Lâmpadas Halogéneo GU 5.3 50W vs Lâmpadas Economicas

Responder
Zork
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 nov 2011, 10:57

Lâmpadas Halogéneo GU 5.3 50W vs Lâmpadas Economicas

Mensagem por Zork »

Pretendo mudar o sistema actual de iluminação existente no meu apartamento... e a vossa opinião é muito importante para a decisão a tomar.

Actualmente tenho cerca de 30 lâmpadas GU5.3 de 35W/50W espalhadas pela casa (hall de entrada, corredor, wcs), e o objectivo será trocar por lâmpadas económicas.

As dúvidas são muitas:
- a melhor solução é substituição directa da lâmpada por uma económica (exemplo MR16 12V SMD 3W) ou substituir o sistema actual de transformador + lâmpadas, por retirar o transformador e colocar cablagem 230v com conector GU10 e lâmpadas económicas Led (exemplo GU-10 4W) ?
- será que o transformador que está ligado ás lâmpadas de halogéneo GU 5.3 é compatível com lâmpadas económicas Led 12V ?
- se o sistema actual for susbstituido por um sistema 230v GU10 Led, deve ser colocado um transformador específico para 230v GU-01 Led,ou não existe necessidade/vantagem em ter o transformador ?

Desculpem a minha ignorância de electricidade... tentei dar o melhor (que poderá conter bastantes sinais de desconhecimento do assunto)... obrigado
Última edição por Zork em 22 nov 2011, 12:03, editado 1 vez no total.
Zork
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Re: Lâmpadas Halogéneo GU 5.3 50W vs Lâmpadas Economicas

Mensagem por Zork »

Já depois de ter criado o tópico é que encontrei o tópico http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... +halogeneo , que parece estar relacionado com o que perguntei (ainda vou ler)... de qualquer forma, se deixarem resposta, tanto melhor...
Tonik_
Curioso
Curioso
Registado: 26 jul 2010, 19:16

Mensagem por Tonik_ »

- a melhor solução é substituição directa da lâmpada por uma económica (exemplo MR16 12V SMD 3W) ou substituir o sistema actual de transformador + lâmpadas, por retirar o transformador e colocar cablagem 230v com conector GU10 e lâmpadas económicas Led (exemplo GU-10 4W) ?
Uma vez que já tens o transformador eu optava por substituição directa por lâmpadas de LED.

- será que o transformador que está ligado ás lâmpadas de halogéneo GU 5.3 é compatível com lâmpadas económicas Led 12V ?
Sim, é.

- se o sistema actual for susbstituido por um sistema 230v GU10 Led, deve ser colocado um transformador específico para 230v GU-01 Led,ou não existe necessidade/vantagem em ter o transformador ?
Se retirares o transformador ficas com os 230V da rede e não é preciso mais transformador nenhum para utilizar as lâmpadas GU-10.

Nota: dependendo das lâmpadas que tens e que vais colocar é normal que percas um pouco a nível de iluminação (mas claro não tanto quanto poupas em termos de potência...)
Neste forum, independentemente da idade, trato toda a gente por tu, se alguém se sentir incomodado, é só dizer.
Zork
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Zork »

Obrigado Tonik pela tua rápida resposta...

Quando já estava/estou inclinado para a substituição directa (porque tenho transformador), vi algures que só o facto de ter transformador faz com que o consumo seja muito elevado:
- exemplo: 5 lâmpadas ligadas de 50W + balastros = consumo 320W; 5 balastros ligados sem as lâmpadas = consumo 225W
Questão: o exemplo referido estará correcto ?
- é que se assim for, imaginando a troca directa das 50W por 4W, daria algo como 225W + 4W x 5 = +- 245W, o que daria apenas uma melhoria no consumo de 75w por cada 5 lâmpadas ?
(a minha espectativa seria algo mais parecido com substituir 50Wx5=250W por 4Wx5=20W)
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 201 vezes

Mensagem por nelmindo »

Zork Escreveu:Obrigado Tonik pela tua rápida resposta...

Quando já estava/estou inclinado para a substituição directa (porque tenho transformador), vi algures que só o facto de ter transformador faz com que o consumo seja muito elevado:
- exemplo: 5 lâmpadas ligadas de 50W + balastros = consumo 320W; 5 balastros ligados sem as lâmpadas = consumo 225W
Questão: o exemplo referido estará correcto ?
- é que se assim for, imaginando a troca directa das 50W por 4W, daria algo como 225W + 4W x 5 = +- 245W, o que daria apenas uma melhoria no consumo de 75w por cada 5 lâmpadas ?
(a minha espectativa seria algo mais parecido com substituir 50Wx5=250W por 4Wx5=20W)
Os consumos dos transformadores não são constantes. Dependem da carga que lhe se aplica no secundário. O raciocinio não pode ser linear.
Se transforma menos energia, à partida aquece menos, logo já aqui o "auto-consumo" é menor.
Tonik_
Curioso
Curioso
Registado: 26 jul 2010, 19:16

Mensagem por Tonik_ »

Mas estás a falar do balastro ou do transformador? Não percebi a pergunta...
Neste forum, independentemente da idade, trato toda a gente por tu, se alguém se sentir incomodado, é só dizer.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”