zona ZAP

Responder
scuras
Curioso
Curioso
Registado: 06 nov 2011, 22:18

zona ZAP

Mensagem por scuras »

agora com apenas 2 caixas de aparelhagem se pode fazer a zona zap , as 3 tecnologias duplas !!! graças á efapel
Anexos
efapel.jpg
efapel.jpg (67.27 KiB) Visto 1974 vezes
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Re: zona ZAP

Mensagem por amfys »

Não deve ser nada fácil arrumar a cablagem de 3 tecnologias numa caixa de aparelhagem funda.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

amfys Escreveu:Não deve ser nada fácil arrumar a cablagem de 3 tecnologias numa caixa de aparelhagem funda.
Boas
Estes tipos querem meter o "rossio na rua da betesga" deve ficar um trabalho esperto, e funcionamento de 5*.
Cpts.
Energy
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, isto no papel é bonito, na prática nem tanto...
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39

Mensagem por projclvm »

Estou de acordo. Até que ponto compensará (em termos práticos) colocar este tipo de aparelhagem? No entando deverá ser dada oportunidade (em projecto, no meu entender) para que o instalador o utilize caso assim o entenda.
Aliás este produto é similar ao da TELEVES
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

A tomada PC+CC da Televés já é um castigo para ligar (como deve ser!), imagino com uma fibra ali no meio.

Já agora seria útil ter opiniões de mais instaladores para ver se é uma solução que recomendam.
scuras
Curioso
Curioso
Registado: 06 nov 2011, 22:18

Mensagem por scuras »

eu prefiro instalar 4 caixas de aparelhagem ( 1 para PC , 1 para FO , 2 para CC , alimentadas com 3 tubos isogris 25 )

se bem que essa opção da efapel era 2 caixas aparelhagem alimentadas com 2 tubos isogris 32 o que é mais económico
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por projclvm »

Mas a da TELEVES não concentra a opção de FO. O que ainda poderá tornar as coisas mais ou menos executáveis.
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por projclvm »

Estou de acordo com o amfys. Este Fórum poderia ser um bom local de aperfeiçoamento entre projectistas e instaladores, onde os instaladores poderiam manifestar as suas dificuldades na execução de determinadas opções que os projectistas por vezes tomam. Também seria um bom ponto de partida para manifestar a falta (de algumas) de soluções viáveis que por vezes o mercado não disponibiliza, ou com vista ao seu aperfeiçoamento.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

scuras Escreveu:eu prefiro instalar 4 caixas de aparelhagem ( 1 para PC , 1 para FO , 2 para CC , alimentadas com 3 tubos isogris 25 )
eu projecto com as 4 caixas e 2 tubos 25 e 1 tubo 32. E vou ver as obras e normalmente está conforme, apesar de já ter apanhado algumas onde só metem os 2 tubos de 25!!
scuras Escreveu:se bem que essa opção da efapel era 2 caixas aparelhagem alimentadas com 2 tubos isogris 32 o que é mais económico
Eu acho que esta possibilidade da EFAPEL é muito útil para eliminar os "comboios" de caixas...

Na minha casa tenho 8 caixas atrás da TV: 4 pra ZAP e 4 tomadas.
Fui eu que projectei assim, mas não sabia desse produto da EFAPEL, porque senão teria-o utilizado.
Anexos
ZAP.jpg
Learning is the goal!!
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Um pouco no seguimento do tópico pergunto se é possível instalar a ZAP nestes locais:
1 - dentro do bastidor que constitui o ATI?
2 - dentro do armário técnico onde está o ATI+Quadro, por baixo do ATI?

É que recentemente vi o projecto de um edifício de habitação de um colega que contemplava estas duas soluções e fiquei na dúvida.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

gemini Escreveu:
scuras Escreveu:eu prefiro instalar 4 caixas de aparelhagem ( 1 para PC , 1 para FO , 2 para CC , alimentadas com 3 tubos isogris 25 )
eu projecto com as 4 caixas e 2 tubos 25 e 1 tubo 32. E vou ver as obras e normalmente está conforme, apesar de já ter apanhado algumas onde só metem os 2 tubos de 25!!
scuras Escreveu:se bem que essa opção da efapel era 2 caixas aparelhagem alimentadas com 2 tubos isogris 32 o que é mais económico
Eu acho que esta possibilidade da EFAPEL é muito útil para eliminar os "comboios" de caixas...

Na minha casa tenho 8 caixas atrás da TV: 4 pra ZAP e 4 tomadas.
Fui eu que projectei assim, mas não sabia desse produto da EFAPEL, porque senão teria-o utilizado.
Boas
E que tal instalar uma caixa de pavimento.
Cpts.
Energy
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times

Mensagem por Varejo »

amfys Escreveu:Um pouco no seguimento do tópico pergunto se é possível instalar a ZAP nestes locais:
1 - dentro do bastidor que constitui o ATI?
2 - dentro do armário técnico onde está o ATI+Quadro, por baixo do ATI?

É que recentemente vi o projecto de um edifício de habitação de um colega que contemplava estas duas soluções e fiquei na dúvida.

Boas,

1 - Ora se o ATI é o local de origem qual é a lógica de se colocar uma ZAP lá dentro, para isso nem se faz nada porque a "ZAP" já lá está, porque temos lá as 3 tecnologias!

2 - Se já tem as 3 tecnologias no armário técnico qual a lógica de se colocar lá a ZAP!

Essas opções para mim são zero, a ZAP existe para se criar uma zona com as 3 tecnologias "longe" do ATI seja na sala ou outra divisão.

p.s ZAP só é obrigatório para habitações, pelo motivo de as outras instalações por norma concentrarem tudo nos bastidores não havendo necessidade de ZAP obrigatória.

p.s1 fico :shock: com alguns projectistas!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Eu concordo com tudo o que diz, que advém da minha interpretação do manual e do consenso entre a maioria dos projectistas, intaladores e restantes agentes da indústria através de algumas sessões de esclarecimento organizadas pelo país.
As situações que descrevi apenas ocorreram em casos em que o projectista considerou um quadro/armário bastidor de 19" com funções de ATI, em moradias.

Confesso que eu próprio tenho dificuldades em conceber a existência da ZAP quando se projecta com bastidor como ATI, com suficiente espaço de reserva.
Sendo em alguns casos difícil de justificar ao cliente que se coloque 6 caixas de aparelhagem numa sala (2PC+2CC+1FO+2Tomadas) algumas vezes acaba-se por colocá-las nos arrumos ou outro local menos visível, por vezes, ironicamente, ao lado do ATI.

Como diz as 3 tecnologias já se encontram no bastidor mas ao considerar uma suposta ZAP no bastidor implica deixar tomadas de reserva para esta função, facilitando a introdução de um ONT por parte do cliente no seu interior, sendo apenas necessário "brincar" com chicotes. (a velha história das 2 zonas no ATI).

Atenção que não estou a defender nem a aplicar estas soluções, apenas estou a "sondar" a opinião dos colegas.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

ENERGY Escreveu: Boas
E que tal instalar uma caixa de pavimento.
Esta frase é uma pergunta? Se sim, é dirigida a mim?

Caso seja uma pergunta, e caso esta seja dirigida a mim, a minha resposta é:
- as tomadas estão ali muito bem, pois a casa é minha e eu sei o que quero ali colocar, e uma caixa de pavimento naquele local só ia prejudicar o que tenho em mente. Por alguma razão as tomadas não estão a 20cm do chão... :wink:
Learning is the goal!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”