amfys Escreveu:Eu concordo com tudo o que diz, que advém da minha interpretação do manual e do consenso entre a maioria dos projectistas, intaladores e restantes agentes da indústria através de algumas sessões de esclarecimento organizadas pelo país.
As situações que descrevi apenas ocorreram em casos em que o projectista considerou um quadro/armário bastidor de 19" com funções de ATI, em moradias.
Confesso que eu próprio tenho dificuldades em conceber a existência da ZAP quando se projecta com bastidor como ATI, com suficiente espaço de reserva.
Sendo em alguns casos difícil de justificar ao cliente que se coloque 6 caixas de aparelhagem numa sala (2PC+2CC+1FO+2Tomadas) algumas vezes acaba-se por colocá-las nos arrumos ou outro local menos visível, por vezes, ironicamente, ao lado do ATI.
Como diz as 3 tecnologias já se encontram no bastidor mas ao considerar uma suposta ZAP no bastidor implica deixar tomadas de reserva para esta função, facilitando a introdução de um ONT por parte do cliente no seu interior, sendo apenas necessário "brincar" com chicotes. (a velha história das 2 zonas no ATI).
Atenção que não estou a defender nem a aplicar estas soluções, apenas estou a "sondar" a opinião dos colegas.
Boas, quando se tem bastidor "brinca-se" com os chicotes desde os patch panels directamente aos activos, e não "criando" uma ZAP lá dentro do bastidor, porque convenhamos ZAP dentro do bastidor nem sequer pode existir, como ser cria uma "zona de acesso privilegiado" dentro do próprio armário de telecomunicações(bastidor), a titulo de exemplo é o mesmo que colocar um quadro parcial dentro do quadro principal!
Portanto se tivermos um ATI(normal) com CATI e na mesma parede em baixo colocarmos a ZAP, podemos discutir se está bem ou mal situada, mas está perante as regras técnicas.
ZAP dentro de bastidor é apenas uma "jogada" que o projectista faz para não colocar a ZAP em uma divisão, seja por vontade própria ou do cliente.
p.s ZAP só é obrigatória para habitações.