mudar disjuntor habitação

Responder
csda
Curioso
Curioso
Registado: 24 out 2011, 16:19

mudar disjuntor habitação

Mensagem por csda »

Caros amigos,

continuo com a substituição de partes da electricidade lá por casa... (apesar de arrendada, mas segurança em primeiro lugar)
Já tenho cabos de 2,5 entre o quadro e as caixas de derivação e este sábado vou passar para os cabos das tomadas de 1,5 para 2,5.
Esta mudança vai levantar-me um problema... No mês passado quando mandei mudar o quadro (o antigo era um podre de fusíveis todos chantados), e como tinha fiação de 1,5, mandei por disjuntores de 10 A (apesar do electricista mais do que credenciado querer meter tudo a 16 A). Agora que vou mudar para cabo de 2,5 quero, naturalmente passar para disjuntores de 16 A.

Alguém me pode arranjar um esquema de ligação dos disjuntores? (imagino que seja básico mas...)
Se bem me lembro ele "chantou" os disjuntores uns aos outros.. é normal, right?

Aproveito para pôr outra questão. A saída do corte da EDP tem 3 fases + neutro (acho que por causa de um aquecimento antigo q entretanto foi desactivado). O electricista que me foi montar o quadro o que fez foi: 1) isolou as pontas de 2s das fases 2) meteu estas duas fases isoladas atrás do quadro e 3) ligou o quadro com a fase que sobrou e o neutro.
Questões:
Isto não tem mal?
A entrada do corte da EDP é monofásico.. Como saem 3 fases?

Um abraço e muito obrigado!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: mudar disjuntor habitação

Mensagem por ENERGY »

csda Escreveu:Caros amigos,

continuo com a substituição de partes da electricidade lá por casa... (apesar de arrendada, mas segurança em primeiro lugar)
Já tenho cabos de 2,5 entre o quadro e as caixas de derivação e este sábado vou passar para os cabos das tomadas de 1,5 para 2,5.
Esta mudança vai levantar-me um problema... No mês passado quando mandei mudar o quadro (o antigo era um podre de fusíveis todos chantados), e como tinha fiação de 1,5, mandei por disjuntores de 10 A (apesar do electricista mais do que credenciado querer meter tudo a 16 A). Agora que vou mudar para cabo de 2,5 quero, naturalmente passar para disjuntores de 16 A.

Alguém me pode arranjar um esquema de ligação dos disjuntores? (imagino que seja básico mas...)
Se bem me lembro ele "chantou" os disjuntores uns aos outros.. é normal, right?

É simples, é só trocar os de 10 existentes pelos de 16A, e já agora em vez de chantes de fio entre disjuntores, pode utilizar um pente monofásico

Aproveito para pôr outra questão. A saída do corte da EDP tem 3 fases + neutro (acho que por causa de um aquecimento antigo q entretanto foi desactivado). O electricista que me foi montar o quadro o que fez foi: 1) isolou as pontas de 2s das fases 2) meteu estas duas fases isoladas atrás do quadro e 3) ligou o quadro com a fase que sobrou e o neutro.
Questões:
Isto não tem mal?
A entrada do corte da EDP é monofásico.. Como saem 3 fases?

A derivação antiga estava feita para alimentação trifásica, agora que contratou monofásica, fica com 2 fases fora de serviço.

Um abraço e muito obrigado!
Cpts.
Energy
csda
Curioso
Curioso

Mensagem por csda »

Obrigado pela rapidez da resposta Energy
É simples, é só trocar os de 10 existentes pelos de 16A, e já agora em vez de chantes de fio entre disjuntores, pode utilizar um pente monofásico
Ok, assim o farei. Uma dúvida, provavelmente imbecil, estando os disjuntores só ligados à fase o neutro liga directamente da saída do corte da EDP ao barramento de onde eu depois tiro os restantes neutros, certo?
A derivação antiga estava feita para alimentação trifásica, agora que contratou monofásica, fica com 2 fases fora de serviço.
E não tem mal estarem "pendurados" atrás do quadro, mesmo que com as pontas isoladas?

Um abraço
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Has thanked: 1 time
Been thanked: 10 times

Mensagem por ezer »

csda Escreveu:Obrigado pela rapidez da resposta Energy
Ok, assim o farei. Uma dúvida, provavelmente imbecil, estando os disjuntores só ligados à fase o neutro liga directamente da saída do corte da EDP ao barramento de onde eu depois tiro os restantes neutros, certo?
E não tem mal estarem "pendurados" atrás do quadro, mesmo que com as pontas isoladas?

Quero acreditar que o pessoal quando foi fazer a passagem de trifásico para monofásico tenha tirado os fusiveis na caixa de coluna, das duas fases que estão fora de serviço.
O contador que presentemente está colocado é monofásico, certo?
Um abraço
csda
Curioso
Curioso

Mensagem por csda »

Caro Ezer,

o contador é efectivamente monofásico. Sei que na caixa da coluna ele não mexeu, mas de qq maneira já estava monofásico quando fui para lá.
O que n percebo é pq e q ele não tirou os cabos das outras duas fases.
O electricista que lá foi mudar o quadro foi o mesmo que, pela EDP, me foi ligar a electricidade quando me mudei...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

csda Escreveu:Caro Ezer,

o contador é efectivamente monofásico. Sei que na caixa da coluna ele não mexeu, mas de qq maneira já estava monofásico quando fui para lá.
O electricista que lá foi mudar o quadro foi o mesmo que, pela EDP, me foi ligar a electricidade quando me mudei...
Boas
O Electricista não tirou os condutores das outras 2 fases, porque quem sabe se amanhã o sr. ou um futuro inquilino não pede um contador trifásico.
A função de quem vai montar o contador, limita-se apenas e só à ligação do contador e não refazer/alterar a instalação à vontade de cada cliente do distribuidor de energia.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Normalmente o cabo trifásico está ligado no diferencial trifásico.

Quando se requer monofásico o pessoal da EDP acaba por shuntar os 3 cabos no mesmo terminal no contador, evitando assim o cliente de chamar o electricista.

Convêm é o eletricista ligar o fio de terra.
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Has thanked: 1 time
Been thanked: 10 times

Mensagem por ezer »

ENERGY Escreveu:
csda Escreveu:Caro Ezer,

Boas
O Electricista não tirou os condutores das outras 2 fases, porque quem sabe se amanhã o sr. ou um futuro inquilino não pede um contador trifásico.
A função de quem vai montar o contador, limita-se apenas e só à ligação do contador e não refazer/alterar a instalação à vontade de cada cliente do distribuidor de energia.

Exactamente como o Energy afirma, a instalação está preparada para uma futura utilização trifasica, no presente não vai ter influência, porque os condutores devem estar sem alimentação.
csda
Curioso
Curioso

Mensagem por csda »

Caros,

eu não me estava a queixar, estava só a perguntar se era seguro ter os cabos pendurados atrás do quadro...

mas já percebi que sim, muito obrigado!

vou amanhã tratar de mudar os últimos cabos e consequentemente os disjuntores de 10A para 16A.

Um abraço e obrigado
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”