Boas pessoal,
Deparei-me ontem com uma lampada que não funcionava, a primeira ideia foi que tinha entregue a alma ao criador mas não tudo ok, testei noutro local e funcionava, ao desmontar o casquilho não vi nada de anormal fui medir a tensão e apresentava cerca de 60V???, fui ver nas tomadas da mesma divisão assim como noutra lampada e estava tudo ok, com 220v.
Algum dos companheiros me poderá dar dicas do que poderá ser?
Desde já o meu obrigado pelo tempo dispensado.
Abraço,
60V em vez de 220V
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: 60V em vez de 220V
Boa tarde.
Uma possibilidade será ao longo do circuito desse ponto de iluminação haver uma resistência elevada a causar uma queda de tensão, baixando para os tais 60 V. Essa resistência poderá dever-se a uma ligação mal feita ou um ligador mal apertado.
Uma possibilidade será ao longo do circuito desse ponto de iluminação haver uma resistência elevada a causar uma queda de tensão, baixando para os tais 60 V. Essa resistência poderá dever-se a uma ligação mal feita ou um ligador mal apertado.
Última edição por rainbow em 22 nov 2011, 16:45, editado 2 vezes no total.
A resistência elevada só ira causar queda de tensão quando ele ligar a lâmpada (ou outra carga qualquer). Se for medir com um voltímetro e indicar 60V em circuito aberto, não será esse o caso.rainbow Escreveu:Boa tarde.
Neste forum, independentemente da idade, trato toda a gente por tu, se alguém se sentir incomodado, é só dizer.
Boas pessoal,
Obrigado pelas dicas, este fim de semana já me vou entreter a ver interruptores e restantes ligações.
Se der com o prob coloco a solução, pode ser que ajude alguém.
Abraço,
Obrigado pelas dicas, este fim de semana já me vou entreter a ver interruptores e restantes ligações.
Se der com o prob coloco a solução, pode ser que ajude alguém.
Abraço,
Cá para mim é um isolamento de fase descarnado a tocar no neutro ou na terra. Não fizeste um furo numa parede a pouco tempo e não furaste o sitio errado?
Boas pessoal,
Já está resolvido, após uma verificação exaustiva a tudo quanto era ligação, lá descobri uma má ligação num dos interruptores, após rectificar ficou tudo a 100%.
Obrigado pelas dicas.
Abraço,
Já está resolvido, após uma verificação exaustiva a tudo quanto era ligação, lá descobri uma má ligação num dos interruptores, após rectificar ficou tudo a 100%.
Obrigado pelas dicas.
Abraço,