Potência Activa sempre negativa registada em analisador

LFAV
Curioso
Curioso
Registado: 24 jun 2008, 10:47

Potência Activa sempre negativa registada em analisador

Mensagem por LFAV »

Caros Colegas,

Estou com umas duvidas que gostava que alguém me esclarecesse.
Fiz uma monitorização a uma instalação com um analisador FLUKE 1735.
Ao ler os dados registados reparo que a potência activa é sempre negativa e com um factor de potencia muito baixo, na ordem dos 0,29.
A instalação funciona bem e este registo é para um estudo.
Comparando com a factura da companhia, reparo que o consumo de potência reactiva registado pelo analisador é muito idêntico ao da potencia activa facturado.
Peço aos entendidos esclarecimentos.
Muito obrigado.
Filipe
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Re: Potência Activa sempre negativa registada em analisador

Mensagem por parreirajoao »

Para ser potência activa negativa, a instalação funciona como geradora de energia, ou seja, está a fornecer uma potencia activa "P", estando a trabalhar no 1º e 2º quadrante.

Se tens um FP=0,29, aconselho-te vivamente a propores uma instalação de baterias de condensadores. Não te esqueças que com esse FP, o cliente pagará 3x mais de energia reactiva, de acordo com o despacho da ERSE. Assegura-te que com a instalação de bateria de condensadores, a instalação não entre em ressonancia.

LFAV Escreveu:Caros Colegas,

Ao ler os dados registados reparo que a potência activa é sempre negativa e com um factor de potencia muito baixo, na ordem dos 0,29.
Comparando com a factura da companhia, reparo que o consumo de potência reactiva registado pelo analisador é muito idêntico ao da potencia activa facturado.
Muito obrigado.
Filipe
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

LFAV Escreveu:Caros Colegas,

Muito obrigado.
Filipe

Cuidado com a sequencia das pinças, podem ser essa a origem de ter potência activa negativa nas leituras. Numa instalação é raro ter potência activa negativa.
LFAV
Curioso
Curioso

Mensagem por LFAV »

Pois a minha duvida está mesmo aí. É que com estas leituras analisei a factura e reparei que não pagam reactiva.
Equaciono que seja uma troca das pinças, mas antes de fazer o registo no mostrador aparecia os valores bem, ou seja com a potencia activa positiva e correcta.
Ao mesmorizar os valores é que ficou negativo...
Obrigado.
Filipe
LFAV
Curioso
Curioso

Mensagem por LFAV »

... com a troca de pinças pode justificar-se um consumo de reactiva muito elevado (5 x mais) face ao consumo de activa ? e o tal factor de potencia de 0,29 ?
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Has thanked: 2 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por Rocha_28359 »

LFAV Escreveu:... com a troca de pinças pode justificar-se um consumo de reactiva muito elevado (5 x mais) face ao consumo de activa ? e o tal factor de potencia de 0,29 ?
Boa tarde;

Nunca trabalhei com esse tipo de analisador, mas isso deve se ao facto de teres colocado as pinças no sentido errado da corrente por isso é que te dá negativo.

Na pinça vê-la se não tens o sentido da corrente. Caso não o tenhas faz o seguinte, colocas a pinça depois vai ver o valor da corrente se a mesma for negativa trocas o sentido da pinça e assim já tens correntes positivas, logo a tua potência activa tambem vai ser positiva.

Isto tudo é verdade se tu não fores fornecedor de energia electrica...

Cumprimentos
Rocha
Cumprimentos
Rocha
LFAV
Curioso
Curioso

Mensagem por LFAV »

Ter as pinças trocadas só se for entre fases, pois o analisador tem os TI´s normais sem sentido da corrente ( umas argolas avermelhadas). Pode ser este o caso ?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Tem uma seta em cada "argola" para o sentido da corrente.
Estás em Lisboa?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
LFAV
Curioso
Curioso

Mensagem por LFAV »

Boas Mário,

Sim Mário, estou em Lisboa, mas o equipamento está na Madeira onde está a decorrer as monitorizações.
Já pedi ao meu colega para reparar no tal sinal das "argolas" .
Penso que o problema deve estar no sentido da corrente, ou seja a tal setinha ao contrário.
Pelo que me disseram os TI´s (argolas) estavam espremidas e que possivelmente uma parte da argola entrava na argola da outra..cruzavam com os outros. Não sei se estou a fazer-me entender....
Vamos averiguar estas duas situações e repetir a monitorização, pois os valores que obtivemos não estava nada bem...
Assim que tenha corrigido estas problemas digo que ficou resolvido e qual a causa...
Obrigado.
Filipe
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53

Mensagem por Duzia12 »

As bobines de tensão também têm uma ordem
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Been thanked: 5 times

Mensagem por jodsbrum »

Embora não conheça o analisador em causa, julgo que está tudo bem, apenas os fios que chegam das pinces e ligam no analisador devem estar trocados e quando digo trocados não é a pince da fase R com a da S, nada disso é mesmo os dois fios da pince quando ligam no analisador deve-se trocar o fio vermelho com o preto (se as cores forem estas).
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

O problema também pode estar na forma como é feita a monitorização (registo) para o aparelho analisar, pelo que foi dito "...mas antes de fazer o registo no mostrador aparecia os valores bem, ou seja com a potência activa positiva e correcta. Ao memorizar os valores é que ficou negativo..."
Portando deve ser algum comutador mal posicionado no analisador. Sugiro uma leitura no Manual.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Também tenho um analisador do género e confirmo que as pinças de corrente têm um sentido correcto para a corrente e realmente acontece se estas forem mal ligadas a potência apresentar valor negativo e depois esses valores não aparecem na memória do equipamento é assumido como se fosse zero, ou seja, os dados depois gravados não servem para nada. Já me aconteceu :!:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53

Mensagem por Duzia12 »

Além das pinças estarem trocadas a única coisa que mudava era o campo girante e basta trocar duas pinças. Outro problema é estar "invertida uma fases "
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Has thanked: 1 time
Been thanked: 10 times

Mensagem por ezer »

No manual do equipamento está a colocação correcta das pinças, bem como as varias maneiras de fazer leituras
Anexos
Fluke 1735.pdf
(1.23 MiB) Transferido 262 vezes
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”