Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?

Duzia12
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Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?

Mensagem por Duzia12 »

Alguém sabe fazer o cálculo

Cabo em caminho de cabos, à vista cabo unico!
L=15 m
fil9rn
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Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?

Mensagem por fil9rn »

Sabe o rendimento e o cos(fi) do motor???
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Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?

Mensagem por Duzia12 »

rendimento=0,85 cosseno fi=0,8
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Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?

Mensagem por fil9rn »

já agora o tipo de arranque do motor... para um correcto dimensionamento.
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Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?

Mensagem por Duzia12 »

Y/D
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Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?

Mensagem por fil9rn »

O motor apresenta uma corrente nominal de 117A, no entanto considerando o facto do arranque estrela/triângulo, Ib=In + ((3/2)*In). Assim necessita dimensionar o cabo para uma corrente de serviço de 292,5A. Considerando que o caminho de cabos não é perfurado e apenas passa este cabo (Metodo de referencia C) O dijuntor/fusivel de protecção será de 315A e o Iz do cabo de 185mm^2 de 341A.
Assim garantimos que Ib<=In<=Iz, no entanto não se verifica (I2<=1,45*Iz), pelo que o correcto seria um cabo 3X240 + 2G150 de cobre onde o Iz=403A, verificando assim (I2<=1,45*Iz). Grande motor.... mas aguarde confirmação dos colegas.


Cumps
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Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?

Mensagem por Duzia12 »

In=4x160 A curva C ou U e s=XV 5 G 70 não chega????


Isso é a norma da Certiel onde está isso nas RTIEBT???


A teoria faz falta mas....

Um disjuntor magnetotérmico de x 10 In não aguenta o arranque?

YT.png
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Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?

Mensagem por fil9rn »

se não entrar com a corrente de arranque do motor e para curtas distancias é isso tudo (5G50)... Pela teoria dá me muito mais .... veja no ponto 433.2 do RTIEBT fala do relatado anteriormente e pode ver o Iz no quadro 52-C3. Também estou a achar isto muito exagerado... se calhar não estou a proceder correctamente.... será?
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Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?

Mensagem por Duzia12 »

Há aqui tantos técnicos podiam dar a opinião!!
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Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?

Mensagem por carlos.cordeiro »

Boas! Das minhas tabelas técnicas que já uso Há bastante tempo, para um motor de 75 CV, 50HZ, 1500RPM arranque Y/D, sugiro a seguinte canalização electrica:

2 cabos [3x95+T]
No caso de utilizar relé térmico, regulação de 57 a 66 Amperes e o calibre dos Fusiveis do tipo aM (125A).

Visto que In=102A; Ia=234A e Ieq= In+Ia/3 = 180A

Espero ter ajudado.

Carlos
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Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?

Mensagem por Duzia12 »

Iso tá um pouco confuso!!

Um cabo de 3x95+50 ou dois?


O fusível 125 A ou 160 A?



Essa regra de Ib=In + ((3/2)*In não ven nas regras técnicas, é uma disposição em desuso
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Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?

Mensagem por parreirajoao »

Veja o anexo.
Duzia12 Escreveu:Alguém sabe fazer o cálculo

Cabo em caminho de cabos, à vista cabo unico!
L=15 m
Anexos
75cv.pdf
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Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?

Mensagem por Duzia12 »

Falt a seção
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Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?

Mensagem por parreirajoao »

Está no documento que eu enviei.

De qq modo eu colocaria um cabo de 35 mm2:

FXZ1 0,6/1kV - 4G35 mm2

NOTA: A secção do PE terá de >=Sf/2. Também pode colocar:

FXZ1 0,6/1kV - 3x35+16 mm2




Duzia12 Escreveu:Falt a seção
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Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?

Mensagem por GuilhermeRodrigues »

Duzia12 Escreveu:Alguém sabe fazer o cálculo

Cabo em caminho de cabos, à vista cabo unico!
L=15 m

Boa tarde.

Junto segue o cálculo.

Espero que ajude.
Anexos
Cálculo.pdf
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Cumprimentos.


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