Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?
Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?
Sabe o rendimento e o cos(fi) do motor???
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Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?
já agora o tipo de arranque do motor... para um correcto dimensionamento.
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Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?
O motor apresenta uma corrente nominal de 117A, no entanto considerando o facto do arranque estrela/triângulo, Ib=In + ((3/2)*In). Assim necessita dimensionar o cabo para uma corrente de serviço de 292,5A. Considerando que o caminho de cabos não é perfurado e apenas passa este cabo (Metodo de referencia C) O dijuntor/fusivel de protecção será de 315A e o Iz do cabo de 185mm^2 de 341A.
Assim garantimos que Ib<=In<=Iz, no entanto não se verifica (I2<=1,45*Iz), pelo que o correcto seria um cabo 3X240 + 2G150 de cobre onde o Iz=403A, verificando assim (I2<=1,45*Iz). Grande motor.... mas aguarde confirmação dos colegas.
Cumps
Assim garantimos que Ib<=In<=Iz, no entanto não se verifica (I2<=1,45*Iz), pelo que o correcto seria um cabo 3X240 + 2G150 de cobre onde o Iz=403A, verificando assim (I2<=1,45*Iz). Grande motor.... mas aguarde confirmação dos colegas.
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Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?
In=4x160 A curva C ou U e s=XV 5 G 70 não chega????
Isso é a norma da Certiel onde está isso nas RTIEBT???
A teoria faz falta mas....
Um disjuntor magnetotérmico de x 10 In não aguenta o arranque?
Isso é a norma da Certiel onde está isso nas RTIEBT???
A teoria faz falta mas....
Um disjuntor magnetotérmico de x 10 In não aguenta o arranque?
Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?
se não entrar com a corrente de arranque do motor e para curtas distancias é isso tudo (5G50)... Pela teoria dá me muito mais .... veja no ponto 433.2 do RTIEBT fala do relatado anteriormente e pode ver o Iz no quadro 52-C3. Também estou a achar isto muito exagerado... se calhar não estou a proceder correctamente.... será?
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Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?
Boas! Das minhas tabelas técnicas que já uso Há bastante tempo, para um motor de 75 CV, 50HZ, 1500RPM arranque Y/D, sugiro a seguinte canalização electrica:
2 cabos [3x95+T]
No caso de utilizar relé térmico, regulação de 57 a 66 Amperes e o calibre dos Fusiveis do tipo aM (125A).
Visto que In=102A; Ia=234A e Ieq= In+Ia/3 = 180A
Espero ter ajudado.
Carlos
2 cabos [3x95+T]
No caso de utilizar relé térmico, regulação de 57 a 66 Amperes e o calibre dos Fusiveis do tipo aM (125A).
Visto que In=102A; Ia=234A e Ieq= In+Ia/3 = 180A
Espero ter ajudado.
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Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?
Iso tá um pouco confuso!!
Um cabo de 3x95+50 ou dois?
O fusível 125 A ou 160 A?
Essa regra de Ib=In + ((3/2)*In não ven nas regras técnicas, é uma disposição em desuso
Um cabo de 3x95+50 ou dois?
O fusível 125 A ou 160 A?
Essa regra de Ib=In + ((3/2)*In não ven nas regras técnicas, é uma disposição em desuso
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Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?
Veja o anexo.
Duzia12 Escreveu:Alguém sabe fazer o cálculo
Cabo em caminho de cabos, à vista cabo unico!
L=15 m
- Anexos
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- 75cv.pdf
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Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?
Está no documento que eu enviei.
De qq modo eu colocaria um cabo de 35 mm2:
FXZ1 0,6/1kV - 4G35 mm2
NOTA: A secção do PE terá de >=Sf/2. Também pode colocar:
FXZ1 0,6/1kV - 3x35+16 mm2
De qq modo eu colocaria um cabo de 35 mm2:
FXZ1 0,6/1kV - 4G35 mm2
NOTA: A secção do PE terá de >=Sf/2. Também pode colocar:
FXZ1 0,6/1kV - 3x35+16 mm2
Duzia12 Escreveu:Falt a seção
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Re: Um motor de 75 C.V. qual secção e proteção a usar?
Duzia12 Escreveu:Alguém sabe fazer o cálculo
Cabo em caminho de cabos, à vista cabo unico!
L=15 m
Boa tarde.
Junto segue o cálculo.
Espero que ajude.
- Anexos
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- Cálculo.pdf
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