ligação em antiga tomada trifásica

Responder
togue
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 out 2011, 11:39

ligação em antiga tomada trifásica

Mensagem por togue »

Bom dia.

Confesso já que me registei neste fórum especificamente para tentar resolver um problema mas espero ficar para obter mais conhecimentos.

Não percebo nada de electricidade e tenho uma placa de indução para ligar.

Vou ligar a uma tomada (mas directamente, sem a tomada) que sempre lá esteve para alimentação do fogão mas eu nunca consegui fazer nada com ela.

A casa já teve instalação trifásica.

A "tomada" tem os 3 fios (castanho, azul e terra) soltos mais dois fios pretos apertados numa cena de ceramica - que penso serem mais duas fases às quais se podem ligar dois fios "de saída".

Se eu ligar só os 3 fios soltos (sem os pretos) não funciona mas o castanho tem fase (busca-polos)

Terei de fazer uma chante entre o castanho e os dois pretos?

obrigado
togue
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 out 2011, 11:39

Re: ligação em antiga tomada trifásica

Mensagem por togue »

será que o mal é do neutro?
não consigo pôr nada a funcionar ali, com ou sem tomada...

já liguei o fogão através de ficha noutro lado mas dizem-me para ligar sem ficha/tomada e terá de ser ali...
J.Vieira
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2009, 18:37

Mensagem por J.Vieira »

Boas,
Tudo indica que a instalação está preparada para um fogão trifásico.
Para saber poque não funciona o fogão, nada melhor que medir a tensão ou chamar quem o faça.
Agora atenção tambem deves confirmar/corrigir a secção dos condutores e a sua protecção no quadro, conforme o tipo de fugão.
cump.
J.Vieira
Curioso
Curioso
Registado: 20 set 2009, 18:37

Mensagem por J.Vieira »

Boas,
Só para acrescentar, se pretendes efectuar a substituição do fogão 380V por uma placa de indução 230V, naturalmente a instalação terá que ser corrigida. Atenção ao consumo dessa placa...
Cump
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Mensagem por windstorm »

humm :?

isso devia ser visto com um multimetro e por alguem com conhecimentos...
de qualquer forma as placas de indução que tenho aplicado veem com a opçao de trabalhar em trifasico, bifasico ou monofásico....

ainda ha uns dias apliquei uma que trazia uma peça para xantar as tres fases e assim poder funcionar em monofasico o que correspondia a 6300w.... a totalidade da potência instalada....lol

simplificando.....

por norma essas placas funcionam em monofasico estando divididas em três fases.....logo o azul é comum a cada disco e as três fases vão ser divididas uma para cada disco.....

no caso de nao existir trifásica instalada pode-se obviamente unir todos os fios pretos e castanhos na fase mas claro que se deve ter noçao do maximo de discos que podem ser ligados em simultaneo...
asubida
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 mar 2009, 12:58
Been thanked: 5 times
Contacto:

Mensagem por asubida »

Boa noite!
Por favor veja a resposta abaixo a cor azul.
Todos estamos sempre a tempo de aprender e com certeza que neste fórum terá muitas oportunidades de fazer a sua auto-aprendizagem aproveitando a vasta experiência dos muitos membros que são profissionais qualificados.
Saudações
togue Escreveu:Bom dia.

Confesso já que me registei neste fórum especificamente para tentar resolver um problema mas espero ficar para obter mais conhecimentos.

Não percebo nada de electricidade e tenho uma placa de indução para ligar.

Resposta:
Para sua segurança , segurança da sua família e segurança dos seus bens, por favor tome nota:
As instalação de equipamentos eléctricos que não tenham ficha para ligar a um tomada pré-existente com as condições especificamente recomendadas pelo fabricante, como potência, tipos de protecções e condutor de terra de protecção adequado e por essa razão, impliquem a intervenção directa na instalação eléctrica do edifício em tensão ou não, deve apenas ser feita por um profissional habilitado (técnico electricista devidamente inscrito na entidade competente) . Há vários parâmetros que se devem avaliados por aparelhagem de medida adequada, apesar de para um profissional esta instalação ser simples.

Vou ligar a uma tomada (mas directamente, sem a tomada) que sempre lá esteve para alimentação do fogão mas eu nunca consegui fazer nada com ela.

A casa já teve instalação trifásica.

A "tomada" tem os 3 fios (castanho, azul e terra) soltos mais dois fios pretos apertados numa cena de ceramica - que penso serem mais duas fases às quais se podem ligar dois fios "de saída".

Se eu ligar só os 3 fios soltos (sem os pretos) não funciona mas o castanho tem fase (busca-polos)

Terei de fazer uma chante entre o castanho e os dois pretos?

obrigado
António Subida
Blog: http://penanet.blogspot.com
email:antoniosubida@yahoo.com.br
3R- Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cuide do Ambiente. Só temos disponível um planeta Terra. O planeta habitável mais próximo fica a milhares de anos-luz!
vav
Curioso
Curioso
Registado: 15 set 2009, 22:07

Mensagem por vav »

muito bem
PL
idoneo
Curioso
Curioso
Registado: 12 jan 2007, 22:46

Mensagem por idoneo »

Boas!
Mas ainda tens trifasica?
Se não tiveres, nunca irá funcionar!
Só funcionará se houver alguma comutação no fogão para monofásico.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se tiveres alimentação trifasica, deves usa-la e não ligares em monofasico, de preferência usar ligações de aperto mecanico, pois essas placas consomem na casa dos 5000/6000W
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”