensadores. Não te esqueças que com esse FP, o cliente pagará 3x mais de energia reactiva, de acordo com o despacho da ERSE. Assegura-te que com a instalação de bateria de condensadores, a instalação não entre em ressonancia.
Se tens um FP=0,29, aconselho-te vivamente a propores uma instalação de baterias de condensadores. Não te esqueças que com esse FP, o cliente pagará 3x mais de energia reactiva, de acordo com o despacho da ERSE. Assegura-te que com a instalação de bateria de condensadores, a instalação não entre em ressonancia.
LFAV Escreveu:Caros Colegas,
Muito obrigado.
Filipe
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
LFAV Escreveu:Caros Colegas,
Muito obrigado.
Filipe
Cuidado com a sequencia das pinças, podem ser essa a origem de ter potência activa negativa nas leituras. Numa instalação é raro ter potência activa negativa.
Pois a minha duvida está mesmo aí. É que com estas leituras analisei a factura e reparei que não pagam reactiva.
Equaciono que seja uma troca das pinças, mas antes de fazer o registo no mostrador aparecia os valores bem, ou seja com a potencia activa positiva e correcta.
Ao mesmorizar os valores é que ficou negativo...
Obrigado.
Filipe
Equaciono que seja uma troca das pinças, mas antes de fazer o registo no mostrador aparecia os valores bem, ou seja com a potencia activa positiva e correcta.
Ao mesmorizar os valores é que ficou negativo...
Obrigado.
Filipe
... com a troca de pinças pode justificar-se um consumo de reactiva muito elevado (5 x mais) face ao consumo de activa ? e o tal factor de potencia de 0,29 ?
-
- Velha Guarda
- Registado: 19 abr 2010, 10:32
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 2 times
Boa tarde;LFAV Escreveu:... com a troca de pinças pode justificar-se um consumo de reactiva muito elevado (5 x mais) face ao consumo de activa ? e o tal factor de potencia de 0,29 ?
Nunca trabalhei com esse tipo de analisador, mas isso deve se ao facto de teres colocado as pinças no sentido errado da corrente por isso é que te dá negativo.
Na pinça vê-la se não tens o sentido da corrente. Caso não o tenhas faz o seguinte, colocas a pinça depois vai ver o valor da corrente se a mesma for negativa trocas o sentido da pinça e assim já tens correntes positivas, logo a tua potência activa tambem vai ser positiva.
Isto tudo é verdade se tu não fores fornecedor de energia electrica...
Cumprimentos
Rocha
Cumprimentos
Rocha
Rocha
Ter as pinças trocadas só se for entre fases, pois o analisador tem os TI´s normais sem sentido da corrente ( umas argolas avermelhadas). Pode ser este o caso ?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Tem uma seta em cada "argola" para o sentido da corrente.
Estás em Lisboa?
Cump.
Mário
Tem uma seta em cada "argola" para o sentido da corrente.
Estás em Lisboa?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Boas Mário,
Sim Mário, estou em Lisboa, mas o equipamento está na Madeira onde está a decorrer as monitorizações.
Já pedi ao meu colega para reparar no tal sinal das "argolas" .
Penso que o problema deve estar no sentido da corrente, ou seja a tal setinha ao contrário.
Pelo que me disseram os TI´s (argolas) estavam espremidas e que possivelmente uma parte da argola entrava na argola da outra..cruzavam com os outros. Não sei se estou a fazer-me entender....
Vamos averiguar estas duas situações e repetir a monitorização, pois os valores que obtivemos não estava nada bem...
Assim que tenha corrigido estas problemas digo que ficou resolvido e qual a causa...
Obrigado.
Filipe
Sim Mário, estou em Lisboa, mas o equipamento está na Madeira onde está a decorrer as monitorizações.
Já pedi ao meu colega para reparar no tal sinal das "argolas" .
Penso que o problema deve estar no sentido da corrente, ou seja a tal setinha ao contrário.
Pelo que me disseram os TI´s (argolas) estavam espremidas e que possivelmente uma parte da argola entrava na argola da outra..cruzavam com os outros. Não sei se estou a fazer-me entender....
Vamos averiguar estas duas situações e repetir a monitorização, pois os valores que obtivemos não estava nada bem...
Assim que tenha corrigido estas problemas digo que ficou resolvido e qual a causa...
Obrigado.
Filipe
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Been thanked: 5 times
Embora não conheça o analisador em causa, julgo que está tudo bem, apenas os fios que chegam das pinces e ligam no analisador devem estar trocados e quando digo trocados não é a pince da fase R com a da S, nada disso é mesmo os dois fios da pince quando ligam no analisador deve-se trocar o fio vermelho com o preto (se as cores forem estas).
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
O problema também pode estar na forma como é feita a monitorização (registo) para o aparelho analisar, pelo que foi dito "...mas antes de fazer o registo no mostrador aparecia os valores bem, ou seja com a potência activa positiva e correcta. Ao memorizar os valores é que ficou negativo..."
Portando deve ser algum comutador mal posicionado no analisador. Sugiro uma leitura no Manual.
Portando deve ser algum comutador mal posicionado no analisador. Sugiro uma leitura no Manual.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Também tenho um analisador do género e confirmo que as pinças de corrente têm um sentido correcto para a corrente e realmente acontece se estas forem mal ligadas a potência apresentar valor negativo e depois esses valores não aparecem na memória do equipamento é assumido como se fosse zero, ou seja, os dados depois gravados não servem para nada. Já me aconteceu 

-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Além das pinças estarem trocadas a única coisa que mudava era o campo girante e basta trocar duas pinças. Outro problema é estar "invertida uma fases "
- ezer
- Velha Guarda
- Registado: 04 jan 2008, 22:56
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 10 times
No manual do equipamento está a colocação correcta das pinças, bem como as varias maneiras de fazer leituras
- Anexos
-
- Fluke 1735.pdf
- (1.23 MiB) Transferido 262 vezes